Este artigo apresenta questões importantes acerca do inglês instrumental com objetivos específicos (ESP - English for Specific Purposes) e as estratégias de leitura.
Palavras-chave: Inglês instrumental. ESP. Estratégias de leitura.
599 0 bytes Universidade de Santa Cruz do Sul http://
Neste artigo, tencionou-se apresentar os primeiros resultados do desenvolvimento de um esquema linguístico-discursivo de análise de relatos de aprendizes de inglês no âmbito do Projeto AMFALE (Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira) da Faculdade de Letras da UFMG, a partir da teoria discursiva de Martin e Rose (2003). O objetivo principal é discutir as características genéricas dos relatos, à luz da teoria de gênero de Eggins e Martin (1997), de aprendizes brasileiros de inglês diante das escolhas linguístico- discursivas feitas por seus relatores para expressar a complexidade de suas experiências no processo de aquisição.
Palavras-chave: Relatos de aprendizes de inglês. Ideação. Avaliatividade. Modelo de análise de narrativas.
724 0 bytes Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://
O trabalho tem o objetivo de estudar a HQ humorística partindo da observação da interação de seus personagens, vinculando a produção do humor à inabilidade destes em gerenciá-la.
Palavras-chave: Interação. Língua estrangeira. HQ humorística.
1835 0 bytes Universidade Federal Fluminense http://
Neste artigo, analisa-se o romance The famished road (1991) de Ben Okri, um autor nigeriano que vive e publica suas obras na Inglaterra. O objetivo é demonstrar que é uma obra híbrida entre concepções de mundo e formas de narrar diferentes, características de diversas tradições literárias e orais.
Palavras-chave: Literatura africana. Hibridismo. Realismo mágico. Ben Okri.
Este artigo relata alguns métodos anteriormente utilizados em pesquisas sobre o estudo de crenças e atitudes de aprendizes de línguas o desenvolvimento de autonomia em aprendizes de línguas: encontros (reuniões de aconselhamento, entrevistas, etc), observação e gravação de aulas; sessões de visionamento das aulas gravadas com os participantes, diário de pesquisa e ainda testes e questionários.
Palavras-chave: Pesquisa etnográfica. Métodos. Categorias de pesquisa.
Este artigo retrata uma pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerando-se a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas.
Palavras-chave: Conversação. Preservação da face. Mas.
Esta comunicação tem a intenção de apresentar resultados de uma pesquisa que considerou a formação de professores de língua inglesa como língua estrangeira e o preparo de professores para exercer um ensino voltado para as práticas sociais em sala de aula.
Palavras-chave: Formação de professores de língua inglesa. Letramento crítico. Prática social.
947 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://
PESSOA, Rosane Rocha; SEBBA, Maria Aparecida Yasbec
Partindo do pressuposto de que mudanças são mais prováveis de acontecer quando não impostas aos professores, mas, sim, desenvolvidas por eles, convidamos três professoras de inglês para participar de um estudo no qual elas teriam oportunidade de refletir colaborativamente sobre as suas práticas pedagógicas. Com base nessas reflexões, foram definidos tópicos para a realização de leituras teóricas, as quais também foram objetos de reflexão.
Palavras-chave: Mudança do professor. Reflexão. Formação de professores.
609 0 bytes Revista Brasilieira de Lingüística Aplicada - UFMG http://
Este trabalho tem como objetivo analisar o estilo paratático e as indeterminações como estratégias literárias na coletânia de contos Great Dream of Heaven (2002), de Sam Shepard.
Palavras-chave: Pós-modernismo. Indeterminação. Parataxe. Narrativa. Sam Shepard.