CUNHA, José Carlos Chaves da; MANESCHY, Vanessa Bezerra
Este trabalho assenta-se nos aportes teóricos de Atkinson, Castellotti, Duff, Ellis, Hardbord e nos resultados de duas pesquisas que – através de questionários, entrevistas e observação de aulas – estudaram a presença da língua materna (LM) nas aulas de língua estrangeira (LE) e avaliaram as repercussões desse uso no ensino-aprendizagem de línguas.
Palavras-chave: Língua materna. Língua estrangeira. Ensino-aprendizagem de línguas.
1284 0 bytes Revista Veredas - Universidade Federal de Juiz de
SANTOS, Hitalo Wagner Bezerra dos e NOGUEIRA, Robson Cordeiro
O objetivo do presente trabalho é investigar que métodos vêm sendo utilizados no ensino de Phrasal Verbs, tanto por professores quanto por algumas gramáticas pedagógicas, a fim de verificar se a atual abordagem ajuda os alunos na aprendizagem dessas locuções verbais de forma satisfatória.
FOGAÇA, Francisco Carlos Fogaça; GIMENEZ, Telma Nunes
Este trabalho tem por objetivo discutir a relação entre o ensino de línguas estrangeiras e a sociedade, por meio de três tendências político-filosóficas: a) educação como redenção, que vê a prática educacional como uma forma de redimir a sociedade de suas desigualdades; b) a visão reprodutivista, que vê a educação como forma de reproduzir as condições de produção da sociedade, mantendo suas desigualdades; c) a tendência transformadora, que entende que a educação tem um importante papel político e transformador a partir das necessidades e desejos das classes dominadas, buscando sua emancipação.
1909 0 bytes Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://
Nesse artigo apresentam-se algumas reflexões acerca da concepção de língua na perspectiva dialógica de Bakhtin em contraposição a uma visão de língua estruturalista, objetivando expor algumas idéias quanto às características dos conteúdos privilegiados no ensino de Língua Estrangeira na educação básica, sob as duas vertentes, e apontar algumas implicações de determinadas escolhas.
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira. Seleção de conteúdos. Língua. Identidade. Texto. Leitura.
Considerando questões de sustentabilidade, este artigo discute a correlação entre o ensino de inglês como língua dominante, educação e desenvolvimento sustentáveis. Grande importância é dada ao ensino da língua e das habilidades linguísticas enquanto os aspectos educacionais que buscam a educação integral da pessoa e o desenvolvimento sustentável são negligenciados.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Língua dominante.
2374 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Resultado de uma palestra proferida no XIII - Seminário Palle - na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O texto aborda a questão do conceito de competência no ensino de línguas estrangeiras.
Palavras-chave: Competência comunicativa. Ensino de línguas estrangeiras. Chomsky.
6294 0 bytes Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) http://
O mundo de hoje se transforma contínua e rapidamente, e se torna cada vez mais “tecnologizado” ou “digitalizado” (LANKSHEAR; KNOBEL, 2003, p. 155). O contato entre culturas de diferentes partes do mundo torna-se cada vez mais possível e frequente (LEMKE, 1998). A presença de culturas diferentes em nosso próprio país e em nossa própria comunidade também fica cada vez mais evidente. Como acompanhar as mudanças da nossa sociedade frente às novas tecnologias? Qual o papel da educação na formação de indivíduos nesse novo mundo? O que significa ser cidadão no mundo de hoje? Qual o papel da escola pública na formação da cidadania? Como o ensino de língua estrangeira (LE) pode interferir nesse processo? Essas e outras questões serão aqui discutidas tendo como base as noções de diversidade cultural, globalização/localização, e as teorias de Letramento Crítico.
Palavras-chave: Novos letramentos. Ensino de língua estrangeira. Escola pública. Cidadania.
902 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://
RAMOS, Samantha Gonçalves Mancini; FURUTA, Susy Maria Zewe Coimbra
Este estudo relata uma experiência de inserção de novas tecnologias, no desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação de textos de vestibulares, da Universidade Estadual de Londrina.
Palavras-chave: Novas tecnologias. Curso on-line. Aprimoramento. Ferramentas tecnológicas. Benefícios. Desafio.
Este trabalho discute como personagens negras constroem identidades em contatos que mantêm com os mundos negro e branco, nos romances de autores negros como "O mundo se despedaça" do africano Achebe, "Amada", da afro-americana Morrison, "Corações Migrantes" da caribenha Conde, "O olho da cor" do afro-brasileiro Martins e "Gangsta Rap" do afro-britânico Zephaniah.