Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), a serem utilizados em escolas públicas do estado do Paraná, no ensino fundamental.
palavras-chave: Letramento crítico. Discurso. Ensino de línguas.
783 0 bytes Revista Linguas & Letras - Unioeste http://
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o ensino de língua estrangeira considerando a exposição às diferenças culturais, a partir da definição do conceito de linguagem como fundamental para compreender a prática de ensino de idiomas.
1168 0 bytes Revista Virtual de Estudos da Linguagem http://
O estudo expande o trabalho realizado por FONTANINI et al. (2005), examinando as relações existentes entre a capacidade de memorização, e o uso de fala gramaticalmente complexa e lexicalmente densa por parte de 12 falantes iniciantes de inglês.
Palavras-chave: Produção falada em L2. Complexidade. Densidade lexical. Capacidade de memorização. Efeitos de situação de conflito.
The “cinema of interactions” in the title the paper alludes to Tom Gunning’s paradigmatic conception of early cinema as a “cinema of attractions.” Borrowing from the idea that electronic textuality marks what has been called the late age of print, the author argues that the history of cinema up to the present moment can be seen as an extension of early cinema.
Palavras-chave: Cinema of interaction. Digital media. Narrative.
773 0 bytes Revista Ilha do Desterro - UFSC http://
Este texto se propõe a fazer uma análise da primeira ocorrência literária do mito de Fausto, "A trágica história da vida e da morte do Doutor Fausto", escrita pelo dramaturgo inglês Christopher Marlowe.
Este trabalho visa discutir, com base nos textos feministas de Virginia Woolf, Simone de Beauvoir e Judith Butler, as diferenças e semelhanças do feminismo dos anos 20, 50 e final do século XX, a partir das três protagonistas de As horas.
Este artigo relata resultados parciais de uma pesquisa que focaliza significados do processo de escrutínio de crenças na Prática de Ensino de inglês na Universidade Estadual de Londrina. Objetivando revelar tanto o valor que cinco orientadoras dão à discussão de crenças quanto o valor que percebem ser atribuído por seus alunos-professores a tal procedimento, o estudo analisa cognições do professor.
Palavras-chave: Escrutínio de crenças. Educadores de professores. Cognição. Cognição situada.
Neste artigo, é feita uma análise do material didático e dos depoimentos em blogs de um professor que trabalhou em dois diferentes loci de ensino-aprendizagem de língua inglesa. O objetivo é suscitar uma reflexão no tocante à dimensão do planejamento e à importância da intervenção da abordagem de ensinar do professor e da abordagem de aprender dos alunos na operacionalização dessa etapa tanto em escolas de idiomas franqueadas como nas não-franqueadas.
Palavras-chave: Abordagem de ensino-aprendizagem. Franquia de idiomas. Planejamento.
690 0 bytes Revista Línguas & Letras - Unioeste http://
Este trabalho tem como meta principal demonstrar como a escritora Angela Carter rompe com paradigmas tradicionais de gênero ao reler, na coletânea "The Bloody Chamber", contos de fadas consagrados como “A Bela e a Fera” e “O Barba Azul”, empregando diferentes estratégias narrativas como, por exemplo, a inversão e a duplicação de estruturas textuais.
Palavras-chave: Revisionismo feminista. Gêneros sexuais. Contos de fadas. Transgressão.
676 0 bytes Revista Letras & Letras - Universidade Federal de http://