O presente artigo tem como principal objetivo verificar a transferência de características da L1 na produção de clusters com início /s/ + C em inglês como língua estrangeira (LE).
Palavras-chave: LE (língua estrangeira). L1 (primeira língua). Cluster.
1528 0 bytes Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín http://
BARRETO, Krícia Helena; MONTEIRO, Sandra Helena Correia
O presente relato de experiência apresenta a solução encontrada por professores da UFJF para suprir as necessidades de seus alunos de Inglês na área da pronúncia.
Palavras-chave: Habilidade oral. Metodologias. Formação de professores. Tratamento dos erros.
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma experiência de aplicação de uma unidade didática preparada pela própria professora-pesquisadora, de acordo com as noções de gênero de Swales (1990) e Bhatia (1993), bem como critérios apresentados por Ramos (2004) para a preparação de materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira.
Palavras-chave: Gêneros textuais. Material didático. Aprendizagem de língua estrangeira.
692 0 bytes Universidade de Santa Cruz do Sul http://
O estudo investigou os efeitos, e sua durabilidade, do ensino explícito da pronúncia em aulas de inglês como língua estrangeira. Foi conduzida uma pesquisa-ação intervencionista com duas turmas de aprendizes pré-adolescentes do nível básico de inglês.
Palavras-chave: Fonética. Fonologia. Aquisição de segunda língua. Instrução explícita.
547 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
O trabalho empreendido tem como objetivo apresentar uma análise comparativa de alguns estudos sobre leitura provenientes da teoria literária e da linguística.
Palavras-chave: Leitura. Interdisciplinaridade. Teoria literária. Linguística.
608 0 bytes Revista Acta Scientiarum - UEM http://
O trabalho tem o objetivo de fazer uma leitura crítica da(as) visão(ões) de língua, de cultura e de ensino de língua dos Parâmetros Curriculares de Língua Estrangeira 3o e 4o ciclos de Ensino Fundamental, à luz de teorias contemporâneas que advogam a construção de um entre‐espaço cultural na sala de aula de Língua Estrangeira (Kramsch, 1993; Tavares, 2006).
Palavras‐chave: PCN. Língua. Cultura.
837 0 bytes Universidade Federal do Pernambuco http://
SILVA, Sheilar Nardon da Silva; BACK, Angela Cristina Di Palma
O uso da Língua Materna nas aulas de Língua Estrangeira, particularmente em estágio inicial de aprendizagem, vem se constituindo como necessário e válido em determinadas situações de interação. A posição defendida neste trabalho é a de que essa prática é adequada, uma vez que, a utilização da LM em sala de LE está relacionada à procura de um clima afetivo para os aprendizes.
Palavras-chave: Língua materna. Língua estrangeira. Interação professor-aluno. Escolas de idiomas.
800 0 bytes Revista Travessias - Universidade Estadual do Oest http://
CAMPOS, Maria Cristina Pimentel Campos; FRANCO, Ângela Barbosa
Este trabalho procura investigar os elementos constitutivos da violência nas short stories de Flannery O’Connor, e especialmente em "A Good Man Is Hard to Find".
Palavras-chave: Flannery O’Connor. Comportamentos. Marginalidade. Violência. Lei e literatura.
16378 0 bytes Universidade Federal de Viçosa - MG http://
LIMA, Alice Cassiana de; CAMPOS, Maria Cristina Pimentel
O objetivo deste trabalho é analisar a violência contra a mulher no âmbito doméstico como mostrada nos contos "Rappaccini's daughter" e "The birthmark", de Nathaniel Hawthorne, escritor americano do século XIX.
Palavras-chave: Agressão. Ser humano. Relação homem-mulher. Ambiente familiar.
1097 0 bytes Universidade Federal de Viçosa - MG http://