OLIVERIA, Luiz Manoel da Silva; FERREIRA, Maria Fernanda
O principal objetivo deste artigo é propor interpretações do romance Jasmine, da escritora indiana-estadunidense Bharati Mukherjee, através da releitura de passagens e episódios emblemáticos do mesmo sob a perspectiva das interações e afastamentos recíprocos entre o Ocidente e o Oriente.
Palavras-chave: Estudos culturais. Feminismo e pós-colonialismo. Orientalismo.
Este artigo apresenta uma discussão sobre a relação entre vocabulário e leitura, bem como as conclusões de uma pesquisa desenvolvida com três professores de inglês para objetivos específicos, investigando os procedimentos utilizados para trabalho com vocabulário em salas de leitura.
Este artigo examina a forma como alguns professores de inglês, como língua estrangeira, de Curitiba, compreendem o tema da diversidade cultural como tema transversal e os temas da raça e etnia.
Palavras-chave: Raça/etnia. Ensino de inglês como língua estrangeira. Diversidade cultural. Teoria crítica da raça.
551 0 bytes Universidade Católica de Pelotas http://
FLECK, Gilmei Francisco; WÜRMLI, Robert Thomas Georg
O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparada entre a obra distópica Nineteen Eighty-Four (2005), escrita pelo autor britânico George Orwell, e sua releitura cinematográfica homônima, produzida no ano de 1984. Demonstra-se como os medos bélicos que permeavam as duas obras – no caso da obra literária, o terror pós 2ª Guerra Mundial, e, no caso da obra cinematográfica, o ainda latente perigo da Guerra Fria – auxiliaram no processo de criação e na aceitação de tais obras. Além disso, discute-se como o filme trabalha, de maneira diferente da obra literária, com a figuração do sonho/devaneio como escape da realidade e os efeitos produzidos com tal modificação, tanto para a obra cinematográfica quanto para o público espectador.
Palavras-chave: Nineteen Eighty-Four. George Orwell. Cinema. Literatura comparada. Representações artísticas.
2843 0 bytes Revista Uniletras - Universidade Estadual de Porto http://