Categoria: História Artigos |
Leitura e uso das fontes no ensino de História |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
TOMAZ, Paulo C.
Esta comunicação tem por objetivo analisar as principais correntes historiográficas no estudo de História, tais como o Positivismo, o Marxismo e a História Nova, buscando compreender como essas correntes historiográficas trataram a leitura, a interpretação e o uso das fontes para a compreensão dos acontecimentos históricos. Objetiva igualmente analisar o enfoque dado a esse assunto no ensino de História no Brasil, tendo como base de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 5ª a 8ª séries, cuja finalidade é também capacitar o aluno a "dominar procedimentos de pesquisa escolar e produção de textos, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais." (PCN,1998).
Palavras-chave: Correntes historiográficas. Leitura e uso das fontes. Ensino de História
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713 0 bytes ALB http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss05_07.pdf |
Categoria: História Artigos |
O Descobrimento do Brasil (1937): uma leitura histórica do primeiro filme educativo ... |
Versão: PDF Atualização: 21/11/2013 |
Descrição:
BEZERRA, Carolina C. A escolha das imagens como objeto de estudo, deve-se à sua importância na sociedade atual e, também, à sua presença nos temas e preocupações educacionais. Portanto, justifica-se pela relevância que o assunto apresenta, seja para a educação, enquanto forma de organização e transmissão de conhecimento, seja para a sociedade, receptora e reprodutora destes sabere. Segundo Pierre Bourdieu, “a experiência das pessoas com o cinema contribui para desenvolver o que se pode chamar de competência para ver, isto é, uma certa disposição, valorizada socialmente, para analisar, compreender e apreciar qualquer história cinematográfica”. Mas Bourdieu entende, também, que essa competência não é adquirida apenas se vendo filmes. Toda atmosfera cultural em que as pessoas estão inseridas, lhes permite desenvolver determinadas maneiras de lidar com os produtos culturais.
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742 0 bytes ANPUH http://www.anpuh.org/simposionacional |
Categoria: História Artigos |
Origem dos movimentos islâmicos revolucionários |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
MILMAN, Luis
O problema do islamismo radical apresenta aspectos históricos multicausais e pouco se discute sobre suas características na mídia brasileira. Desde o fim do Império Otomano, oficialmente extinto em 1924, o mundo árabe fragmentou-se em movimentos nacionais que lutavam contra o controle imperialista franco-britânico na região. A partir do final da década de 20, o sionismo foi considerado um movimento intruso em meio às aspirações nacionalistas árabes. Na medida em que o nazifascismo tornava-se uma poderosa força política na Europa, grande parte das lideranças nacionalistas árabes dos recém criados Síria, Transjordânia, Líbano, Iraque e Arábia Saudita, assim como as lideranças palestinas, viam nos nazistas e fascistas potenciais aliados contra o imperialismo anglo-francês, que controlava a região até o início da II Guerra Mundial.
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751 0 bytes Revista Espaço Acadêmico - UEM http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico |
Categoria: História Artigos |
História, Estado e Educação: uma leitura sobre o Estado brasileiro (1971-2000) |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto
O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e como o tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira, no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cinco Anais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinze periódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História, e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas, considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foram produzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Neste artigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dos trabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais, que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor da ordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso, buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.
Palavras-chave: Estado. Educação básica. Políticas educacionais. Produção acadêmica. História da Educação.
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758 0 bytes Educar em Revista - UFPR http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar |
Categoria: História Artigos |
Quando a gente não espera, o sertão vem: Grande sertão: veredas |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de
Em pleno governo Juscelino Kubitschek, quando o desenvolvimentismo prometia colocar o país em dia com a modernização e com a modernidade, quando a construção da capital federal no interior do país prometia levar o progresso ao sertão e integrá-lo definitivamente à civilização, João Guimarães Rosa publica Grande sertão: veredas, sua obra maior, em que a partir da temática do sertão, tão presente no romance regionalista, se propõe a fazer uma interpretação do país, uma leitura da história nacional. Nesta leitura o espaço sertanejo resume o que seria o país e nele também se desenrola os grandes temas e dramas da existência humana, nele vem se encenar as grandes questões que atravessaram toda a trajetória da espécie humana. Sertão, portanto, que é mais do que um lugar preciso, que figura mais do que uma temporalidade específica, sertão universal, reflexão sobre o ser, sobre tempos, espaços e sentidos que sempre retornam; interrogações, problemas e dramas sobre o nosso ser, como região, como nação, como povo ou como espécie que, quando menos se espera, voltam a ressoar, voltam a emergir em novas figurações, em novas configurações, voltam a convocar novamente à interpretação, ao sentido, à escrita, à narrativa.
Palavras-chave: João Guimarães Rosa. Interpretação do Brasil. Sertão.
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766 0 bytes Revista ArtCultura - UFU http://www.artcultura.inhis.ufu.br/ |
Categoria: História Artigos |
O Clube Curitibano: representações do "plus" de educação |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
PASTRE, Marcelo
O que significou o lazer para as pessoas que viviam nas cidades brasileiras no final do século XIX e início do século XX e, em particular, na cidade de Curitiba? Qual o lugar do lazer na sociedade curitibana, nas relações humanas de uma sociedade que começa a se tornar complexa e mais refinada, afirmando-se em um espaço urbano? Qual o espaço e a influência do Clube Curitibano na sociedade da época, mas especificamente as elites? Ao Clube Curitibano, coube a função de cunhar um código comum de conduta e sentimento para as elites, sendo o "plus" de diferenciação e mais valia. Enquanto uma estrutura institucional, o clube passou a ter o papel de impulsionar a formação de uma "boa sociedade", mais poderosa e melhor, um grupo que se autopercebia e que era reconhecido com uma identidade social construída a partir de uma combinação singular de tradição, autoridade e influência.
Palavras-chave: Lazer. Clube Curitibano. Processo Civilizador.
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770 0 bytes Simpósio Internacional Processo Civilizador http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/Index.htm |
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