Categoria: História Artigos |
Invisibilidade Negra no Oeste do Paraná: uma Revisão Historiográfica  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2017 |
Descrição:
Duarte, Sônia Oracílio
Este artigo se propõe a apresentar a invisibilidade negra na região oeste do Paraná, utilizando-se da literatura acadêmica produzida até então. Por Invisibilidade compreende a ausência da participação negra nos relatos históricos e oficiais da região. Frente a este contexto, este trabalho está subdividido em duas fases, a primeira denominada “exaltação da frente sulista”, a qual, os autores, ao utilizarem documentos produzidos por empresas colonizadoras, reproduziram o seu discurso. Já a segunda fase, denominada “a vez do outro”, apresenta trabalhos que dão visão a novos personagens da história do Oeste Paranaense, que até o momento eram invisibilizado. Apesar de esta nova fase priorizar outros grupos, a população negra ainda permanece na invisibilidade, sendo a questão racial o ponto ainda não discutido.
Palavras-chave: Invisibilidade. Negro. Oeste do Paraná.
|
508 0 bytes UEPG http:// |
Categoria: História Artigos |
História, Trabalho, e Educação: o Processo Educativo das Crianças Negras nas Comunidades Quilombolas  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2017 |
Descrição:
PADILHA, Lucia Mara de Lima; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura
O presente trabalho refere‐se à pesquisa de doutorado, do programa de Pós‐Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Esta pesquisa propõe investigar o processo educacional das crianças negras nas comunidades quilombolas mais antigas do Paraná no período histórico delimitado entre o final do século XIX e meados do século XX. Neste período histórico, os discursos liberais republicanos propagavam a ideia de ‘liberdade’ e ‘igualdade’, propunham que a educação fosse oferecida pelo Estado e estivesse ao alcance de todos. Esse processo se concretizou ao longo do século XX, mas com a lenta inclusão da população negra nas escolas. Com esta pesquisa em História da Educação junto às comunidades quilombolas pretende‐se realizar a reconstrução histórica, por meio do levantamento de dados e informações junto a estas comunidades, de como se deu a educação das crianças quilombolas. A escolha desta fonte de pesquisa deve‐se ao fato de que as pesquisas realizadas sobre os quilombos no Paraná dirigem‐se às especificidades das outras áreas do conhecimento, portanto, o resgate histórico do processo educacional das crianças quilombolas será de grande importância para a compreensão da História da Educação dos negros no Paraná. O método de análise desta pesquisa terá como pressuposto teórico‐metodológico o Materialismo Histórico e Dialético. Analisar o processo histórico educativo das crianças negras nos quilombos do Paraná, utilizando como referencia essa orientação metodológica, pressupõe realizar uma análise da totalidade das relações, políticas, econômicos e sociais, presentes na sociedade da época, pois a educação não se dá de forma isolada, mas faz parte da vida do ser humano e articula‐se às transformações do modo como os mesmos produzem materialmente a sua existência. Para dar conta desta problemática e compreendê‐la imprimiremos a investigação e a escolha das categorias de análise (Estado, Trabalho, Educação), com os quais nos aproximaremos do objeto em estudo.
Palavras‐chave: Educação. Quilombos. Paraná.
|
511 0 bytes UFPB http:// |
Categoria: História Artigos |
História, Patrimônio e Educação Escolar: Diálogos e Perspectivas  |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro Cardoso
Este trabalho é resultado de três anos de pesquisa sobre patrimônio e educação no que se refere ao conhecimento histórico escolar. Para delimitar a presente pesquisa neste artigo, optou-se por apresentar as relações teóricas e práticas deste triângulo (história, patrimônio e educação) de forma a explicitar as divergências e aproximações destes conceitos. Para trabalhar o conceito de história são utilizadas as teorias de Jörn Rüsen, mais especificamente as apresentadas no livro Razão histórica, onde expõe os conceitos de práxis, narrativas, consciência e fontes históricas. Ao se tratar do patrimônio histórico e cultural são utilizadas fontes legislativas disponibilizadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de conceitos teóricos trabalhados pela pesquisadora Márcia Sant’anna e pelo professor Leandro Magalhães. Por fim, para trabalhar as relações entre história e patrimônio no contexto educacional foram utilizadas como referência as teorias da educação histórica, discutidas pelo grupo de pesquisa do LAPEDUH – UFPR (Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná).
|
6833 0 bytes Revista de Educação Histórica - UFPR http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/ |
Categoria: História Artigos |
História, Estado e Educação: uma leitura sobre o Estado brasileiro (1971-2000)  |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto
O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e como o tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira, no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cinco Anais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinze periódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História, e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas, considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foram produzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Neste artigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dos trabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais, que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor da ordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso, buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.
Palavras-chave: Estado. Educação básica. Políticas educacionais. Produção acadêmica. História da Educação.
|
838 0 bytes Educar em Revista - UFPR http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar |
Categoria: História Artigos |
História Transcriada  |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
WEINBERG, Marie Felice
Este trabalho é baseado em 22 entrevistas com mulheres judias empreendedoras. O período de imigração das entrevistadas, à cidade de São Paulo, foi entre o fim da II Guerra Mundial e 1956, quando um novo ciclo econômico teve inicio. A história oral, como metodologia utilizada, alinhavou a transformação dos valores frente às condições de mulheres economicamente ativas, identidade judaica e aculturação, em circunstâncias favoráveis encontradas no cenário político, econômico e social do período. A partir do levantamento de dados de 22 entrevistas, tabulação foi criada uma personagem ficcionada que apresenta a realidade histórica os resultados estatísticos numa estrutura literária.
Palavras-chave: Imigração. Judeus. Gênero. História Oral. Empresariado. São Paulo (1945 – 1956).
|
523 0 bytes Revista História Hoje http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=53 |
|