Esse artigo analisa a qualidade de ser irlandês, na ficção australiana contemporânea, tendo o século XIX como pano de fundo. Discute-se a representação do detento, do mateiro e do católico, colocados em ordem ascendente na medida em que encarnam o grau de qualidade de irlandês que cada um carrega na ficção australiana.
Palavras-chave: Ficção australiana. Qualidade de ser irlandês. Literatura pós-colonial.
O romance The French Lieutenant’s woman, de John Fowles, é considerado por Linda Hutcheon como um exemplo de metaficção historiográfica, dada a utilização de recursos como a intertextualidade, a paródia e a autoconsciência narrativa, resultando em uma refocalização da Era Vitoriana à luz do olhar contemporâneo.
O objetivo do trabalho é repensar, a partir da perspectiva do Letramento Crítico, o design dos programas de Literatura Estrangeira. Além disso, o autor pretende reescrever esses programas considerando o tema na perspectiva dos cursos superiores em universidades rasileiras.
O objetivo deste trabalho é desenvolver o conceito de "cidadania global", não como compreendido para a manutenção da hegemonia ocidental, mas entendendo-o como quem reflete sobre a complexidade das relações de poder internacionais, considerando sua responsabilidade para com aqueles que estão em desvantagem devido à configuração global atual, que resiste ativamente à perpetuação dessa configuração, e isso a fim de que outros grupos possam existir ativamente em uma realidade com mais justiça social.
CARDOSO, Karine Patrícia Dias; LIMA, Diógenes Cândido de
Assumindo que a questão da afetividade pode influenciar positiva ou negativamente na aquisição de língua estrangeira e considerando a autonomia um outro fator que tem poder de interferência nesse processo, o presente trabalho objetiva identificar sinais de variáveis afetivas e de comportamento autônomo em narrativas de aprendizagem da Língua Inglesa – escritas, no ano de 2004, por graduandos e graduados do Curso de Letras/Inglês da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Palavras-chave: Afetividade. Autonomia. Narrativas. Língua estrangeira.
O principal objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou o uso do inglês e do português em interações entre professor e aprendizes em turmas inciantes e pré-intermediárias de inglês como língua estrangeira.
Key-words: Code switching. Functions. The foreign language classroom.
Neste trabalho é explorado o potencial do gênero épico como forma de cinema transacional, considerando seu papel tradicional como veículo de ideologia nacional.
Palavras-chave: Filme épico. Ideologia nacional.
854 0 bytes Revista Ilha do Desterro - UFSC http://
MÜLLER, Andrea Correa Paraíso; BORGES, Lucas Silvestre
Este trabalho tem como objetivos refletir sobre a importância da literatura no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e apresentar uma proposta de abordagem que utiliza os quadrinhos como elemento motivador da leitura do texto literário por iniciantes da língua estrangeira francês.
Palavras-chave: Língua estrangeira (LE). Texto literário. Quadrinhos.
1533 0 bytes Revista Travessias - Universidade Estadual do Oest http://
O artigo faz referência uma pesquisa desenvolvida durante os anos de 2005 e 2006, em que foi realizada uma consulta a professores e alunos através de um questionário que abordava questões relevantes sobre o uso de textos literários, em aulas de língua inglesa, no Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Literatura. Ensino. Língua.
4606 0 bytes Revista Educare et Educere - Unioeste http://
Este trabalho aborda a construção da identidade nacional Inglesa na obra O Rei Lear, de Shakespeare, e na adaptação para o cinema, feita por Peter Brook.
Palavras-chave: Rei Lear. Peter Brook. Adaptação para o cinema.
751 0 bytes Revista Ilha do Desterro - UFSC http://