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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
NAPOLITANO, Marcos

Após o Ato Institucional no5, instrumento legal promulgado em fins de 1968 que aprofundou o caráter repressivo do Regime Militar brasileiro implantado quatro anos antes, houve um corte abrupto das experiências musicais ocorridas no Brasil ao longo dos anos 60. Na medida em que boa parte da vida musical brasileira, naquela década, estava lastreada num intenso debate político-ideológico, o recrudescimento da repressão e a censura prévia interferiram de maneira dramática e decisiva na produção e no consumo de canções. A partir de então, os movimentos, artistas e eventos musicais e culturais situados entre os marcos da Bossa Nova (1959) e do Tropicalismo (1968) foram idealizados e percebidos como a balizas de um ciclo de renovação musical radical que, ao que tudo indicava, havia se encerrado. Ao longo deste ciclo, surgiu e se consagrou a expressão Música Popular Brasileira (MPB), sigla que sintetizava a busca de uma nova canção que expressasse o Brasil como projeto de nação idealizado por uma cultura política influenciada pela ideologia nacional-popular e pelo ciclo de desenvolvimento industrial, impulsionado a partir dos anos 50.

Downloads 811  811  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IASPM  Site http://www.iaspm.net/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As origens da indústria madeireira e do desmatamento da floresta araucária no Médio Vale do Iguaçu Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Miguel M. X. de; NODARI, Eunice S.

Esse artigo tem o objetivo de investigar as origens da indústria madeireira no Médio Vale do Iguaçu. Paralelamente a colonização europeia e as atividades agropecuárias daí resultantes, a indústria madeireira foi um dos fatores primordiais para a devastação da floresta de araucária ao longo do século XX. Até a década de 1910, a indústria madeireira tanto no Médio Vale do Iguaçu como em outros locais tinha uma característica mais artesanal, voltada para as necessidades locais das pequenas vilas que existiam no planalto sul-brasileiro daquela época. Mas com a construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande, a chegada da companhia Lumber e o aumento da demanda por madeira em outras regiões do país e no exterior, a indústria madeireira passou a ter um caráter de empresa capitalista voltada para atender as necessidades do mercado de madeira.

Palavras-chave: Indústria Madeireira. Médio Vale do Iguaçu. Floresta de Araucária. História Ambiental.

Downloads 809  809  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos do Ceom - Unochapecó  Site http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Cinema e Ensino de História: Realidade Escolar, Propostas e Práticas da sala de aula Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Jairo C. do

Atualmente, não se constitui uma novidade a afirmação de que o cinema possui, dentre tantas outras coisas, um grande potencial didático a ser explorado no ensino, no entanto, os filmes não são usados convenientemente em sala de aula. O artigo tem como objetivo, portanto, apresentar e discutir alguns procedimentos metodológicos de como usar o cinema no ensino de História.

Palavras-chave: Cinema. Ensino de História. Orientações metodológicas.

Downloads 800  800  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de História e Estudos Culturais: Fênix  Site http://www.revistafenix.pro.br/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Construções da Área do Ensino de História e da Formação de Professores: História Temática  Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
DIAS, Sueli de F.

Este estudo destaca uma experiência de formação continuada proposta pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), iniciado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), no ano de 2007 e desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina. Propôs-se a investigar nas práticas pedagógicas dos professores de História que atuam no Ensino Médio, na rede pública paranaense, as concepções que estes manifestam a respeito da História Temática como metodologia de ensino, além de limites e possibilidades dessa prática em sala de aula.
Em sua execução, realizou interlocução com 11 professores da rede pública paranaense que atuam no Ensino Médio, formando grupos de estudo para discutir as construções acerca do ensino de História nas últimas décadas e o impacto dessas discussões na atuação dos professores. Este processo foi necessário para discutir e analisar a proposta de História Temática como metodologia de ensino. Além da participação nos grupos, os sujeitos desse estudo também colaboraram respondendo a questionários e concedendo entrevistas.

Downloads 795  795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://www.abeh.org/trabalhosixenpeh/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Violência e pobreza no cinema brasileiro recente: reflexões sobre a idéia de espetáculo Popular Versão: PDF
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
HAMBURGER, Esther

O artigo analisa obras recentes de ficção ou documentário que acentuaram a presença visual de cidadãos pobres, negros, moradores de favelas e bairros de periferia no cinema e na televisão brasileiros. Ao trazer esse universo à atenção pública, esses filmes intensificaram e estimularam uma disputa pelo controle da visualidade, pela definição de que assuntos e personagens ganharão expressão audiovisual,como e onde,elemento estratégico na definição da ordem (ou desordem) contemporânea.

Palavras-chave: Periferia. Cinema brasileiro. Pobreza. Violência.

Downloads 780  780  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Novos estudos CEBRAP  Site http://novosestudos.uol.com.br/v1/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O fonograma como fonte para a pesquisa histórica sobre música popular – problemas e perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NAPOLITANO, Marcos

Os estudos de música popular urbana e comercial frequentemente colocam um desafio de ordem metodológica singular ao pesquisador. Este desafio consiste em articular o conhecimento acumulado pela musicologia e pelos estudos centrados na análise da notação e da performance musicais tradicionais com a análise do fonograma. Entendemos o fonograma em dois níveis: o resultado de um processo técnico de registro sonoro e o suporte comunicacional e comercial para a realização da música popular na sociedade. Nesta intervenção, pretendemos discutir os problemas metodológicos e as possibilidades de pesquisa em torno do fonograma, a partir da experiência de pesquisa dentro do campo da história sociocultural da música popular.

Palavras-chave: Música popular. História. Fonograma. Performance musical

Downloads 769  769  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MusiMid   Site http://musimid.mus.br/biblioteca.htm
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Clube Curitibano: representações do "plus" de educação Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
PASTRE, Marcelo

O que significou o lazer para as pessoas que viviam nas cidades brasileiras no final do século XIX e início do século XX e, em particular, na cidade de Curitiba? Qual o lugar do lazer na sociedade curitibana, nas relações humanas de uma sociedade que começa a se tornar complexa e mais refinada, afirmando-se em um espaço urbano? Qual o espaço e a influência do Clube Curitibano na sociedade da época, mas especificamente as elites? Ao Clube Curitibano, coube a função de cunhar um código comum de conduta e sentimento para as elites, sendo o "plus" de diferenciação e mais valia. Enquanto uma estrutura institucional, o clube passou a ter o papel de impulsionar a formação de uma "boa sociedade", mais poderosa e melhor, um grupo que se autopercebia e que era reconhecido com uma identidade social construída a partir de uma combinação singular de tradição, autoridade e influência.

Palavras-chave: Lazer. Clube Curitibano. Processo Civilizador.

Downloads 766  766  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Simpósio Internacional Processo Civilizador  Site http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/Index.htm
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Quando a gente não espera, o sertão vem: Grande sertão: veredas Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de

Em pleno governo Juscelino Kubitschek, quando o desenvolvimentismo prometia colocar o país em dia com a modernização e com a modernidade, quando a construção da capital federal no interior do país prometia levar o progresso ao sertão e integrá-lo definitivamente à civilização, João Guimarães Rosa publica Grande sertão: veredas, sua obra maior, em que a partir da temática do sertão, tão presente no romance regionalista, se propõe a fazer uma interpretação do país, uma leitura da história nacional. Nesta leitura o espaço sertanejo resume o que seria o país e nele também se desenrola os grandes temas e dramas da existência humana, nele vem se encenar as grandes questões que atravessaram toda a trajetória da espécie humana. Sertão, portanto, que é mais do que um lugar preciso, que figura mais do que uma temporalidade específica, sertão universal, reflexão sobre o ser, sobre tempos, espaços e sentidos que sempre retornam; interrogações, problemas e dramas sobre o nosso ser, como região, como nação, como povo ou como espécie que, quando menos se espera, voltam a ressoar, voltam a emergir em novas figurações, em novas configurações, voltam a convocar novamente à interpretação, ao sentido, à escrita, à narrativa.

Palavras-chave: João Guimarães Rosa. Interpretação do Brasil. Sertão.

Downloads 765  765  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista ArtCultura - UFU  Site http://www.artcultura.inhis.ufu.br/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História, Estado e Educação: uma leitura sobre o Estado brasileiro (1971-2000) Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto

O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e como o tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira, no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cinco Anais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinze periódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História, e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas, considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foram produzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Neste artigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dos trabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais, que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor da ordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso, buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.

Palavras-chave: Estado. Educação básica. Políticas educacionais. Produção acadêmica. História da Educação.

Downloads 758  758  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar em Revista - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Origem dos movimentos islâmicos revolucionários  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
MILMAN, Luis

O problema do islamismo radical apresenta aspectos históricos multicausais e pouco se discute sobre suas características na mídia brasileira. Desde o fim do Império Otomano, oficialmente extinto em 1924, o mundo árabe fragmentou-se em movimentos nacionais que lutavam contra o controle imperialista franco-britânico na região. A partir do final da década de 20, o sionismo foi considerado um movimento intruso em meio às aspirações nacionalistas árabes. Na medida em que o nazifascismo tornava-se uma poderosa força política na Europa, grande parte das lideranças nacionalistas árabes dos recém criados Síria, Transjordânia, Líbano, Iraque e Arábia Saudita, assim como as lideranças palestinas, viam nos nazistas e fascistas potenciais aliados contra o imperialismo anglo-francês, que controlava a região até o início da II Guerra Mundial.

Downloads 749  749  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico - UEM  Site http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico
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