Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
BÉVORT, Evelyne & BELLONI, Maria Luiza

Para que a sociedade da informação seja uma sociedade plural, inclusiva e participativa, hoje, mais do que nunca, é necessário oferecer a todos os cidadãos, principalmente aos jovens, as competências para saber compreender a informação, ter o distanciamento necessário à análise crítica, utilizar e produzir informações e todo tipo de mensagens. Esta convicção inspirou este artigo, cujo objetivo é apresentar algumas tendências atuais da mídia-educação no mundo, seus conceitos e ações, buscando contribuir para seu desenvolvimento no Brasil. Mídia-educação é importante porque vivemos num mundo onde as mídias estão onipresentes, sendo preciso considerar sua importância na vida social, particularmente no que diz respeito aos jovens. Promover a mídia-educação é importante também porque as defasagens, que separam muitas vezes os sistemas educacionais do mundo que nos rodeia, prejudicam a formação das novas gerações para a vida adulta.

Palavras-chave: Mídia-educação. Educação para as mídias. Educomunicação. Comunicação e educação.

Downloads 704  704  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação & Sociedade - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Memórias femininas: tempo de viver, tempo de lembrar Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
CAVALCANTI, Vanessa Ribeiro S.

Enveredar pelo universo feminino católico entre as décadas de 1920 e 1940 é o objetivo deste artigo, descortinando as representações de mulheres a partir de suas memórias e egodocumentos. A análise de instituição de ensino confessional proporciona matizes da vida cotidiana e da identidade construída socialmente, revelando o cumprimento de papéis funcionais e de modelos a serem seguidos como exemplo de família, valores e qualificação.

Palavras-chave: História. Memória. Mulheres. Família.

Downloads 466  466  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Memória dos sons e os sons da memória: um encontro entre a História Oral e a Etnomusicologia Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SILVA, Sinesio Jefferson Andrade

O artigo comenta aspectos do uso da história oral em uma pesquisa etnomusicológica. As considerações foram feitas com base numa investigação sobre as memórias das práticas musicais da Maré, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro. Na seqüência, apresento primeiro algumas abordagens e questões relativas à etnomusicologia para, em seguida, destacar alguns pressupostos importantes no trabalho com a história oral. Cumprida essa parte, reservei espaço para uma reflexão resumida pela seguinte pergunta: como atender à exigência etnográfica da etnomusicologia a partir da metodologia da história oral? No fim, apresento um roteiro geral de entrevista desenvolvido com base na pesquisa mencionada.

Palavras-chave: Etnomusicologia. História Oral. Memória.

Downloads 1554  1554  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e Canção: uma proposta para o ensino de História Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
NAPOLITANO, Marcos; AMARAL, Maria C.; BORJA, Wagner C.

Este texto discute questões teóricas que fundamentam uma experiência de ensino numa escola pública de Taboão da Serra, São Paulo, apoiada na análise de canções populares. Ele valoriza o trabalho com diferentes linguagens para o estudo de História.

Downloads 1573  1573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Leitura e uso das fontes no ensino de História Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
TOMAZ, Paulo C.

Esta comunicação tem por objetivo analisar as principais correntes historiográficas no estudo de História, tais como o Positivismo, o Marxismo e a História Nova, buscando compreender como essas correntes historiográficas trataram a leitura, a interpretação e o uso das fontes para a compreensão dos acontecimentos históricos. Objetiva igualmente analisar o enfoque dado a esse assunto no ensino de História no Brasil, tendo como base de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 5ª a 8ª séries, cuja finalidade é também capacitar o aluno a "dominar procedimentos de pesquisa escolar e produção de textos, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais." (PCN,1998).

Palavras-chave: Correntes historiográficas. Leitura e uso das fontes. Ensino de História

Downloads 712  712  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALB  Site http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss05_07.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Leitura do Imaginário: Educação do Olhar Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
TAVARES, Rubens.

O artigo discute as relações entre imagem, história, a apropriação da emória e a utilização de imagens com a função de ora educadoras do senso crítico ou ora como encobridoras de tempos e espaços históricos. Toda imagem deve ser lida dentro dos seus contextos, bem como os simbolismos que representam momentos históricos que se passaram ou passam na sociedade. Pode-se perceber isso na história que faz uso do cotidiano, sejam em livros, revistas ou materiais didáticos, como também quando essas imagens que ajudam a construir o imaginário estão no cotidiano, seja nos grafites que utilizam o muro como quadros abertos, como afirma Umberto Eco, em uma “obra aberta” que expõe as imagens de nossas cidades e ajudam a entender os problemas. A realidade dentro da realidade, como a desconstrução de uma e a construção de outra, a “matriz” da razão Platônica. Ou ainda, espaços que eram depositários de memórias coletivas e individuais como, por exemplo, a fundição Muller, que a princípio era o espaço da luta de classes, do enfrentamento do capital versus trabalho, mas acaba sucumbindo e transforma-se no espaço do consumo, da alienação, da mercadoria, onde tudo que era memória esvoaça-se e “desmancha no ar”. Analisar esses espaços como construções e portadores de memórias individuais e coletivas e lê-los como tempos de persistência da memória que foram encobertos por anos e anos de camadas ideologizadas, que precisam ser desconstruídos numa arqueologia das imagens para que o olhar seja educado. Para isto, faço uma reflexão sobre o papel da escola, de educar os alunos a observálos com outros olhos e outras percepções. E que estas novas leituras criem espaços de educação do nosso olhar.

Palavras-chave: imaginação, (educação da) imagens, simbolismo, representação.

Downloads 1037  1037  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de história Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
MARTINEZ, Paulo Henrique

Apresentação de proposta de ação institucional e seus fundamentos teóricos e metodológicos para a formação de professores de História. Enfoque na elaboração de material didático, nas atividades de ensino e aprendizagem e na avaliação sobre as questões ambientais presentes no conhecimento histórico escolar, nas práticas de pesquisa e educação ambiental. As experiências foram desenvolvidas em 2002-2003 pelo projeto "História e Meio Ambiente: estudo das formas de viver, sentir e pensar o mundo natural na América portuguesa e no Império do Brasil (1550-1889)", junto ao Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Assis/SP.

Palavras-chave: História. Meio ambiente. Educação.

Downloads 449  449  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!João Goulart - 30 anos de Silêncio Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
TORRES, Pedro Henrique

O Caderno B do Jornal do Brasil do dia 10 de setembro de 1976 anunciava em letras garrafais: MAO – Poeta, Guerreiro e Líder1. A matéria que preenche todo o caderno traz uma enorme veneração ao líder comunista chinês Mao Tse Tung. Os crimes cometidos em nome da revolução chinesa ou da revolução cultural ainda não tinham vindo a público. Exaltar Mao Tse Tung e tudo que representava a revolução chinesa para o Ocidente na década de 60/70 pareciam uma provocação contra a ditadura militar brasileira. Passados trinta anos, nenhum dos grandes jornais brasileiros fizeram questão de lembrar, ou de nos lembrar, do trigésimo aniversário da morte do líder chinês. A China já não é mais a mesma. Acredito que no momento de excepcional crescimento econômico, nem os próprios chineses fizeram muita festa pela memória de Mao. Nossos jornais, impresso ou televisivo, ao contrário, passaram os três dias que antecederam o dia 11 de setembro, relembrando a queda das torres gêmeas do World Trade Center em Nova York no ano 2001. O que era mais interessante para os meios de comunicação? Nos fazer lembrar a China maoísta ou a queda das torres em Nova York? A memória é objeto de disputa, representa interesses políticos, econômicos e culturais. Por isso, tivemos três dias de "Atentado em NY". Essa pequena introdução pode parecer bem distante do título de meu trabalho: João Goulart - 30 anos de Silêncio. Mas não é. Exatamente no mesmo ano: 1976, dois ex- presidentes do Brasil morreram – Juscelino Kubitschek e João Goulart. Juscelino que vislumbrava a possibilidade de voltar à presidência em uma possível eleição de 1965, fora humilhado pelos militares em constantes interrogatórios. Jango, apelido de infância do presidente Goulart, jamais retornaria ao país que deixará em 1964.

Palavras-chave: Imprensa. João Goulart. Ditadura militar.

Downloads 3214  3214  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Agora  Site http://www.historiagora.com/hist%C3%B3ria-agora-n%C2%BA1/5/11-joao-goulart-30-anos-de-silencio-pedro
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!IV Congresso de História Nacional: tendências e perspectivas da história do Brasil colonial  Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
GUIMARÃES, Lucia Maria P.

O artigo aborda o IV Congresso de História Nacional, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) no Rio de Janeiro, entre 21 e 28 de abril de 1949, com o intuito de celebrar o quarto centenário da fundação da cidade de Salvador e da instituição do Governo Geral. O evento reuniu cento e cinqüenta pesquisadores, entre os quais vinte estrangeiros, dezesseis deles integrando a delegação oficial de Portugal, enviada pelo governo de Antonio de Oliveira Salazar. Pretende-se examinar a jornada acadêmica e sua contribuição à historiografia nacional.

Palavras-chave: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Congressos de História Nacional. Intelectuais e poder. História da história do Brasil colonial.

Downloads 454  454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Isaías Alves através de seu arquivo pessoal: possibilidades de leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
ROCHA, Ana Cristina Santos Matos

Isaías Alves (1888-1968) foi um educador baiano que teve papel central na fundação da Faculdade de Filosofia da Bahia, que hoje integra a UFBA. Em 1972, a documentação que constituía seu acervo pessoal foi entregue a esta Instituição. Os doadores do acervo previram que, em comemoração aos 30 anos da Faculdade, fosse criada uma "Sala Isaías Alves", em homenagem ao seu fundador, além da realização de um trabalho sobre a Instituição. Este artigo pretende explorar as características deste arquivo, que é central na pesquisa que desenvolvo sobre Alves, bem como o processo de reorganização do acervo, que teve início em 2005.

Palavras-chave: Isaías Alves. Acervo. UFBA.

Downloads 4911  4911  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 »