Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A travessia existente no conto e no fato de José Saramago em “o conto da ilha desconhecida”  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Nunes Gisélia do

O presente artigo aborda, de forma rápida, a conversa com o leitor que José Saramago transpõe em seu conto. Relata, brevemente, os aspectos essenciais do conto. Destaca a problemática vivida pelo homem – o desconhecimento de si - e aborda com plenitude a estética do escritor português.

Palavras-chave: Humanismo. Universo. Antropocentrismo.

Downloads 1574  1574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília - UnB  Site http://
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A aula de redação nas redes da nova era : as estratégias de leitura e escrita no universo hiperte Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CLEMENTE, Bianca Jussara Borges

Este trabalho apresenta um breve estudo sobre as estratégias utilizadas nas aulas de redação com a inserção da hipermídia, visto que são múltiplos os olhares ao ensino da leitura e da escrita no mundo hipertextual. Sendo, esse mundo hipermidiático, novo aos olhos da sociedade escolar, mas pertinente à inclusão digital, que se põe em voga na atualidade, busca-se na Linguística Textual e nas explicações de Chartier e Lévy, entre outros teóricos, que inferem sobre as possibilidades de apresentação do texto e do hipertexto como requisitos imprescindíveis à produção textual. Objetiva-se não só
discutir a forma oriunda de como o hipertexto é apresentado nos meios hipermidiático, como também verificar as contribuições inseridas nas abordagens textuais, além de como esse oferece entendimentos pertinentes à tessitura textual e às estratégias de
escrita e leitura nesta nova era tecnológica.


Downloads 2523  2523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LITTERIS No 2 ISSN  Site http://www.revistaliteris.com.br/arquivo_16.html
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura E Ensino Da Literatura: Reflexões Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ZAFALON, Míriam

Este trabalho aborda o ensino da literatura no ensino médio. Pretende-se mostrar como a escola e os professores têm agido em relação à leitura dos textos literários no ambiente escolar, enfatizando técnicas que venham a contribuir com a melhoria das aulas de literatura no ensino médio. Observa-se que muitos docentes têm estado alienados, apáticos, acomodados em relação ao ato de ler e ao trabalho com as obras literárias. Objetiva-se, aqui, demonstrar que, para formar leitores, é necessário que os professores também se transformem em indivíduos mais assíduos no ato de leitura. A emancipação dos leitores ocorrerá na medida em que o processo de leitura literária na escola seja permeado por uma concepção de leitura que colabore dinamicamente com o processo de produção de sentidos e com a interação entre leitor e obra literária. O método recepcional, divulgado pelas autoras brasileiras Aguiar e Bordini, embasado na estética da recepção, constitui-se num dos caminhos teórico-metodológicos para uma reconstrução das formas de ler na escola.

Palavras-Chave: Leitura. Literatura. Método Recepcional.

Downloads 3889  3889  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site 
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Linguística Africana - As línguas em África Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BRITO, Ana Maria



Downloads 26775  26775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Porto  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Guimarães Rosa e uma visão sobre a oralidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva

O artigo faz uma leitura do conto “Desenredo”, de João Guimarães Rosa, onde se verifica que, embora se trate de um texto escrito, há a presença de um narrador oral. Ou seja, o texto se mostra rico em marcas de oralidade, dispersas no discurso do narrador,
constituindo-se, dessa forma, em uma espécie de texto para ser ouvido em vez de lido. Procuramos mostrar que esse texto contrapõe duas culturas, a oral e a cultura do mundo letrado. Entretanto, o homem pertencente ao universo iletrado não é visto de forma exotizada como fizeram grande parte dos escritores que se dedicaram à literatura regionalista. Ao contrário, Guimarães Rosa busca valorizar o homem com seus sentimentos, dúvidas, desejos, não importando a que universo ele possa pertencer.

Palavras-Chave: Oralidade. Guimarães Rosa. Desenredo.

Downloads 1879  1879  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Boitatá - UEL  Site http://www.uel.br/revistas/boitata/?content=volume_2_2006.htm
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O narratário em “Se eu seria personagem" Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva

A arte de Guimarães Rosa faz-se a partir da “situação narrativa”, definida por Gerard Genette como um dos aspectos do texto narrativo cujos dois protagonistas são o narrador e o narratário. O narratário é um destinatário imediato do discurso do narrador que interfere no texto de forma, ora mais, ora menos, explícita. Empregando a terminologia de Genette, buscamos realizar uma leitura do conto “Se eu seria personagem”, a fim de perceber qual é a função reservada ao narratário dentro da situação narrativa.

Palavras-chave: Narrador. Narratário. Conto.

Downloads 624  624  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UniRitter - Centro Universitário Ritter dos Reis  Site http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/viewFile/46/20
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Software, hipermídia, hipertexto e gêneros digitais: observações preliminares. Popular Versão: 
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
SOUZA, Aguinaldo Gomes de

Ao darmos ao software o status de suporte da escrita eletrônica (SOUZA A. G. 2007; 2008) fomos levados a inferir que a estabilidade e a fixação dos textos e gêneros produzidos e aportados nesse organismo diferem de modo formal e composicional dos de outros suportes. Assim, consideramos que ao interagir com um software - esteja esse software codificado em uma máquina fotográfica digital, em um computador ou
até mesmo em um telefone celular – a pessoa que com ele interage está em constante diálogo com esse organismo. Essa relação dialógica entre o software e o usuário da língua existe no nível da interação e faz parte de uma progressão de construção de sentidos. Essa relação guia as outras relações que o sujeito interacional realiza com o sistema, guia as relações entre sujeitos através de interações mediadas que se
materializam em forma de gêneros digitais como, por exemplo, uma conversa através de um comunicador instantâneo como o msn messenger ou yahoo messenger. Em todas essas ações, a língua é o elo motor. Os softwares são fabricados e estruturados para gerarem ações sociais. Cada elemento que os forma se estrutura de modo que eles consigam aportar em si as mais diferentes mídias: vídeos, animações, sons,
imagens estáticas e também em movimento, formando e dando forma a verdadeiros organismos hipermidiáticos. Nesse trabalho alertamos para distinção necessária entre hipertexto e hipermídia para o estudo dos gêneros digitais. Os softwares, mais ainda, as interfaces dos softwares, situam os gêneros digitais em contextos específicos de uso, agregam aos gêneros digitais características hipertextuais, hipermidiáticas.

Palavras-chave: Software. Dialogismo. Gêneros digitais.

Downloads 2284  2284  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura  Site http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia da Leitura: Quais as Teorias Subjacentes? Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste estudo, colocamos em discussão as teorias subjacentes às práticas pedagógicas do ensino da leitura. O propósito, aqui, é refletir acerca das especificidades e particularidades dos modelos teóricos - Perspectiva do Texto, Perspectiva do Leitor e Perspectiva Interacionista, bem como do Modelo Ascendente e/ou Bottom-up, Modelo Descendente e/ou Top-down e o Modelo Interativo – que fundamentam o ensino dessa ferramenta linguística. Mais precisamente, nosso propósito, aqui, é demonstrar como tais modelos teóricos, mesmo possuindo alguns fatores que são objeto de crítica, constituem em teorias que carregam consigo aspectos relevantes a serem aplicados à prática pedagógica do ensino da leitura.

Palavras-chave: Modelos teóricos. Prática pedagógica. Decodificação. Especificidades. Sentido.

Downloads 1675  1675  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Travessias  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10888
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Texto visual na Educação Infantil: contribuições para contrução do conhecimento da criança Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste texto, colocamos em discussão a utilização do texto visual, no contexto da Educação Infantil, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da leitura de mundo da criança e, conseguintemente, para a construção do seu repertório de conhecimentos. Decorrente deste, refletimos sobre: a) a modificação no conceito de texto e seus reflexos no trabalho pedagógico com a leitura; b) as experiências vivenciadas na Oficina O Texto Visual na Creche: um passeio pelas pinturas de Tarsila do Amaral.

Palavras-chave: Imagem. Leitura de mundo. Constituição dos saberes.

Downloads 476  476  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Arredia  Site http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/viewArticle/3290
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos...  Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SIMOES E LUNA, Tatiana

Durante décadas, o ensino da leitura teve como foco práticas mecânicas de Decodificação. O ensino dessa competência linguística, com base nesse norte, concedia primazia à reprodução mecânica de conteúdos e informações. Essa posição esteve presente nos livros didáticos. Nos anos 80, aparece uma vasta quantidade mudanças nas práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa. Rompe-se, assim, com tendências mecanicistas e tecnicistas. Com isso, surge uma nova concepção de leitura como construção de sentido, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Esses novos paradigmas têm sido adotados pelos mais recentes Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Este trabalho tem como objetivo verificar quais são as concepções de leitura subjacentes aos Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1979-2012). Decorrente disso, pretende-se: a) verificar quais as concepções de linguagem subjacentes a esses manuais didáticos; b) verificar o tratamento dado à leitura e à diversidade textual.

Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa. Leitura. Livro didático.

Downloads 457  457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Olhares  Site http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/67/37
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »