Este artigo apresenta os procedimentos de análise e categorização nas experiências de estudantes universitários de inglês em processo de aprendizagem em uma sala de aula, exemplificando-as.
Palavras-chave: Experiências. Estudantes. Sala de aula de inglês.
748 0 bytes Revista de Estudos Linguísticos - UFMG http://
O objetivo deste artigo é discutir questões de letramento crítico e de multiletramentos a partir da experiência do autor como professor de língua inglesa em uma universidade brasileira.
Palavras-chave: Ensino de línguas. Multimodalidade. Letramento crítico. Visualidade. Hibridismo. Reflexividade.
767 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://
Este artigo exploratório tem por objetivo analisar de que maneira a etnografia, como lógica de investigação (Green, Dixon e Zaharlick, 2005), tem sido adotada tanto como um procedimento orientador, quanto aplicado em pesquisas de Inglês como Língua Estrangeira no Brasil.
Palavras-chave: Pesquisa em ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Etnografia como lógica de investigação. Pesquisa qualitativa.
1117 0 bytes Universidade Federal de Ouro Preto http://
Com o objetivo de melhor compreender o contexto em que um curso de inglês instrumental está inserido, este trabalho procurou analisar como os alunos de uma faculdade de engenharia, matriculados no curso de inglês instrumental oferecido no primeiro ano de graduação, descrevem e entendem o contexto institucional em que tal curso está inserido, como o comparam ao curso de línguas proposto e como entendem a proposta pedagógica desse curso.
Este artigo discute a importância do vocabulário na aprendizagem de uma língua estrangeira e apresenta estratégias básicas que podem ajudar alunos e professores na difícil tarefa de ensinar e aprender vocabulário.
ROSA, Ana Amélia Calazans da; BASSO, Edcleia Aparecida
Neste trabalho são apresentados alguns dos resultados obtidos durante uma pesquisa sobre estratégias de aprendizagem em aulas de inglês de uma escola particular de idiomas.
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem. Otimização. Ensino de LE.
611 0 bytes Revista Nupem - Faculdade Estadual de Ciências e L http://
O resultado deste estudo mostra que a passagem do tempo parece não ter afetado o que pensam os envolvidos sobre a língua inglesa e como a mesma é tratada no contexto escolar público.
Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem. Escola pública. Língua inglesa.
1694 0 bytes Revista Acta Scientiarum - UEM http://
O objetivo deste trabalho é salientar uma perspectiva de ensino que incorpore a vertente linguística, isto é, o ensino da gramática e do léxico da língua, e a vertente da cultura, bem como chamar a atenção para a elaboração de ferramentas cada vez mais adequadas ao ensino de uma língua estrangeira.
1015 0 bytes Revista Virtual de Estudos da Linguagem http://
Neste artigo se reflete sobre uma concepção de educação bancária, na qual como professores desejamos depositar e sacar metodologias e recursos didáticos que estanquem a curto prazo as reclamações sobre o ensino de LE na escola regular, mantendo os mesmos objetivos comunicativos, de caráter instrumental, apoiados em uma concepção de língua como sistema de estruturas.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de línguas estrangeiras. Concepções de língua. Práxis. Universidade.