Afirma-se que a narrativa é uma forma natural de experiência e que é importante promover a ação reflexiva por parte dos professores. Este artigo procura analisar esses argumentos de maneira crítica, através do estudo de respostas de professores a exercícios de produção de narrativas.
Palavras-chave: Escrita reflexiva. Narrativa. Formação de professores.
1162 0 bytes Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://
O trabalho expõe algumas considerações teóricas acerca das semioses utilizadas atualmente pela mídia impressa e, também, reflexões sobre os conhecimentos necessários aos docentes para que a escola forme cidadãos ético-críticos, levantando algumas questões tais como: multiletramentos, multimodalidade, gêneros textuais e análise crítica do discurso midiático.
Palavras-chave: Multiletramentos. Ensino de línguas. Imagens.
950 0 bytes Universidade Federal do Pernambuco http://
Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as mudanças nas crenças e expectativas de três alunas-professoras ao cursar um mestrado em Ensino de Inglês como Segunda ou Outra Língua (‘Teaching English as a Second or Other Language’) em uma universidade inglesa.
MONTEIRO, Luana da Costa; CAMPOS, Maria Cristina Pimentel
Este trabalho tem como objetivo analisar a personagem principal do conto “Metzengerstein”, de Edgar Allan Poe, visando des(velar) alguns mistérios da mente do homem e compreender a maneira como são moldadas as personalidades humanas.
Palavras-chave: Literatura. Existencial. Personalidade humana.
3503 0 bytes Universidade Federal de Viçosa - MG http://
Este artigo discute diferentes questões relativas a métodos de ensino de línguas estrangeiras, com especial atenção à definição do conceito, críticas e a era pós-método.
Palavras-chave: Método. Língua estrangeira. Ecletismo. Era pós-método.
721 0 bytes Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades - U http://
MELO, Dilma; DAMIANOVIC, Maria Cristina; NININ, Maria Otilia G.
Este trabalho tem como objetivo investicar metáforas implícitas categorizadas para revelar as representações do que os professores têm sobre seu próprio papel.
Palavras-chave: Educação. Metáforas implícitas. Representações. Papel do professor de inglês como língua estrangeira.
540 0 bytes Revista Letras & Letras - Universidade Federal de http://
Este estudo investiga a relação entre a capacidade de memória de trabalho e os ganhos na produção oral em L2 durante uma tarefa de descrição de figura com repetição.
Palavras-chave: Capacidade de memória de trabalho. Descrição de figura com repetição. Complexidade da fala em L2.
749 0 bytes Revista de Estudos da Linguagem - UFMG http://
Este ensaio analisa a representação do neoliberalismo, poder corporativista e resistência no romance Jennifer Government, de Max Barry, e o jogo de computador NationStates no contexto de debates sobre a globalização e a esfera pública cultural.
Palavras-chave: Poder corporativo. Esfera pública cultural. Jennifer Government. Max Barry. Estado-nação. Neoliberalismo.
Este estudo demonstra que Mark Twain, apesar das diversas máscaras usadas em seus relatos, narra histórias, culturas e tradições, tanto da Europa quanto do Oriente, já com os olhos bem abertos pelo viés antiimperialista.
Palavras-chave: The Innocents Abroad or The New Pilgrim’s Progress. Mark Twain. Relato de viagem. Paródia. Antiimperialismo.
521 0 bytes Revista Acta Scientiarum - UEM http://