Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Cultura de Massas na Ficção Brasileira Contemporânea |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Irinelson
A cultura de massas ou a Indústria Cultural, como a ela se refere Adorno (1986), é um fenômeno do mundo contemporâneo e tem sido, devido à maneira como vem influenciando o meio cultural, uma constante preocupação entre os teóricos das diversas áreas do conhecimento, entre elas a literatura. Detectar de que forma os elementos da cultura de massas irão influenciar a produção artística tem sido o trabalho de teóricos e pensadores como Theodor Adorno, Walter Benjamin, Umberto Eco, Fredrick Jameson, Ítalo Calvino, Irlemar Chiampi, entre outros, que variam de posição quanto aos benefícios e prejuízos dessa manifestação, considerada por muitos desses mesmos pensadores, anticultural. O objetivo do presente trabalho é, baseando-se nessas diversas opiniões, verificar de que forma os escritores contemporâneos têm utilizado em seus romances os elementos da cultura de massas, fazendo, destes, instrumentos eficazes de expressão artística e cultural. Essa verificação se fará através da análise do romance "Rastros do Verão", de João Gilberto Noll, publicado em 1986, e que se constitui em exemplo satisfatório para o que se deseja comprovar.
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2087 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/1550058 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Artes de Fiandeiro |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ARAUJO, Rodrigo da Costa
Através da novela Pela Noite, do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996), este ensaio tem por objetivo ampliar o inventário teórico-crítico acerca das modalidades de representações desencadeadas pela narrativa, diante do deslocamento de ideias que enredaram as últimas décadas dos séculos XX e início do XXI, acentuando propostas de leitura que divisam correspondências estéticas entre as matrizes labirínticas do Decadentismo e as fanstasmagorias da pós-Modernidade. Assim, o movimento vertiginoso e a areia movediça que este autor lança sobre uma produção que mistura atmosfera melancólica, depoimentos catárticos, performance, cinema, fhashes cinematográficos, alteridade e prosa poética, permite-nos chamá-lo de fiandeiro decadentista.
Palavras-chave: Caio Fernando Abreu. Decadentismo. Pela Noite. Fiandeiro.
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1361 0 bytes REVISTA LITTERIS No 2 ISSN http://www.revistaliteris.com.br/arquivo_16.html |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RAUEN, Fábio José; SOUZA, Jamille Militão de Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3a série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita. Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.
Palavras-chave: cognição; teoria da relevância; reescrita.
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600 0 bytes Revista Linguagem e Ensino http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Funções do mas em um texto oral-dialogado |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SELLA, Aparecida Feola Este artigo retrata pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerando-se a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas. Empreende-se uma tentativa de conjugar a proposta desse autor às condições de produção de um texto oral-dialogado, nas quais os falantes empreendem esforços para garantirem a auto-imagem. Essa condição propicia usos dos ‘mas’ que extrapolam o universo da significação da frase, já que promove atos do tipo asserções, constatações, perguntas, dúvidas, os quais estão sob constante vigilância por parte dos interactantes. Sendo assim, tenta-se conciliar a possibilidade de se considerar tanto marcas inscritas na própria língua quanto traços de condução discursiva, no caso do texto oral-dialogado.
Palavras-chave: conversação; preservação da face; mas.
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673 0 bytes Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php |
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