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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O ensino de conceitos históricos a partir das HQs de Hagar, o Horrível Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
SIQUEIRA, André Luiz de

O presente artigo visa identificar de que forma as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas em sala de aula, principalmente na disciplina de História. Apesar de, na maioria das vezes, haver certo consenso entre os professores em evitar discutir conceitos teóricos em sala pela complexidade que estes apresentam, as HQs do personagem Hagar, o Horrível, de Dik Browne, surgem como um excelente veículo de apresentação e de análise de conceitos historiográficos como, por exemplo: concepção de História, de sujeito histórico, de memória, de anacronismo, e temporalidade, permitindo que os estudantes possam ter acesso aos elementos que perfazem a reflexão histórica de maneira divertida.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Discurso da História e os Desafios do Estilo Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
BARROS, José D’Assunção

Este artigo busca refletir livremente, no âmbito da Metodologia da História, sobre a questão dos estilos e modos de apresentação dos textos historiográficos. Procura-se questionar os padrões pré- estabelecidos para os textos historiográficos e as restrições que por vezes são impostas academicamente à linguagem do historiador em nome de uma pretensa “objetividade científica”. Ao mesmo tempo, examina-se a contribuição de alguns historiadores que, nas últimas décadas, esforçaram-se por discutir estes problemas ou que produziram criativamente trabalhos historiográficos em novos estilos, linguagens e padrões de apresentação.

Palavras-chave: Escrita da História. Imagens. Padrões historiográficos.

Downloads 1065  1065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=68
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Descobrimento do Brasil (1937): uma leitura histórica do primeiro filme educativo ... Popular Versão: PDF
Atualização:  21/11/2013
Descrição:
BEZERRA, Carolina C.
A escolha das imagens como objeto de estudo, deve-se à sua importância na sociedade atual e, também, à sua presença nos temas e preocupações educacionais. Portanto, justifica-se pela relevância que o assunto apresenta, seja para a educação, enquanto forma de organização e transmissão de conhecimento, seja para a sociedade, receptora e reprodutora destes sabere.
Segundo Pierre Bourdieu, “a experiência das pessoas com o cinema contribui para desenvolver o que se pode chamar de competência para ver, isto é, uma certa disposição, valorizada socialmente, para analisar, compreender e apreciar qualquer história cinematográfica”. Mas Bourdieu entende, também, que essa competência não é adquirida apenas se vendo filmes. Toda atmosfera cultural em que as pessoas estão inseridas, lhes permite desenvolver determinadas maneiras de lidar com os produtos culturais.

Downloads 741  741  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://www.anpuh.org/simposionacional
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Clube Curitibano: representações do "plus" de educação Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
PASTRE, Marcelo

O que significou o lazer para as pessoas que viviam nas cidades brasileiras no final do século XIX e início do século XX e, em particular, na cidade de Curitiba? Qual o lugar do lazer na sociedade curitibana, nas relações humanas de uma sociedade que começa a se tornar complexa e mais refinada, afirmando-se em um espaço urbano? Qual o espaço e a influência do Clube Curitibano na sociedade da época, mas especificamente as elites? Ao Clube Curitibano, coube a função de cunhar um código comum de conduta e sentimento para as elites, sendo o "plus" de diferenciação e mais valia. Enquanto uma estrutura institucional, o clube passou a ter o papel de impulsionar a formação de uma "boa sociedade", mais poderosa e melhor, um grupo que se autopercebia e que era reconhecido com uma identidade social construída a partir de uma combinação singular de tradição, autoridade e influência.

Palavras-chave: Lazer. Clube Curitibano. Processo Civilizador.

Downloads 766  766  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Simpósio Internacional Processo Civilizador  Site http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/Index.htm
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O cinema e a escola: formas imagéticas da violência Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GUIMARÃES, Áurea M.

Este artigo pretende analisar as relações entre mito, violência e cinema. Queremos saber que suportes a narrativa fílmica oferece para que o público, ao ver um filme, possa criar e recriar sentidos, indo além dos valores reiterados pela estrutura fílmica. A escola seria um dos espaços para que a literatura, as artes em geral, e o cinema em particular, germinassem as possibilidades de alunos e professores transformarem-se em "sujeitos imaginantes", produtores e não apenas reprodutores de sentidos.

Palavras-chave: Mito. Violência. Cinema. Memória. Imaginação criativa.

Downloads 524  524  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/cad_apresentacao.htm
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro Popular Versão: PDF
Atualização:  8/11/2013
Descrição:
MORETTIN, Eduardo V.

Este artigo analisa o lugar que o cinema ocupa como fonte histórica na obra de Marc Ferro. Além de examinar a relação entre história e o cinema em seus textos, ele também sistematiza as noções que comandam a reflexão de ferro sobre o tema. Por último, ressalta a maneira pela qual se efetiva esta relação por meio do estudo de alguns casos concretos, como os filmes feitos durante o período da República de Weimar.

Palavras-chave: cinema, história, Marc Ferro.

Downloads 586  586  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões e Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Cinema com Recurso Didático nas Aulas de História Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2014
Descrição:
Este trabalho tem o intuito de apresentar o uso do cinema como recurso importante para o ensino de História, tendo como pressupostos teórico a Educação Histórica. O cinema, enquanto produto cultural, atua na formação das "ideias históricas" e em sala de aula, devendo, assim, ocupar um lugar de destaque nas aulas de História. Desde as primeiras décadas do século XX, educadores defendem a utilização do cinema como um recurso didático, visto que quando usado em contextos escolares, colabora na formação da "consciência histórica" dos estudantes (RÜSEN, 2001). Para as pesquisadoras Olga Magalhães e Henriqueta Alface (2011, p. 255), o cinema pode ser incluido no planejamento do professor de História desde que sejam considerados algumas questões: a faixa etária do aluno, o nível de ensino, a relação direta com com os conteúdos e o respeito com os valores socioculturais do meio onde a escola está inserida. Isso porque o uso do filme não pode ser visto como apenas "passar o filme", é necessário conduzir os alunos a uma percepção crítica, tornando o filme significativo. Em relação à bibliografia especializada em cinema e educação esta sugere algumas etapas para o bom uso do filme na escola - são elas: apresentação da sinopse, exibição do filme e debate sobre temas apresentados em determinados trechos do filme. Cabe também ao professor escolher como apresentar aos estudantes o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Conforme Pablo Blasco (2006, p. 28), o uso do fragmento mostra-se eficiente porque se insere na chamada "cultura do espetáculo", marcada pela " informação rápida, o impacto, o intuitivo, em detrimento do raciocionio linear, lógico e especulativo". No entanto, a maioria dos pesquisadores consideram a fragmentação do filme como um procedimento equivocado, porque essa leitura fracionada compromete a apreciação do cinema como obra de arte (NAPOLITANO, 2009). A partir desses pressupostos teóricos que este trabalho se propõe a comparar ambas as maneiras de uso do cinema em sala de aula, em trechos ou na íntegra, a fim de auxiliar a prática docente do ensino de História.

Palavras-chave: História. coíbem. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 3161  3161  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - REDUH  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O caderno de recortes sobre educação do "Diario Official do Estado de São Paulo" Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ABREU JÚNIOR, Laerthe de Moraes

Este trabalho apresenta uma pesquisa em história da educação na área de cultura material escolar. Analisa o caderno de recortes sobre educação do Diario Official do Estado de São Paulo feito pelos educadores da escola primária "Dr. Jorge Tibiriçá" durante os anos de 1930 a 1947. Esta análise pretende mostrar indícios das práticas escolares que aparecem e se destacam em meio aos textos sobre aspectos legais da educação.

Palavras-chave: História da educação. Cultura material escolar. Práticas escolares.

Downloads 442  442  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O "gaúcho", o tango, primitivismo e poder na formação da identidade nacional argentina Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ARCHETTI, Eduardo P.

Este artigo ilustra esses processos particulares sob o prisma do impacto da imagética e da vestimenta gauchas no tango. Em tal contexto, veremos que as tradições populares e o vestuário gaucho foram elementos-chave de um renascimento nacionalista. Tentarei mostrar que a conexão entre a vestimenta e a imagética gauchas, em tese pertencentes ao passado, também envolveu o tango — dança e música modernas criadas na Argentina nos anos 1880 e 1890 e exportadas para o mundo no começo do século XX. Examinarei aqui também a confluência do nacionalismo na Argentina com as idéias européias de exotismo na definição de um contexto em que se podia fazer referência ao tango como dança e música gauchas. Nesse período em que as elites argentinas procuravam símbolos nacionais, as relações acidentais e sinuosas entre o tango — produto urbano — e as roupas gauchas ofereceram uma poderosa solução temporária. Não foi por acaso que os europeus, particularmente os parisienses, viram o tango como "dança e música gauchas". Recorrerei à ideia de que, por meio desse deslocamento, as representações que aparentemente estão fora de época e de lugar são reforçadas e "naturalizadas". O poder simbólico repousa, assim, no processo que serve para firmar uma imagética gaucha, obscurecendo, ao mesmo tempo, as ambiguidades que o sustentam.

Palavras-chave: Gaúcho. Tango. Identidade. Argentina.

Downloads 452  452  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mana - Museu Nacional - UFRJ  Site http://www.ppgasmuseu.etc.br/publicacoes/mana.html
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Noel Rosa, o Samba e a Criação da Música Popular Brasileira Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
FENERICK, José A.

Este artigo apresenta considerações sobre as transformações simbólicas do samba em meio ao processo de modernização da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturação de um mercado musical. Nele, o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba", ao mesmo tempo em que criava a moderna música popular brasileira. Noel Rosa atuou nos anos trinta como compositor de sambas e como a sua participação foi marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como referência analítica.

Palavras-chave: Samba. Música Popular Brasileira. Noel Rosa.

Downloads 552  552  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=96
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