Categoria: História Artigos |
Escravidão e liberdade: o paradoxo americano |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
MORGAN, Edmund S.
Os historiadores americanos que buscam as origens do surgimento da liberdade, da democracia, e o homem comum tiveram de enfrentar, nas duas últimas décadas, o desafio lançado por outros historiadores que têm interesse na origem da história da opressão, exploração e racismo. Esse desafio tem sido salutar porque nos levou a examinar, de um modo mais direto do que os historiadores até o presente se haviam predisposto a fazer, o papel da escravidão no início de nossa história. Sobretudo os historiadores do período colonial, ao escreverem sobre a origem e o desenvolvimento das instituições norteamericanas, até recentemente achavam maneiras de tratar a escravidão como uma exceção a tudo o que tinham a dizer. Estou falando de mim mesmo e também da maioria dos integrantes de minha geração. Devemos gratidão àqueles que insistiram no fato de ter sido a escravidão mais que uma exceção; que um quinto da população americana na época da Revolução é gente demais para ser tratada como exceção.
Palavras-chave: Escravidão. EUA. Racismo. Historiografia.
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592 0 bytes Estudos Avançados - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-estudos-avancados/ |
Categoria: História Artigos |
O Jogo como um Instrumento de Trabalho no Ensino de História? |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
FERMIANO, Maria A. Belintane
A História pode ser considerada uma área que possibilita o pensar e, é um desafio que se constrói no ensino fundamental. Apesar da importância do conteúdo para o aluno, devemos nos preocupar com a formação de um sujeito pesquisador, historiador perseguindo o desenvolvimento de categorias de tempo (permanência/mudança, semelhança/diferença, e simultaneidade), do pensamento e da construção da cidadania, da tolerância, da cooperação. Repensar as aulas e estratégias de ensino que se utilizam apenas de verbalismo e questionários é uma tarefa urgente. Apresentamos, então, o jogo, como uma estratégia que possibilita a coordenação de pontos de vista e coordenação de ações interindividuais, tão necessárias para a compreensão e ação no mundo que está a nossa volta, seja ele passado, presente ou futuro.
Palavras-chave: História. Jogo. Cooperação.
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602 0 bytes Revista História Hoje http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=7 |
Categoria: História Artigos |
Ações afirmativas no Brasil e na África do Sul |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
SILVA, Graziella Moraes Dias da
Ao longo do século XX, o Brasil e a África do Sul implementaram políticas completamente diferentes, senão opostas, na definição e no tratamento das relações raciais. Enquanto no Brasil evitou-se o estabelecimento de qualquer tipo de classificação racial formal desde o final da escravidão em 1888, na África do Sul um regime de segregação estruturado foi mantido até 1990. O conceito de raça tem significados muito diferentes em cada um desses contextos: no Brasil, as fronteiras raciais são imprecisas, a segregação racial residencial é baixa e o casamento inter-racial é comum; na África do Sul, as fronteiras raciais são mais rígidas, a segregação racial residencial é alta e o casamento interracial é muito raro. O paradoxo empírico que este artigo tenta elucidar é como e por que países com históricos tão díspares de relações raciais adotaram, no início do século XXI, políticas semelhantes para lidar com as desigualdades étnicas e raciais: ações afirmativas.
Palavras-chave: Ações afirmativas. África do Sul. Brasil. Raça.
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607 0 bytes Revista Tempo Social - USP http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/site/ |
Categoria: História Artigos |
Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de
O objetivo do artigo é deslocar o interesse dos historiadores, das fontes visuais (iconografia, iconologia) para um tratamento mais abrangente da visualidade como uma dimensão importante da vida social e dos processos sociais. Após um rápido exame das contribuições trazidas para o estudo dos registros visuais e dos regimes visuais pela História da Arte, Antropologia Visual, Sociologia Visual e Estudos de Cultura Visual, o autor propõe algumas premissas para a consolidação de uma História Visual, concebida não como mais um feudo acadêmico, mas como uma conjunto de recursos operacionais para ampliar a consistência da pesquisa histórica em todos os seus domínios.
Palavras-chave: História Visual. Cultura visual. Fontes visuais.
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629 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
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