A partir de uma concepção de cognição conexionista, este trabalho focaliza o papel da instrução explícita no sentido de minimizar as formas desviantes das tidas como alvo durante a produção fonético-fonológica em L2.
Palavras-chave: Cognição e aquisição de L2. Produção oral em L2. Aquisição fonético-fonológica em L2. Conexionismo.
1082 0 bytes Universidade Católica de Pelotas http://
Eeste trabalho focaliza o que, no decorrer dos tempos, foi a principal característica atribuída à protagonista do romance Moll Flanders: a prostituição, questionando a identificação da personagem como tal.
Este artigo é proveniente de uma pesquisa, de base interpretativista, destinada a investigar de que forma a autenticidade de um texto interfere na compreensão do mesmo pelo aluno, partindo de minha experiência como docente dos níveis fundamental e médio e na formação de professores.
Este artigo tem por objetivo problematizar as relações entre teoria e prática em dois momentos complementares: o primeiro, no âmbito da Linguística Aplicada e sua relação com os professores; e o segundo, no âmbito da escola na relação entre a apropriação dos conhecimentos e a prática de sala de aula. Para isso, foram estudados artigos e livros de autoria de linguistas aplicados do Brasil e do exterior, além de aulas de leitura e escrita, em língua materna e estrangeira, gravadas em áudio, no 1° e 2° graus da rede estadual de São Paulo e Campinas.
Palavaras-chave: Linguística Aplicada. Discurso da sala de aula. Teoria-prática.
O presente trabalho analisa o poema “Life after death”, do inglês Ted Hughes, investigando efeitos nas esferas visual, auditiva e lexical e a sua integração no sentido global da obra.
Este trabalho tem por objetivo abrir uma reflexão sobre crenças trazidas por professores e aprendizes de inglês-língua estrangeira a respeito do processo de ensino/aprendizagem.
O estudo que aqui se apresenta explora aspectos de ideologia, como definidos por Fairclough (1992), num poema do estadunidense Jim Morrison, poeta que atuou no auge da contracultura, movimento social de caráter libertário dos anos 60.
Neste artigo, investiga-se uma experiência compartilhada de aprendizagem in-tandem do português e do italiano – no caso, uma experiência de oito meses por meio de um tandem face-a-face.
Palavras-chave: Pesquisa narrativa. Aprendizagem in-tandem. Identidade. Língua estrangeira. Tandem face a face.
721 0 bytes Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://
O conteúdo deste artigo é parte integrante da dissertação de mestrado “A conjugação de ‘ser’ e de ‘ter’ em alguns livros didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE) sob a ótica do Pensamento Complexo”, do mesmo autor. Nele é feita uma reflexão sobre como o jovem e o adulto, público-alvo dos livros didáticos analisados.
Palavras-chave: Aquisição linguística. Língua estrangeira. Pensamento complexo.
782 0 bytes Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín http://