O objetivo deste trabalho é discutir a noção de comunidade de fala e suas implicações na pesquisa sociolinguística, mostrando que esta pode ser ampliada, e que outros construtos teóricos podem contribuir em uma pesquisa variacionista, como as de redes sociais e comunidade de prática.
Palavras-chave: Variação. Sociolinguística. Comunidade de fala.
706 0 bytes Linguagem - Revista de Letras, Artes e Comunicação http://
Este estudo descreveu e interpretou as crenças do professor de inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira, particularmente, sobre o ensino da gramática.
Palavras-chave: Crenças e sistemas de crenças. Conhecimento. Inglês como Língua Estrangeira (LE). Cultura de ensino. Ensino centrado na forma.
Este trabalho tem por objetivo analisar a representação feminina – mulher ocidental (esposa) e mulher nativa (concubina) – no conto A força das circunstâncias (The Force of Circumstance), de William Somerset Maugham, publicado em 1926.
Palavras-chave: Estudos pós-coloniais. Representação feminina. Colonialismo. Miscigenação. W. Somerset Maugham.
1284 0 bytes Revista Eletras - Universidade Tuiuti do Paraná http://
O conteúdo deste artigo é parte integrante da dissertação de mestrado “A conjugação de ‘ser’ e de ‘ter’ em alguns livros didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE) sob a ótica do Pensamento Complexo”, do mesmo autor. Nele é feita uma reflexão sobre como o jovem e o adulto, público-alvo dos livros didáticos analisados.
Palavras-chave: Aquisição linguística. Língua estrangeira. Pensamento complexo.
849 0 bytes Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín http://
Neste artigo, investiga-se uma experiência compartilhada de aprendizagem in-tandem do português e do italiano – no caso, uma experiência de oito meses por meio de um tandem face-a-face.
Palavras-chave: Pesquisa narrativa. Aprendizagem in-tandem. Identidade. Língua estrangeira. Tandem face a face.
847 0 bytes Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://
O estudo que aqui se apresenta explora aspectos de ideologia, como definidos por Fairclough (1992), num poema do estadunidense Jim Morrison, poeta que atuou no auge da contracultura, movimento social de caráter libertário dos anos 60.
Este trabalho tem por objetivo abrir uma reflexão sobre crenças trazidas por professores e aprendizes de inglês-língua estrangeira a respeito do processo de ensino/aprendizagem.
O presente trabalho analisa o poema “Life after death”, do inglês Ted Hughes, investigando efeitos nas esferas visual, auditiva e lexical e a sua integração no sentido global da obra.