Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O ensino da compreensão textual na contemporaneidade: um olhar sobre a multimodalidade discursiva Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO,
Luís Carlos; LUCENA, Josete Marinho de

Consoante Moraes e Dionísio (2009), a propalação dos artefatos da informática e da tecnologia deflagrou um amplo contingente de alterações na construção informacional. A composição textual dar-se não só através de signos alfabéticos, como também de um vasto contingente de elementos textual-discursivos provenientes do plano visual. Com isso, o conceito de texto modificou-se consideravelmente e não se refere somente ao código verbal escrito. Hoje, o texto é algo multimodal, o que abrange múltiplas semioses. Para Dionísio (2007), o documento multimodal consiste numa prática de construção textual viabilizada pela mobilização de diferenciadas formas de representação. Isso tem viabilizado a efetivação de novos formatos de leitura. Ancorados em Antunes (2009), Barbosa e Souza (2006), Costa Val (2004), Dionísio (2007), Kleiman (1989), Koch e Elias (2006), entre outros, este trabalho objetiva refletir acerca da compreensão textual pautada em textos multimodais. Ou seja, como o caráter multimodal carrea subsídios para a efervescência de novos formatos de leitura.

Palavras-chave: Multimodalidade. Ensino. Compreensão leitora. Modificações

Downloads 442  442  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A notícia no jornal O Diário de Pernambuco (1825 - 1925): uma abordagem histórica Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

De acordo com Gomes & Iapechino (2011), as discussões atinentes aos gêneros jornalísticos ampliaram-se consideravelmente, abrangendo uma gama de perspectivas. Entre estas, estão as Tradições Discursivas, que, segundo as autoras, elegem como objeto de estudo as formas tradicionais de texto, focando nos elementos textual-discursivos da constituição linguística dos gêneros textuais, como também nas marcas de continuidade e de mudança desses gêneros disseminados socialmente. Dentre esses gêneros, está a notícia. A notícia, segundo Benassi (2007), consiste em um gênero textual, que volta seu olhar para acontecimentos de diversos expedientes ocorridos recentemente. Recorrendo, teoricamente, às contribuições de Andrade et al. (2011), Gomes (2008), Gomes & Iapechino (2011), Oliveira (2009), Patriota (2013), entre outros, este trabalho tem por objetivo abordar o tratamento dado ao gênero notícia no Jornal Diário de Pernambuco, em uma perspectiva diacrônica, analisando as notícias publicadas por esse jornal dentre um intervalo de 100 anos [1825 - 1925].

Palavras-chave: Jornal. Gênero Notícia. Mudança.

Downloads 486  486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre o trabalho com a literatura infantil na escola Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
MARTYNYSZYN, Juliana Casini Pinto; Granato Leilane Antunes de Souza

Artigo sobre o trabalho pedagógico com literatura infantil produzido pelas estudantes do 2º período de Pedagogia da PUCPR, na disciplina Literatura na Educação Básica, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Leitura literária. Literatura infantil. Leitura.

Downloads 1609  1609  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Ateneu: espaço de relações de poder Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Vilma Marques da

Objetiva-se desenvolver neste trabalho uma análise das relações de poder em "O Ateneu", de Raul Pompéia. Para tanto, parte-se da perspectiva de que o Ateneu, espaço escolar retratado na obra, é um microcosmo, em que tais relações são estabelecidas por meio de discursos criadores de “verdades”, que alimentam a lógica do poder.

Downloads 4409  4409  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Livros didáticos de Língua Portuguesa: como eram antes? Como são agora? Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO,
Luís Carlos; LUCENA, Josete Marinho de.

Este trabalho objetiva verificar quais são as alterações na organização interna dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Decorrente disso, pretendemos verificar como se dá: (I) a abordagem das atividades de compreensão textual; (II) a abordagem das atividades de produção textual; (III) a abordagem gramatical; (IV) a abordagem do vocabulário. Para tanto, pautamo-nos na revisão de literatura, ancorando-se em Bezerra (2001; 2010), Cardoso (2003), Mendonça (2007), Doretto e Beloti (2011) e
Santos et al. (2007). Para isso, efetuamos a análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa: Português Dinâmico (Siqueira e Bertolin, 1978) e Linguagens (Cereja e Cochar, 2012), ambos utilizados em escolas estaduais no Estado de Pernambuco, no 7º ano. Os resultados apontam que o primeiro livro concede proeminência à descrição da morfossintaxe, materializando atividades estruturais calcadas na reprodução de modelos, bem como atividades de compreensão e produção textual calcadas na decodificação e na primazia à norma gramatical, respectivamente. O segundo dá protuberância à reflexão e ao uso, trazendo atividades calcadas na contextualização e na multiplicidade de significações da linguagem. Neste sentido, a organização interna desses manuais está calcada em concepções de língua opostas. O primeiro materializa uma concepção de língua como código e estrutura. O segundo, uma concepção de língua como interação social, o que demonstra o respaldo em abordagens teóricas distintas (Linguística Estrutural e Linguística da Enunciação).

Palavras-chave: Pedagogia da língua. Livros didáticos. Organização interna. Modificações.

Downloads 552  552  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 1.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Existencialismo: o drama da finitude do homem Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ZANON, Sandro

No artigo, o autor procura expor os princípios sobre os quais a corrente existencialista se pauta, e a diferença do Existencialismo sartreano e kirkegaardeano. Além disso, procede-se a uma análise sobre a manifestação do Existencialismo na literatura universal e especificamente sobre a obra de Clarice Lispector.

Palavras-chave: Existencialismo. Jean-Paul Sartre. Literatura universal. Literatura brasileira. Clarice Lispector.

Downloads 4502  4502  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://
Avaliação: 5.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A Gramática na Aula de Português  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MORAES, Eliana Melo Machado
Reflexões a partir de práticas de ensino de professores de Português que atuam no Ensino Fundamental, em escolas públicas, localizadas na cidade de Jataí, no Sudoeste do Estado de Goiás. Ele tem como subsídio a dissertação de mestrado: A gramática na aula de Português defendida em agosto de 2000 e discute: quando os professores trabalham "conteúdos gramaticais" – hoje, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa, "práticas de análise linguística" -, "o que" e "como" trabalham? De que gramática estão falando?
O trabalho procura descrever práticas de sete professores de Português que possuíam na época da realização da pesquisa, cursos de Pós-graduação, em nível de especialização.
Palavras-chave: Dicotomia. Metalinguagem. Escola Pública. Prática. Uso. Linguagem. Interação.

Downloads 9592  9592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Artigo publicado na revista do Instituto Brasileir  Site http://www.portrasdasletras.com.br
Avaliação: 5.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O teatro e a música como auxílio no ato de leitura Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Priscila Felix de; SEVERINO, Thiago Saveda

Este artigo apresenta discussão a respeito da leitura nas diversas áreas do conhecimento. Para bem organizá-lo, por motivos didáticos, estabelecemos sua construção no sentido que propicie uma compreensão crescente sobre o tema proposto. Abordamos as concepções de leitura, sua construção, seus sucessos e insucessos no processo ensino-aprendizagem da leitura, usando como auxílio a música e o teatro.

Downloads 2493  2493  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 6.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora! A dupla objetificação da mulher em A Escrava Isaura: uma amostragem do pode Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
CARNEIRO, Cristina Helena

O objetivo deste trabalho é analisar a personagem feminina Isaura, do romance escrito por Guimarães, à luz dos estudos pós-coloniais e feministas, focalizando a influência do sistema patriarcal/imperialista na construção da personagem, bem como evidenciando o papel secundário da mulher neste mesmo sistema.

Palavras-chave: Objetificação da mulher. Patriarcalismo. Imperialismo. Sujeito-objeto.

Downloads 7174  7174  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Urutágua - revista acadêmica multidiscipli  Site http://
Avaliação: 7.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Educação Popular: relatos de uma experiência na reflexão de mundo a partir da palavra. Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LUKASAK,Graciele Cardoso; SILVA, Cristiane Rocha

Pretende-se neste relato apresentar a experiência vivenciada com a educação popular, compartilhando a trajetória do grupo e as repercussões entre os participantes A partir desse contexto, tecemos algumas considerações, tais como: a educação como ato de conhecimento e de transformação social, a politicidade da educação, a preocupação com a liberdade, com o diálogo e o dialógico; a importância do respeito à identidade cultural.

Palavras-Chave: Educação Popular-Leitura da palavra-Autonomia-Prática reflexiva.

Downloads 4788  4788  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Puc - Rs  Site http://
Avaliação: 7.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 »