FARIA, Fernanda Sevarolli Creston; MONTEIRO, Sandra Helena Correia
O trabalho com a Terceira Idade tem crescido e necessitado de maiores estudos e pesquisas. Por isso o relato das autoras sobre sua experiência no “Projeto de Extensão de Língua Estrangeira para a Terceira Idade” pretende salientar a importância da valorização do idoso principalmente no ensino de línguas estrangeiras, no caso, o Inglês, mostrando vantagens, desafios e realidades da área.
Palavras-chave: Terceira Idade. Ensino/Aprendizagem. Língua Inglesa.
GONÇALVES, Bianca Andréia Gonçalves e RAMIRO, Suzana Aparecida Ramiro
Este trabalho objetiva investigar a construção de oportunidades de aprendizagem de inglês como língua estrangeira em uma turma de nível básico de um curso de extensão em expressão oral dessa língua.
No nível intermediário, professores e alunos freqüentemente percebem que o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira atingiu um ponto crítico. Os alunos tendem a apresentar um grau crescente de ansiedade à medida que sentem que não estão mais progredindo ou progridem muito vagarosamente. Alguns desistem. Outros recorrem a seus professores, os quais sentem-se muitas vezes responsáveis pela situação. Freqüentemente, contudo, acabam recorrendo a técnicas e atividades que não são suficientemente eficazes. A passagem pelo nível intermediário apresenta-se então como a hora certa para que professor e aluno reavaliem as idéias nas quais acreditam e nas quais baseiam seus comportamentos durante o aprendizado. Os professores devem estar conscientes do papel que desempenham, a saber, de que não se trata exatamente de aplicar novas técnicas de ensino da língua, mas de saber como provocar momentos de reflexão que levem seus alunos a assumirem conscientemente suas responsabilidades no aprendizado de uma língua estrangeira.
Palavras-chave: Aprendizagem de línguas estrangeiras. Crenças. Autonomia.
Este artigo emprega os conceitos de genealogias e da transmodernidade para delinear as re-inscrições dos africanos e africanas colonizados em sua narração ilocucionária, profundamente poética, do desenvolvimento da modernidade na África.
Neste trabalho são analisados os romances Ciranda de Pedra, de Lygia F. Telles e Fall on your Knees, da escritora canadense, AnnMarie MacDonald, em diálogo com os romances Wuthering Heights e Jane Eyre, das irmãs Emily e Charlotte Brontë, respectivamente.
Palavras-chave: Literatura brasileira. Literatura inglesa. Literatura canadense. Transgressão. Mal. Identidade. Abjeção.
1148 0 bytes Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades - U http://
O objetivo deste trabalho é atualizar o estudo bibliográfico de pesquisas que abordam a questão da identidade profissional do professor de língua inglesa no Brasil realizado em 2007 por Quevedo-Camargo e Ramos (no prelo), por meio de levantamento eletrônico.
Palavras-chave: Levantamento bibliográfico. Identidade. Professores de língua inglesa.
559 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://
Este trabalho tem como objetivo expor a experiência do Programa NAP de extensão, um projeto voltado para a melhoria do ensino de inglês em escolas públicas.
Palavras‐chave: Ensino de inglês. Desenvolvimento profissional. NAP.
Os objetivos maiores deste estudo são estudar e examinar o modo como se configuram os aspectos políticos da política de ensino de línguas estrangeiras (LE) no ensino fundamental dos anos finais da rede pública de ensino do Estado do Paraná, a partir dos princípios propostos por um documento oficial que norteia a prática dos professores e a apropriação do conhecimento pelos alunos – Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Estrangeira Moderna (DCE-LEM).
Palavras-chave: Política linguística. Educação básica. Dialogismo. Polifonia.
O trabalho aqui apresentado tem como principal objetivo demonstrar os diferentes processos ocorridos na mente do falante ou ouvinte de certo idioma quando os mesmos manipulam “informação dada” e “informação nova”, “tópicos” e “comentários”, “sujeitos” e “predicados”, assim como “unidades de entonação”, “orações”, “sentenças” e “parágrafos”; ou seja, manifestações básicas de processos cognitivos que não podem ser compreendidas inteiramente a menos que se compreendam os fenômenos psicológicos por meio dos quais elas se manifestam.
1521 0 bytes Revista Online de Literatura e Linguística - UFPE http://