Este artigo discute diferentes questões relativas a métodos de ensino de línguas estrangeiras, com especial atenção à definição do conceito, críticas e a era pós-método.
Palavras-chave: Método. Língua estrangeira. Ecletismo. Era pós-método.
710 0 bytes Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades - U http://
MONTEIRO, Luana da Costa; CAMPOS, Maria Cristina Pimentel
Este trabalho tem como objetivo analisar a personagem principal do conto “Metzengerstein”, de Edgar Allan Poe, visando des(velar) alguns mistérios da mente do homem e compreender a maneira como são moldadas as personalidades humanas.
Palavras-chave: Literatura. Existencial. Personalidade humana.
3487 0 bytes Universidade Federal de Viçosa - MG http://
Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as mudanças nas crenças e expectativas de três alunas-professoras ao cursar um mestrado em Ensino de Inglês como Segunda ou Outra Língua (‘Teaching English as a Second or Other Language’) em uma universidade inglesa.
O trabalho expõe algumas considerações teóricas acerca das semioses utilizadas atualmente pela mídia impressa e, também, reflexões sobre os conhecimentos necessários aos docentes para que a escola forme cidadãos ético-críticos, levantando algumas questões tais como: multiletramentos, multimodalidade, gêneros textuais e análise crítica do discurso midiático.
Palavras-chave: Multiletramentos. Ensino de línguas. Imagens.
945 0 bytes Universidade Federal do Pernambuco http://
Afirma-se que a narrativa é uma forma natural de experiência e que é importante promover a ação reflexiva por parte dos professores. Este artigo procura analisar esses argumentos de maneira crítica, através do estudo de respostas de professores a exercícios de produção de narrativas.
Palavras-chave: Escrita reflexiva. Narrativa. Formação de professores.
1154 0 bytes Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://
Este trabalho discute como personagens negras constroem identidades em contatos que mantêm com os mundos negro e branco, nos romances de autores negros como "O mundo se despedaça" do africano Achebe, "Amada", da afro-americana Morrison, "Corações Migrantes" da caribenha Conde, "O olho da cor" do afro-brasileiro Martins e "Gangsta Rap" do afro-britânico Zephaniah.
RAMOS, Samantha Gonçalves Mancini; FURUTA, Susy Maria Zewe Coimbra
Este estudo relata uma experiência de inserção de novas tecnologias, no desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação de textos de vestibulares, da Universidade Estadual de Londrina.
Palavras-chave: Novas tecnologias. Curso on-line. Aprimoramento. Ferramentas tecnológicas. Benefícios. Desafio.
O mundo de hoje se transforma contínua e rapidamente, e se torna cada vez mais “tecnologizado” ou “digitalizado” (LANKSHEAR; KNOBEL, 2003, p. 155). O contato entre culturas de diferentes partes do mundo torna-se cada vez mais possível e frequente (LEMKE, 1998). A presença de culturas diferentes em nosso próprio país e em nossa própria comunidade também fica cada vez mais evidente. Como acompanhar as mudanças da nossa sociedade frente às novas tecnologias? Qual o papel da educação na formação de indivíduos nesse novo mundo? O que significa ser cidadão no mundo de hoje? Qual o papel da escola pública na formação da cidadania? Como o ensino de língua estrangeira (LE) pode interferir nesse processo? Essas e outras questões serão aqui discutidas tendo como base as noções de diversidade cultural, globalização/localização, e as teorias de Letramento Crítico.
Palavras-chave: Novos letramentos. Ensino de língua estrangeira. Escola pública. Cidadania.
897 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://
Resultado de uma palestra proferida no XIII - Seminário Palle - na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O texto aborda a questão do conceito de competência no ensino de línguas estrangeiras.
Palavras-chave: Competência comunicativa. Ensino de línguas estrangeiras. Chomsky.
6282 0 bytes Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) http://