Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Pré-vestibular Comunitário:traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior públ |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Aline Adriana et alii
Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências vivenciadas na Oficina de Interpretação de Texto e Redação, desenvolvida pelo Pré - vestibular Comunitário do Programa Conexões de saberes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tal oficina era voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibular das Universidades Federais de Pernambuco. Sabemos que, na sociedade atual, a leitura e a escrita são competências linguísticas de fundamental importância, que surgem como diferenciais, sobretudo, no que tange aos processos seletivos, como é o caso das provas de vestibulares. Contudo, a maior parte dos estudantes de escolas públicas tem dificuldade em interpretar e produzir textos para diversos tipos de provas.
Palavras-Chave: Língua. Texto. Ensino. Leitura. Escrita.
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747 0 bytes Anais da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Um possível olhar da criança para as intenções implícitas nos contos de fadas |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
PILEGI, Eliane Terezinha
O conto de fadas, além de desenvolver o mundo da fantasia, dos sonhos e da imaginação, aborda assuntos conflitantes, que em determinados momentos a criança tem que enfrentar. Com isso, podemos ressaltar a grande influência que os contos de fadas possuem na formação e no desenvolvimento da criança. Entretanto, alguns apresentam intenções implícitas que possibilitam uma interpretação negativa das ações exercidas por seus personagens, ações essas que podem ser caracterizadas nos tempos atuais como imorais e ilícitas e que podem vir a influenciar de modo pejorativo a formação de caráter da criança. Contudo, baseados nessas informações não se deve desvalorizar a riqueza cultural e fantasiosa que os contos de fadas incorporam. O ideal seria oportunizar às crianças uma reflexão de certas atitudes realizadas pelos personagens, propondo uma reflexão crítica e ética sobre comportamentos, o que deve ser realizado por pais e professores. Baseando-se nisso, este trabalho tem como objetivo analisar alguns elementos de três contos clássicos que merecem ser oportunizados para uma reflexão com a criança.
Palavras-Chave: Contos de fadas. Influências na formação ética. Intenções implícitas. Atuação de pais e professores.
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20716 0 bytes Faculdades Maringá http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Uma Mentira minha vale por dez verdades tuas: A montagem cinematográfica na Literatura de Valêncio X |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ARAUJO, Rodrigo Gomes de
Este trabalho discute a produção literária de Valêncio Xavier (1933-2008). Nascido em São Paulo e radicado em Curitiba, o artista atuou como cineasta, jornalista e escritor. Seus livros apresentam desafios aos padrões narrativos e questionam os limites da escrita literária e historiográfica. Busco problematizar duas de suas obras, O mez da grippe (1981) e Maciste no inferno (1983), pois recorrem a recursos de montagem cinematográfica para representar um tipo bastante peculiar de verossimilhança. Nas obras de Valêncio, são utilizados recursos de colagem de obras pré-existentes, como jornais impressos e cenas de filme, se apropriando de fatos verídicos para criar ficção literária. Os livros em questão apresentam diálogos com a teoria de montagem do cineasta Sergei Eisenstein, segundo o qual através da junção de fragmentos dotados de sentido próprio é possível obter diferentes sentidos que são organizados pelo autor. Observando as obras de Valêncio, é possível perceber que sua narrativa apresenta um tipo de verossimilhança almejada pela historiografia, além disso, inquietam e chegam a confundir o leitor, sendo difícil caracterizá-las como ficção. O recurso de colagem utilizado pelo artista funciona como um equivalente das fontes utilizadas no trabalho historiográfico, entretanto em seus livros o efeito de verossimilhança surge de forma mais eficaz do que na historiografia, criando um efeito de realidade.
Palavras-Chave: narrativa; historiografia; verossimilhança; O mez da grippe; Maciste no inferno.
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1140 0 bytes UFPR - UNICENTRO http://www.eventosanpuhpr.com/ocs/index.php?conference=irati&schedConf=anpuh2010&page=paper&op=view& |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A morte e a morte em Mia Couto e Jorge Amado |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Ana Cláudia da
Conquanto Mia Couto tenha declarado, em várias entrevistas, a influência de Jorge Amado em sua formação, assinando, mesmo, o prefácio da nova edição de Tocaia grande (AMADO, 2008), não é por esta via, a da relação de fonte e influência, que aproximamos, aqui, a obra dos dois autores. Nossa leitura tem como objeto primordial o texto, para, nele e através dele, ler alguns elementos das culturas africana e afro-brasileira que estão na base das criações de ambos os autores. Tratamos, especificamente, do tema da morte nas duas culturas, ou, melhor dizendo, de como a literatura transforma e recria a morte, superando-a artisticamente e estabelecendo um diálogo vivo entre diferentes culturas de raiz banta. Os estudos antropológicos de Carlos Serrano, Juana Elbein dos Santos e Henri Junod sobre as culturas africanas é que oferecem a base para a nossa leitura da morte nestas obras literárias.
Palavras-chave: Mia Couto. Jorge Amado. Literaturas africanas de língua portuguesa. Literatura brasileira. Morte.
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891 0 bytes XI Congresso Internacional da ABRALIC http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/008.htm |
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