Neste artigo apresenta-se a construção da pesquisa que resultou na tese de doutoramento intitulada "O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa". No presente trabalho procuro mostrar a maneira em que a pesquisa e a análise de dados foram organizadas e realizadas.
Palavras-chave: Texto literário. Etnografia. Filosofia hermenêutica. Resposta do leitor.
1249 0 bytes Revista Letras & Letras - Universidade Federal de http://
Neste artigo apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, na qual se investigaram (1) as crenças de duas professoras de inglês acerca de falantes de língua inglesa e de suas culturas e (2) como elas as justificam.
Palavras-chave: Crenças sobre ensino/aprendizagem de inglês. Comunidades imaginadas. Formação de professores.
1269 0 bytes Revista de Estudos da Linguagem - UFMG http://
Este trabalho tem como objetivo discutir a questão da avaliação da Língua Inglesa segundo as teorias de letramentos mais recentes. A pesquisa, de caráter etnográfico, permitiu a identificação da recorrência de uma concepção de avaliação de línguas como sinônimo de mensuração, a ênfase à avaliação de conteúdos objetivos e estáveis e ainda o predomínio do uso da prova escrita. Diante de tais resultados, este artigo convida o leitor ao exercício de re-conceituação da avaliação da aprendizagem de forma a contemplar as transformações epistemológicas assinaladas pelos novos estudos de letramento.
Palavras-chave: Ensino de línguas. Avaliação da aprendizagem de línguas. Teorias de letramentos. Multiletramentos. Letramento crítico.
O artigo tem por objetivo apresentar diferentes perspectivas sobre a ansiedade no aprendizado de língua estrangeira. São apresentados estudos envolvendo essa variável em relação à produção oral e escrita e à consciência linguística.
Palavras-chave: Ansiedade. Língua estrangeira. Produção oral e escrita. Consciência linguística.
1766 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://