Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A notícia no jornal O Diário de Pernambuco (1825 - 1925): uma abordagem histórica |
Versão: Atualização: 25/8/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da
De acordo com Gomes & Iapechino (2011), as discussões atinentes aos gêneros jornalísticos ampliaram-se consideravelmente, abrangendo uma gama de perspectivas. Entre estas, estão as Tradições Discursivas, que, segundo as autoras, elegem como objeto de estudo as formas tradicionais de texto, focando nos elementos textual-discursivos da constituição linguística dos gêneros textuais, como também nas marcas de continuidade e de mudança desses gêneros disseminados socialmente. Dentre esses gêneros, está a notícia. A notícia, segundo Benassi (2007), consiste em um gênero textual, que volta seu olhar para acontecimentos de diversos expedientes ocorridos recentemente. Recorrendo, teoricamente, às contribuições de Andrade et al. (2011), Gomes (2008), Gomes & Iapechino (2011), Oliveira (2009), Patriota (2013), entre outros, este trabalho tem por objetivo abordar o tratamento dado ao gênero notícia no Jornal Diário de Pernambuco, em uma perspectiva diacrônica, analisando as notícias publicadas por esse jornal dentre um intervalo de 100 anos [1825 - 1925].
Palavras-chave: Jornal. Gênero Notícia. Mudança.
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Mídia e educação da mulher: uma discussão teórica sobre modos de enunciar o feminino na TV |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
FISCHER, Rosa Maria Bueno
Neste trabalho discutem-se os conceitos de poder, subjetivação e (a)normalidade, de Michel Foucault, bem como os conceitos de cultura e diferença propostos por Homi Bhabha, em relação à temática da enunciação do feminino, conforme a psicanalista Maria Rita Kehl. Tal discussão é feita no sentido de expor a fundamentação de uma pesquisa em andamento sobre a subjetividade feminina na mídia televisiva, a qual dá continuidade a investigações anteriores, cujos resultados são também brevemente comentados. O que está em jogo é uma descrição de como se constrói um discurso sobre as mulheres em diferentes produtos televisivos, tentando para os vazios do simbólico em relação ao feminino. Este, conforme Kehl, tanto para os homens como para as mulheres, “constitui a dimensão maldita na nossa cultura”, já que as mulheres estariam historicamente numa posição em que o sujeito é sempre o outro: ou o pai, ou a mãe fálica ou o parceiro. Palavras-chave: Enunciação. Mídia. Mulher. Dispositivo pedagógico. Discurso.
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520 0 bytes Revista Estudos Feministas http://www.scielo.br |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Livros didáticos de Língua Portuguesa: como eram antes? Como são agora? |
Versão: Atualização: 25/8/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO, Luís Carlos; LUCENA, Josete Marinho de.
Este trabalho objetiva verificar quais são as alterações na organização interna dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Decorrente disso, pretendemos verificar como se dá: (I) a abordagem das atividades de compreensão textual; (II) a abordagem das atividades de produção textual; (III) a abordagem gramatical; (IV) a abordagem do vocabulário. Para tanto, pautamo-nos na revisão de literatura, ancorando-se em Bezerra (2001; 2010), Cardoso (2003), Mendonça (2007), Doretto e Beloti (2011) e Santos et al. (2007). Para isso, efetuamos a análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa: Português Dinâmico (Siqueira e Bertolin, 1978) e Linguagens (Cereja e Cochar, 2012), ambos utilizados em escolas estaduais no Estado de Pernambuco, no 7º ano. Os resultados apontam que o primeiro livro concede proeminência à descrição da morfossintaxe, materializando atividades estruturais calcadas na reprodução de modelos, bem como atividades de compreensão e produção textual calcadas na decodificação e na primazia à norma gramatical, respectivamente. O segundo dá protuberância à reflexão e ao uso, trazendo atividades calcadas na contextualização e na multiplicidade de significações da linguagem. Neste sentido, a organização interna desses manuais está calcada em concepções de língua opostas. O primeiro materializa uma concepção de língua como código e estrutura. O segundo, uma concepção de língua como interação social, o que demonstra o respaldo em abordagens teóricas distintas (Linguística Estrutural e Linguística da Enunciação).
Palavras-chave: Pedagogia da língua. Livros didáticos. Organização interna. Modificações.
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Um método híbrido para a construção de etiquetadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, bas |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
MENEZES, Carlos Eduardo Dantas de Este trabalho tem por objetivo propor um método de construção de um analisador morfológico de textos em linguagem natural que apresente uma arquitetura híbrida:o etiquetador conterá um conjunto de regras escritas à mão, que cuidam de um grande número de casos, e permitirá que outras regras sejam aprendidas, sendo assim, treinável a partir de exemplos (textos manualmente anotados ou corpora etiquetados). Trata-se de um sistema de aprendizado automático, que infere informações lingüísticas, relativas a aspectos lexicais e contextuais de todo um corpus de treinamento. Estas informações são armazenadas, codificadas com base em autômatos adaptativos, e posteriormente utilizadas para a tarefa de classificação ou etiquetação morfológica. Palavras-chave: processamento de linguagens naturais,processamento automático da língua portuguesa, etiquetador morfológico, autômatos adaptativos, aprendizado automático
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Palavras escritas, indícios de palavras ditas |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
GERALDI, João Wanderley Segundo o ponto de vista bakhtiniano, toda a enunciação é apenas uma fração de uma “corrente de comunicação verbal ininterrupta”. Como situar nesta corrente os textos escritos por crianças em seus primeiros anos de escolaridade? Excluí-los desta corrente significaria assumir que o esforço da criança para escrever produz o perverso efeito de uma desterritorialização enunciativa: enquanto falantes, as crianças participariam do processo contínuo de produção de enunciados; enquanto aprendizes da escrita, face ao estranhamento próprio dos convívios iniciais, produziriam textos excluídos deste mesmo fluxo, como se fossem estrangeiros diante das palavras de sua própria língua. Meu objetivo neste trabalho é encontrar, com base na leitura de um conjunto aleatório de textos escritos por crianças, indícios de outros textos, produtos de práticas discursivas escolares cujas palavras, retomadas pelos aprendizes da escrita, adquirem novos tons apreciativos em seus textos e podem revelar suas compreensões das palavras, dos discursos, das atitudes e das relações que se instituem no ambiente escolar.
Palavras-chave: Enunciação. Subjetividade. Escrita. Ensino.
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563 0 bytes UNISUL http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Adaptação literária no cinema brasileiro contemporâneo: um painel analítico |
Versão: Atualização: 24/10/2012 |
Descrição:
SILVA, Marcel Vieira Barreto
Este artigo busca investigar as maneiras como o cinema brasileiro contemporâneo, convencionalmente datado a partir de 1995, apropriou-se de fontes literárias na elaboração de seus filmes. Partimos, inicialmente, de uma avaliação panorâmica para dar conta, no conjunto de longas-metragens ficcionais do período, daqueles que declaradamente utilizam a adaptação literária como estratégia estilística de construção da narrativa. Em seguida, analisaremos a escolha das fontes quanto ao gênero literário e ao período histórico, para, com isso, vislumbrar as preferências do cinema brasileiro contemporâneo quanto à adaptação literária como um procedimento específico de representação simbólica.
Palavras-chave: Cinema brasileiro contemporâneo. Adaptação literária. Cinema e Literatura.
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576 0 bytes Rumores - Revista de Comunicação, Linguagem e Mídi http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=101 |
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