Este artigo discute a importância do vocabulário na aprendizagem de uma língua estrangeira e apresenta estratégias básicas que podem ajudar alunos e professores na difícil tarefa de ensinar e aprender vocabulário.
Com o objetivo de melhor compreender o contexto em que um curso de inglês instrumental está inserido, este trabalho procurou analisar como os alunos de uma faculdade de engenharia, matriculados no curso de inglês instrumental oferecido no primeiro ano de graduação, descrevem e entendem o contexto institucional em que tal curso está inserido, como o comparam ao curso de línguas proposto e como entendem a proposta pedagógica desse curso.
Este artigo exploratório tem por objetivo analisar de que maneira a etnografia, como lógica de investigação (Green, Dixon e Zaharlick, 2005), tem sido adotada tanto como um procedimento orientador, quanto aplicado em pesquisas de Inglês como Língua Estrangeira no Brasil.
Palavras-chave: Pesquisa em ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Etnografia como lógica de investigação. Pesquisa qualitativa.
1117 0 bytes Universidade Federal de Ouro Preto http://
O objetivo deste artigo é discutir questões de letramento crítico e de multiletramentos a partir da experiência do autor como professor de língua inglesa em uma universidade brasileira.
Palavras-chave: Ensino de línguas. Multimodalidade. Letramento crítico. Visualidade. Hibridismo. Reflexividade.
767 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://
Este artigo apresenta os procedimentos de análise e categorização nas experiências de estudantes universitários de inglês em processo de aprendizagem em uma sala de aula, exemplificando-as.
Palavras-chave: Experiências. Estudantes. Sala de aula de inglês.
748 0 bytes Revista de Estudos Linguísticos - UFMG http://
Este trabalho tem como objetivo analisar o estilo paratático e as indeterminações como estratégias literárias na coletânia de contos Great Dream of Heaven (2002), de Sam Shepard.
Palavras-chave: Pós-modernismo. Indeterminação. Parataxe. Narrativa. Sam Shepard.
PESSOA, Rosane Rocha; SEBBA, Maria Aparecida Yasbec
Partindo do pressuposto de que mudanças são mais prováveis de acontecer quando não impostas aos professores, mas, sim, desenvolvidas por eles, convidamos três professoras de inglês para participar de um estudo no qual elas teriam oportunidade de refletir colaborativamente sobre as suas práticas pedagógicas. Com base nessas reflexões, foram definidos tópicos para a realização de leituras teóricas, as quais também foram objetos de reflexão.
Palavras-chave: Mudança do professor. Reflexão. Formação de professores.
610 0 bytes Revista Brasilieira de Lingüística Aplicada - UFMG http://
Esta comunicação tem a intenção de apresentar resultados de uma pesquisa que considerou a formação de professores de língua inglesa como língua estrangeira e o preparo de professores para exercer um ensino voltado para as práticas sociais em sala de aula.
Palavras-chave: Formação de professores de língua inglesa. Letramento crítico. Prática social.
949 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://
Este artigo retrata uma pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerando-se a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas.
Palavras-chave: Conversação. Preservação da face. Mas.