Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Pré-vestibular Comunitário:traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior públ |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Aline Adriana et alii
Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências vivenciadas na Oficina de Interpretação de Texto e Redação, desenvolvida pelo Pré - vestibular Comunitário do Programa Conexões de saberes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tal oficina era voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibular das Universidades Federais de Pernambuco. Sabemos que, na sociedade atual, a leitura e a escrita são competências linguísticas de fundamental importância, que surgem como diferenciais, sobretudo, no que tange aos processos seletivos, como é o caso das provas de vestibulares. Contudo, a maior parte dos estudantes de escolas públicas tem dificuldade em interpretar e produzir textos para diversos tipos de provas.
Palavras-Chave: Língua. Texto. Ensino. Leitura. Escrita.
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747 0 bytes Anais da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Um possível olhar da criança para as intenções implícitas nos contos de fadas |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
PILEGI, Eliane Terezinha
O conto de fadas, além de desenvolver o mundo da fantasia, dos sonhos e da imaginação, aborda assuntos conflitantes, que em determinados momentos a criança tem que enfrentar. Com isso, podemos ressaltar a grande influência que os contos de fadas possuem na formação e no desenvolvimento da criança. Entretanto, alguns apresentam intenções implícitas que possibilitam uma interpretação negativa das ações exercidas por seus personagens, ações essas que podem ser caracterizadas nos tempos atuais como imorais e ilícitas e que podem vir a influenciar de modo pejorativo a formação de caráter da criança. Contudo, baseados nessas informações não se deve desvalorizar a riqueza cultural e fantasiosa que os contos de fadas incorporam. O ideal seria oportunizar às crianças uma reflexão de certas atitudes realizadas pelos personagens, propondo uma reflexão crítica e ética sobre comportamentos, o que deve ser realizado por pais e professores. Baseando-se nisso, este trabalho tem como objetivo analisar alguns elementos de três contos clássicos que merecem ser oportunizados para uma reflexão com a criança.
Palavras-Chave: Contos de fadas. Influências na formação ética. Intenções implícitas. Atuação de pais e professores.
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20716 0 bytes Faculdades Maringá http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Uma Mentira minha vale por dez verdades tuas: A montagem cinematográfica na Literatura de Valêncio X |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ARAUJO, Rodrigo Gomes de
Este trabalho discute a produção literária de Valêncio Xavier (1933-2008). Nascido em São Paulo e radicado em Curitiba, o artista atuou como cineasta, jornalista e escritor. Seus livros apresentam desafios aos padrões narrativos e questionam os limites da escrita literária e historiográfica. Busco problematizar duas de suas obras, O mez da grippe (1981) e Maciste no inferno (1983), pois recorrem a recursos de montagem cinematográfica para representar um tipo bastante peculiar de verossimilhança. Nas obras de Valêncio, são utilizados recursos de colagem de obras pré-existentes, como jornais impressos e cenas de filme, se apropriando de fatos verídicos para criar ficção literária. Os livros em questão apresentam diálogos com a teoria de montagem do cineasta Sergei Eisenstein, segundo o qual através da junção de fragmentos dotados de sentido próprio é possível obter diferentes sentidos que são organizados pelo autor. Observando as obras de Valêncio, é possível perceber que sua narrativa apresenta um tipo de verossimilhança almejada pela historiografia, além disso, inquietam e chegam a confundir o leitor, sendo difícil caracterizá-las como ficção. O recurso de colagem utilizado pelo artista funciona como um equivalente das fontes utilizadas no trabalho historiográfico, entretanto em seus livros o efeito de verossimilhança surge de forma mais eficaz do que na historiografia, criando um efeito de realidade.
Palavras-Chave: narrativa; historiografia; verossimilhança; O mez da grippe; Maciste no inferno.
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1140 0 bytes UFPR - UNICENTRO http://www.eventosanpuhpr.com/ocs/index.php?conference=irati&schedConf=anpuh2010&page=paper&op=view& |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A morte e a morte em Mia Couto e Jorge Amado |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Ana Cláudia da
Conquanto Mia Couto tenha declarado, em várias entrevistas, a influência de Jorge Amado em sua formação, assinando, mesmo, o prefácio da nova edição de Tocaia grande (AMADO, 2008), não é por esta via, a da relação de fonte e influência, que aproximamos, aqui, a obra dos dois autores. Nossa leitura tem como objeto primordial o texto, para, nele e através dele, ler alguns elementos das culturas africana e afro-brasileira que estão na base das criações de ambos os autores. Tratamos, especificamente, do tema da morte nas duas culturas, ou, melhor dizendo, de como a literatura transforma e recria a morte, superando-a artisticamente e estabelecendo um diálogo vivo entre diferentes culturas de raiz banta. Os estudos antropológicos de Carlos Serrano, Juana Elbein dos Santos e Henri Junod sobre as culturas africanas é que oferecem a base para a nossa leitura da morte nestas obras literárias.
Palavras-chave: Mia Couto. Jorge Amado. Literaturas africanas de língua portuguesa. Literatura brasileira. Morte.
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891 0 bytes XI Congresso Internacional da ABRALIC http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/008.htm |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
(Re)ler e (res)significar Pêcheux em relação a Althusser |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ROSA, Ismael Ferreira; MESQUITA, Diana Pereira Coelho de; CARVALHO, Sônia de Fátima Elias Mariano
O trabalho ora proposto objetiva analisar os fundamentos da teoria marxista na teoria materialista do discurso, proposta por Michel Pêcheux, quando da instauração de outro campo de estudos dentro da Linguística – a Análise do Discurso –, por meio de uma análise interfacial entre os pressupostos teórico-conceptuais de Louis Althusser e as noções propostas por Pêcheux. Nesse sentido, problematizaremos alguns elementos da episteme desse campo teórico que se inaugurou no imo dos terrenos da Linguística, procurando perceber em que medida Michel Pêcheux (res)significou, (re)leu o que Althusser preconizou a respeito do materialismo histórico. Para realizar esse intento, estabeleceremos uma análise da obra Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio, com o fito de mapear as retomadas que o autor faz das noções defendidas por Althusser e como ele as (res)significa e promove deslocamentos conceptuais que vão compor o construto teórico da Análise do Discurso. Tal mapeamento revelou a preocupação de Pêcheux em buscar uma teoria que demonstrasse o lugar da materialidade dos processos políticos, econômicos e ideológicos que tecem a trama da luta de classes, ressaltando um lugar que instaura efeitos desses processos.
Palavras-chave: Michel Pêcheux. Louis Althusser. Ideologia. Discurso. (Re)Tomadas. (Res)Significação.
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1226 0 bytes Alfa: Revista de Linguística http://www.alfa.unesp.br |
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