Neste trabalho são analisados os romances Ciranda de Pedra, de Lygia F. Telles e Fall on your Knees, da escritora canadense, AnnMarie MacDonald, em diálogo com os romances Wuthering Heights e Jane Eyre, das irmãs Emily e Charlotte Brontë, respectivamente.
Palavras-chave: Literatura brasileira. Literatura inglesa. Literatura canadense. Transgressão. Mal. Identidade. Abjeção.
1148 0 bytes Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades - U http://
Este artigo emprega os conceitos de genealogias e da transmodernidade para delinear as re-inscrições dos africanos e africanas colonizados em sua narração ilocucionária, profundamente poética, do desenvolvimento da modernidade na África.
No nível intermediário, professores e alunos freqüentemente percebem que o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira atingiu um ponto crítico. Os alunos tendem a apresentar um grau crescente de ansiedade à medida que sentem que não estão mais progredindo ou progridem muito vagarosamente. Alguns desistem. Outros recorrem a seus professores, os quais sentem-se muitas vezes responsáveis pela situação. Freqüentemente, contudo, acabam recorrendo a técnicas e atividades que não são suficientemente eficazes. A passagem pelo nível intermediário apresenta-se então como a hora certa para que professor e aluno reavaliem as idéias nas quais acreditam e nas quais baseiam seus comportamentos durante o aprendizado. Os professores devem estar conscientes do papel que desempenham, a saber, de que não se trata exatamente de aplicar novas técnicas de ensino da língua, mas de saber como provocar momentos de reflexão que levem seus alunos a assumirem conscientemente suas responsabilidades no aprendizado de uma língua estrangeira.
Palavras-chave: Aprendizagem de línguas estrangeiras. Crenças. Autonomia.
GONÇALVES, Bianca Andréia Gonçalves e RAMIRO, Suzana Aparecida Ramiro
Este trabalho objetiva investigar a construção de oportunidades de aprendizagem de inglês como língua estrangeira em uma turma de nível básico de um curso de extensão em expressão oral dessa língua.
FARIA, Fernanda Sevarolli Creston; MONTEIRO, Sandra Helena Correia
O trabalho com a Terceira Idade tem crescido e necessitado de maiores estudos e pesquisas. Por isso o relato das autoras sobre sua experiência no “Projeto de Extensão de Língua Estrangeira para a Terceira Idade” pretende salientar a importância da valorização do idoso principalmente no ensino de línguas estrangeiras, no caso, o Inglês, mostrando vantagens, desafios e realidades da área.
Palavras-chave: Terceira Idade. Ensino/Aprendizagem. Língua Inglesa.
Este trabalho tem como meta principal demonstrar como a escritora Angela Carter rompe com paradigmas tradicionais de gênero ao reler, na coletânea "The Bloody Chamber", contos de fadas consagrados como “A Bela e a Fera” e “O Barba Azul”, empregando diferentes estratégias narrativas como, por exemplo, a inversão e a duplicação de estruturas textuais.
Palavras-chave: Revisionismo feminista. Gêneros sexuais. Contos de fadas. Transgressão.
669 0 bytes Revista Letras & Letras - Universidade Federal de http://
Neste artigo, é feita uma análise do material didático e dos depoimentos em blogs de um professor que trabalhou em dois diferentes loci de ensino-aprendizagem de língua inglesa. O objetivo é suscitar uma reflexão no tocante à dimensão do planejamento e à importância da intervenção da abordagem de ensinar do professor e da abordagem de aprender dos alunos na operacionalização dessa etapa tanto em escolas de idiomas franqueadas como nas não-franqueadas.
Palavras-chave: Abordagem de ensino-aprendizagem. Franquia de idiomas. Planejamento.
670 0 bytes Revista Línguas & Letras - Unioeste http://
Este artigo relata resultados parciais de uma pesquisa que focaliza significados do processo de escrutínio de crenças na Prática de Ensino de inglês na Universidade Estadual de Londrina. Objetivando revelar tanto o valor que cinco orientadoras dão à discussão de crenças quanto o valor que percebem ser atribuído por seus alunos-professores a tal procedimento, o estudo analisa cognições do professor.
Palavras-chave: Escrutínio de crenças. Educadores de professores. Cognição. Cognição situada.
Este trabalho visa discutir, com base nos textos feministas de Virginia Woolf, Simone de Beauvoir e Judith Butler, as diferenças e semelhanças do feminismo dos anos 20, 50 e final do século XX, a partir das três protagonistas de As horas.
Este texto se propõe a fazer uma análise da primeira ocorrência literária do mito de Fausto, "A trágica história da vida e da morte do Doutor Fausto", escrita pelo dramaturgo inglês Christopher Marlowe.