Neste artigo, são apresentadas discussões a respeito da teoria do Letramento, do Letramento Literário, dos Novos Letramentos e suas estreitas relações com os diferentes meios em que as Literaturas em Língua Inglesa (LLI) têm circulado no Brasil: histórias em quadrinhos, best-sellers, filmes, seriados, games, textos online.
Palavras-chave: Letramento literário. Literaturas em língua inglesa. Ensino. PCN. DCE do Paraná.
1087 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://
Este artigo toma os novos letramentos como aporte teórico e prioriza o trabalho dos letramentos críticos e a noção de expansão de perspectivas. Os autores discutem duas atividades implementadas em cursos de formação continuada que tiveram como objetivos discutir a formação docente e a práxis dos professores participantes no intuito de transpor para a sala de aula de inglês esses debates globais recentes.
Palavras-chave: Língua inglesa. Formação de professores. Novos letramentos. Letramento crítico. Expansão de perspectivas.
777 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://
Este artigo é centrado numa pesquisa com graduandos de Letras, com o propósito de entender suas concepções sobre ensino-aprendizagem e linguagem para posterior ação educativa na Universidade.
Palavras-chave: Desenvolvimento de educadores. Linguagem. Memória. Reflexão crítica.
933 0 bytes Revista Brasileira de Lingüística Aplicada http://
MARINS, Líliam Cristina; WIELEWICKI, Vera Helena Gomes
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise da leitura dos alunos do curso de licenciatura em Letras, da Universidade Estadual de Maringá, com relação à obra As aventuras de Huckleberry Finn, traduzida por Monteiro Lobato e originalmente escrita porMark Twain (The adventures of Huckleberry Finn).
Palavras-chave: As aventuras de Huckleberry Finn. Monteiro Lobato tradutor. Formação do leitor. Formação do professor. Literatura traduzida. Recepção literária.
669 0 bytes Revista Acta Scientiarum - UEM http://
Este trabalho parte do pressuposto de que um problema sério no ensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separação aparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principal é examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois.
Palavras-chave: Hipótese do Input. Instrução de processamento. Pensamento teórico. Pensamento prático.
Este estudo demonstra que Mark Twain, apesar das diversas máscaras usadas em seus relatos, narra histórias, culturas e tradições, tanto da Europa quanto do Oriente, já com os olhos bem abertos pelo viés antiimperialista.
Palavras-chave: The Innocents Abroad or The New Pilgrim’s Progress. Mark Twain. Relato de viagem. Paródia. Antiimperialismo.
524 0 bytes Revista Acta Scientiarum - UEM http://
Este ensaio analisa a representação do neoliberalismo, poder corporativista e resistência no romance Jennifer Government, de Max Barry, e o jogo de computador NationStates no contexto de debates sobre a globalização e a esfera pública cultural.
Palavras-chave: Poder corporativo. Esfera pública cultural. Jennifer Government. Max Barry. Estado-nação. Neoliberalismo.
Este estudo investiga a relação entre a capacidade de memória de trabalho e os ganhos na produção oral em L2 durante uma tarefa de descrição de figura com repetição.
Palavras-chave: Capacidade de memória de trabalho. Descrição de figura com repetição. Complexidade da fala em L2.
749 0 bytes Revista de Estudos da Linguagem - UFMG http://
MELO, Dilma; DAMIANOVIC, Maria Cristina; NININ, Maria Otilia G.
Este trabalho tem como objetivo investicar metáforas implícitas categorizadas para revelar as representações do que os professores têm sobre seu próprio papel.
Palavras-chave: Educação. Metáforas implícitas. Representações. Papel do professor de inglês como língua estrangeira.
540 0 bytes Revista Letras & Letras - Universidade Federal de http://