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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Do estrangeiro antipático e avarento, ao velhinho simpático e veterano de guerra Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
FAGUNDES, Luciana Pessanha

Esta apresentação tem como objetivo analisar as construções memoriais realizadas em torno da figura do Conde d’Eu, a partir de três momentos específicos. O primeiro deles acompanha a trajetória desse personagem no Brasil Imperial ressaltando as características negativas que lhe eram atribuídas. Já o segundo, analisa o retorno do Conde ao Brasil, em janeiro de 1921, quando é recebido com muitas simpatias e glórias. Enfim, o terceiro momento tem como alvo as biografias publicadas sobre o Conde na década de 1930, onde é perceptível uma construção memorial bem diferente daquela apresentada apenas uma década atrás.

Palavras-chave: Conde d'Eu. Memória. Construção. Biografia.

Downloads 1182  1182  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O "gaúcho", o tango, primitivismo e poder na formação da identidade nacional argentina Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ARCHETTI, Eduardo P.

Este artigo ilustra esses processos particulares sob o prisma do impacto da imagética e da vestimenta gauchas no tango. Em tal contexto, veremos que as tradições populares e o vestuário gaucho foram elementos-chave de um renascimento nacionalista. Tentarei mostrar que a conexão entre a vestimenta e a imagética gauchas, em tese pertencentes ao passado, também envolveu o tango — dança e música modernas criadas na Argentina nos anos 1880 e 1890 e exportadas para o mundo no começo do século XX. Examinarei aqui também a confluência do nacionalismo na Argentina com as idéias européias de exotismo na definição de um contexto em que se podia fazer referência ao tango como dança e música gauchas. Nesse período em que as elites argentinas procuravam símbolos nacionais, as relações acidentais e sinuosas entre o tango — produto urbano — e as roupas gauchas ofereceram uma poderosa solução temporária. Não foi por acaso que os europeus, particularmente os parisienses, viram o tango como "dança e música gauchas". Recorrerei à ideia de que, por meio desse deslocamento, as representações que aparentemente estão fora de época e de lugar são reforçadas e "naturalizadas". O poder simbólico repousa, assim, no processo que serve para firmar uma imagética gaucha, obscurecendo, ao mesmo tempo, as ambiguidades que o sustentam.

Palavras-chave: Gaúcho. Tango. Identidade. Argentina.

Downloads 532  532  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mana - Museu Nacional - UFRJ  Site http://www.ppgasmuseu.etc.br/publicacoes/mana.html
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Entre trajetórias e impérios: apontamentos de cultura política e historiografia Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SCHIAVINATTO, Iara Lis

A partir do debate historiográfico acerca do império ultramarino português, indica-se a problematização das trajetórias administrativas e discute-se uma contribuição metodológica desta noção na obra Império das Províncias, de 2008, para nuançar a configuração do homem de estado na cultura política do II Reinado.

Palavras-chave: Maria de Fátima Gouvêa. Historiografia. Império.

Downloads 615  615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Tempo - UFF  Site http://www.historia.uff.br/tempo/site/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As condições sociais de produção das lembranças entre imigrantes ucranianos Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
GUÉRIOS, Paulo Renato

O presente artigo parte da discussão de um estudo clássico sobre a "memória" nas ciências sociais: as obras acerca da "memória coletiva" escritas por Maurice Halbwachs (1976 [1925], 1968 [1950]). Talvez devido a seu grande sucesso, diversos autores consideram que elas esgotaram sua capacidade de emprestar legibilidade aos fenômenos observados. Nosso objetivo é propor um enfoque para a pesquisa que, inspirado pelo pensamento deste autor, dele se delimita ao realizar a crítica dos instrumentos e dos objetivos por ele definidos. Para tanto, serão utilizadas como material empírico as lembranças produzidas por imigrantes camponeses de origem eslava — os "rutenos" ou "ucranianos"— acerca de sua vinda ao Brasil no final do século XIX. O artigo inicia-se com um estudo crítico das ideias de Halbwachs sobre as relações entre "memória" e "sociedade"; após uma breve apresentação dos imigrantes ucranianos, explora relatos de sua imigração para encetar uma discussão que envolve as condições sociais que infletiram a produção de suas lembranças; por fim, conclui-se com o exame de algumas implicações da análise aqui empreendida.

Palavras-chave: Memória. Sociedade. Lembranças. Ucranianos.

Downloads 624  624  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Mana - Museu Nacional- UFRJ  Site http://www.ppgasmuseu.etc.br/publicacoes/mana.html
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A produção dos números escolares (1871-1931): contribuições para uma abordagem crítica das fontes Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
GIL, Natália de L.

O presente artigo pretende contribuir para a reflexão acerca das estatísticas educacionais como fonte para as pesqui­sas em História da Educação. Buscou-se aqui, principalmente, desvelar a maneira pela qual foram produzidas, no âmbito central, as estatísticas educacionais referentes ao período de 1871 a 1931. Foram analisados relatórios oficiais – da Diretoria Geral de Estatística – e repertórios estatísticos editados por aquela repartição, onde se buscou localizar as recomendações e definições para a realização dos trabalhos. Pretendeu-se, problematizando as fontes documentais de estatística educacional e suas interpretações mais comuns, diminuir o desconhecimento sobre a origem de números escolares, que, eventualmente, são utilizados em pesquisas atuais sem o conveniente exame crítico.

Palavras-chave: História da Educação. Estatísticas escolares. Fontes históricas.

Downloads 538  538  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O caderno de recortes sobre educação do "Diario Official do Estado de São Paulo" Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ABREU JÚNIOR, Laerthe de Moraes

Este trabalho apresenta uma pesquisa em história da educação na área de cultura material escolar. Analisa o caderno de recortes sobre educação do Diario Official do Estado de São Paulo feito pelos educadores da escola primária "Dr. Jorge Tibiriçá" durante os anos de 1930 a 1947. Esta análise pretende mostrar indícios das práticas escolares que aparecem e se destacam em meio aos textos sobre aspectos legais da educação.

Palavras-chave: História da educação. Cultura material escolar. Práticas escolares.

Downloads 534  534  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!IV Congresso de História Nacional: tendências e perspectivas da história do Brasil colonial  Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
GUIMARÃES, Lucia Maria P.

O artigo aborda o IV Congresso de História Nacional, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) no Rio de Janeiro, entre 21 e 28 de abril de 1949, com o intuito de celebrar o quarto centenário da fundação da cidade de Salvador e da instituição do Governo Geral. O evento reuniu cento e cinqüenta pesquisadores, entre os quais vinte estrangeiros, dezesseis deles integrando a delegação oficial de Portugal, enviada pelo governo de Antonio de Oliveira Salazar. Pretende-se examinar a jornada acadêmica e sua contribuição à historiografia nacional.

Palavras-chave: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Congressos de História Nacional. Intelectuais e poder. História da história do Brasil colonial.

Downloads 534  534  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Para uma definição de Didática da História Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
CARDOSO, Oldimar

Este artigo visa definir a Didática da História de acordo com a atual bibliografia alemã, que a considera mais próxima da História do que da Educação. Associada à palavra Geschichtsdidaktik, essa definição se opõe aos conceitos de Didática da História como a arte de ensinar — Lehrkunst — História ou como uma coleção de métodos utilizáveis tanto no ensino de História quanto no de outras disciplinas escolares — Unterrichtsmethoden. Em oposição a essas duas definições, este artigo dialoga com as bibliografias alemã, francesa e brasileira para propor uma concepção de Didática da História como uma subárea da História, uma vez que ela não trata apenas da História escolar, mas de todas as elaborações da História sem forma científica — nichtwissenschaftsförmigen Geschichtsverarbeitungen.

Palavras-chave: Didática da História. Metodologia de pesquisa didático-histórica. Ensino de História.

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O império da lei: ensaio sobre o cerimonial de sagração de D. Pedro I (1822) Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Eduardo Romero de

Este texto concentra-se no exame de um cerimonial régio da monarquia constitucional brasileira: a sagração e a coroação do Imperador D. Pedro I. Nosso exame deste cerimonial parte justamente do seu caráter litúrgico, para compreender por que este
aspecto foi considerado essencial então para afirmar a autonomia do novo reino e, ao mesmo tempo, contribuiu para definir o poder político do Império do Brasil.

Palavras-chave: Cerimoniais Régios. Poder Monárquico. Teologia Política.

Downloads 893  893  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Tempo - UFF  Site http://www.historia.uff.br/tempo/site/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Positivistas e republicanos: os professores da Escola de Engenharia de Porto Alegre  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
HEINZ, Flavio M.

A história da administração pública no sul do Brasil durante a Primeira República põe em evidência uma instituição de formação superior, a Escola de Engenharia de Porto Alegre, que, fundada em 1896, forneceu parte significativa dos quadros técnicos das secretarias e agências do estado nas décadas seguintes, notadamente da Secretaria dos Negócios de Obras Públicas (SOP). Neste artigo faremos uma breve exposição do cenário político-institucional no sul do Brasil na transição do século XIX para o XX; apresentaremos as linhas gerais do processo de organização da Escola de Engenharia de Porto Alegre; e discutiremos alguns aspectos do percurso profissional, administrativo e político de seu grupo original de docentes e de seus primeiros diplomados.

Palavras-chave: Escola de Engenharia de Porto Alegre. Engenheiros. Positivismo.

Downloads 526  526  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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