The “cinema of interactions” in the title the paper alludes to Tom Gunning’s paradigmatic conception of early cinema as a “cinema of attractions.” Borrowing from the idea that electronic textuality marks what has been called the late age of print, the author argues that the history of cinema up to the present moment can be seen as an extension of early cinema.
Palavras-chave: Cinema of interaction. Digital media. Narrative.
771 0 bytes Revista Ilha do Desterro - UFSC http://
O estudo expande o trabalho realizado por FONTANINI et al. (2005), examinando as relações existentes entre a capacidade de memorização, e o uso de fala gramaticalmente complexa e lexicalmente densa por parte de 12 falantes iniciantes de inglês.
Palavras-chave: Produção falada em L2. Complexidade. Densidade lexical. Capacidade de memorização. Efeitos de situação de conflito.
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o ensino de língua estrangeira considerando a exposição às diferenças culturais, a partir da definição do conceito de linguagem como fundamental para compreender a prática de ensino de idiomas.
1159 0 bytes Revista Virtual de Estudos da Linguagem http://
Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), a serem utilizados em escolas públicas do estado do Paraná, no ensino fundamental.
palavras-chave: Letramento crítico. Discurso. Ensino de línguas.
783 0 bytes Revista Linguas & Letras - Unioeste http://
Neste artigo se reflete sobre uma concepção de educação bancária, na qual como professores desejamos depositar e sacar metodologias e recursos didáticos que estanquem a curto prazo as reclamações sobre o ensino de LE na escola regular, mantendo os mesmos objetivos comunicativos, de caráter instrumental, apoiados em uma concepção de língua como sistema de estruturas.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de línguas estrangeiras. Concepções de língua. Práxis. Universidade.
O objetivo deste trabalho é salientar uma perspectiva de ensino que incorpore a vertente linguística, isto é, o ensino da gramática e do léxico da língua, e a vertente da cultura, bem como chamar a atenção para a elaboração de ferramentas cada vez mais adequadas ao ensino de uma língua estrangeira.
1015 0 bytes Revista Virtual de Estudos da Linguagem http://
O resultado deste estudo mostra que a passagem do tempo parece não ter afetado o que pensam os envolvidos sobre a língua inglesa e como a mesma é tratada no contexto escolar público.
Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem. Escola pública. Língua inglesa.
1689 0 bytes Revista Acta Scientiarum - UEM http://
ROSA, Ana Amélia Calazans da; BASSO, Edcleia Aparecida
Neste trabalho são apresentados alguns dos resultados obtidos durante uma pesquisa sobre estratégias de aprendizagem em aulas de inglês de uma escola particular de idiomas.
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem. Otimização. Ensino de LE.
608 0 bytes Revista Nupem - Faculdade Estadual de Ciências e L http://