Este trabalho tem por objetivo analisar a representação feminina – mulher ocidental (esposa) e mulher nativa (concubina) – no conto A força das circunstâncias (The Force of Circumstance), de William Somerset Maugham, publicado em 1926.
Palavras-chave: Estudos pós-coloniais. Representação feminina. Colonialismo. Miscigenação. W. Somerset Maugham.
1282 0 bytes Revista Eletras - Universidade Tuiuti do Paraná http://
Este estudo descreveu e interpretou as crenças do professor de inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira, particularmente, sobre o ensino da gramática.
Palavras-chave: Crenças e sistemas de crenças. Conhecimento. Inglês como Língua Estrangeira (LE). Cultura de ensino. Ensino centrado na forma.
O objetivo deste trabalho é discutir a noção de comunidade de fala e suas implicações na pesquisa sociolinguística, mostrando que esta pode ser ampliada, e que outros construtos teóricos podem contribuir em uma pesquisa variacionista, como as de redes sociais e comunidade de prática.
Palavras-chave: Variação. Sociolinguística. Comunidade de fala.
706 0 bytes Linguagem - Revista de Letras, Artes e Comunicação http://
O trabalho aqui apresentado tem como principal objetivo demonstrar os diferentes processos ocorridos na mente do falante ou ouvinte de certo idioma quando os mesmos manipulam “informação dada” e “informação nova”, “tópicos” e “comentários”, “sujeitos” e “predicados”, assim como “unidades de entonação”, “orações”, “sentenças” e “parágrafos”; ou seja, manifestações básicas de processos cognitivos que não podem ser compreendidas inteiramente a menos que se compreendam os fenômenos psicológicos por meio dos quais elas se manifestam.
1521 0 bytes Revista Online de Literatura e Linguística - UFPE http://
Os objetivos maiores deste estudo são estudar e examinar o modo como se configuram os aspectos políticos da política de ensino de línguas estrangeiras (LE) no ensino fundamental dos anos finais da rede pública de ensino do Estado do Paraná, a partir dos princípios propostos por um documento oficial que norteia a prática dos professores e a apropriação do conhecimento pelos alunos – Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Estrangeira Moderna (DCE-LEM).
Palavras-chave: Política linguística. Educação básica. Dialogismo. Polifonia.
Este trabalho tem como objetivo expor a experiência do Programa NAP de extensão, um projeto voltado para a melhoria do ensino de inglês em escolas públicas.
Palavras‐chave: Ensino de inglês. Desenvolvimento profissional. NAP.
O objetivo deste trabalho é atualizar o estudo bibliográfico de pesquisas que abordam a questão da identidade profissional do professor de língua inglesa no Brasil realizado em 2007 por Quevedo-Camargo e Ramos (no prelo), por meio de levantamento eletrônico.
Palavras-chave: Levantamento bibliográfico. Identidade. Professores de língua inglesa.
559 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://