Considerando questões de sustentabilidade, este artigo discute a correlação entre o ensino de inglês como língua dominante, educação e desenvolvimento sustentáveis. Grande importância é dada ao ensino da língua e das habilidades linguísticas enquanto os aspectos educacionais que buscam a educação integral da pessoa e o desenvolvimento sustentável são negligenciados.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Língua dominante.
2363 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Nesse artigo apresentam-se algumas reflexões acerca da concepção de língua na perspectiva dialógica de Bakhtin em contraposição a uma visão de língua estruturalista, objetivando expor algumas idéias quanto às características dos conteúdos privilegiados no ensino de Língua Estrangeira na educação básica, sob as duas vertentes, e apontar algumas implicações de determinadas escolhas.
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira. Seleção de conteúdos. Língua. Identidade. Texto. Leitura.
FOGAÇA, Francisco Carlos Fogaça; GIMENEZ, Telma Nunes
Este trabalho tem por objetivo discutir a relação entre o ensino de línguas estrangeiras e a sociedade, por meio de três tendências político-filosóficas: a) educação como redenção, que vê a prática educacional como uma forma de redimir a sociedade de suas desigualdades; b) a visão reprodutivista, que vê a educação como forma de reproduzir as condições de produção da sociedade, mantendo suas desigualdades; c) a tendência transformadora, que entende que a educação tem um importante papel político e transformador a partir das necessidades e desejos das classes dominadas, buscando sua emancipação.
1903 0 bytes Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://
SANTOS, Hitalo Wagner Bezerra dos e NOGUEIRA, Robson Cordeiro
O objetivo do presente trabalho é investigar que métodos vêm sendo utilizados no ensino de Phrasal Verbs, tanto por professores quanto por algumas gramáticas pedagógicas, a fim de verificar se a atual abordagem ajuda os alunos na aprendizagem dessas locuções verbais de forma satisfatória.
CUNHA, José Carlos Chaves da; MANESCHY, Vanessa Bezerra
Este trabalho assenta-se nos aportes teóricos de Atkinson, Castellotti, Duff, Ellis, Hardbord e nos resultados de duas pesquisas que – através de questionários, entrevistas e observação de aulas – estudaram a presença da língua materna (LM) nas aulas de língua estrangeira (LE) e avaliaram as repercussões desse uso no ensino-aprendizagem de línguas.
Palavras-chave: Língua materna. Língua estrangeira. Ensino-aprendizagem de línguas.
1278 0 bytes Revista Veredas - Universidade Federal de Juiz de
Este texto apresenta uma parte de um trabalho maior que está sendo desenvolvido em nossa dissertação de mestrado, em que estudamos a memória discursiva oral e escrita em produções orais e escritas de alunos de licenciaturas em Letras.
Este artigo analisa a expressão da literatura fantástica dentro do cenário da Literatura Brasileira durante o período histórico da República Velha (1889-1930), associando-a à literatura anglo-americana
Palavras-chave: Literatura comparada. Literatura brasileira. Fantástico.
639 0 bytes Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades http://
A proposta deste trabalho é discutir a constituição do sujeito masculino na ficção da escritora Margaret Laurence, tendo como foco seu romance The Stone Angel, o qual constituiu um marco na ficção canadense após os anos sessenta.
Palavra-chave: Subjetividade. Gênero. Crise do masculino.
804 0 bytes Universidade Federal de Viçosa - MG http://
O objetivo do trabalho é analisar a subversão do sonho americano na peça clássica "A morte do caixeiro viajante", (1949), do dramaturgo americano Arthur Miller (1915-2005).
SILVA, Marta Cristina da; LOMBARDI, Raquel Santos; PAULA, Sara Rodrigues Vieira
A partir de alguns conceitos básicos de teorias de gênero, este artigo visa descrever o gênero e-mail pessoal em inglês, como parte de um projeto em andamento que tem implicações pedagógicas.
Palavras-chave: Teorias de gênero. Descrição de e-mails. Correspondência entre keypals.
872 0 bytes Revista Linguagem & Ensino Universidade Católica d http://