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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Canção Popular e Ensino de História: Possibilidade e Desafios Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
GOMES, Jandynéa de Paula C.

As transformações por que passou o ensino de história, sobretudo a partir da década de 1970, representaram para os professores de história ao mesmo tempo o desafio de renovar a sua prática e a possibilidade de utilizar diversos recursos oriundos das novas tecnologias. Essa renovação está ligada por um lado à aproximação cada vez mais comum entre a produção acadêmica e o ensino e por outro lado pelo desenvolvimento dos recursos áudios-visuais e sua incorporação à educação de forma geral. Vale lembrar que até mesmo uma nova modalidade de educação surgiu do desenvolvimento tecnológico: a educação à distância. Mas, essas novas tecnologias trazem para o professor não só a necessidade de competência
técnica para lidar com elas, como também a necessidade de possuir um censo crítico aguçado para saber o que é de fato contribuição no processo ensino-apredizagem e a melhor forma de utilizá-las.

Palavras-chave: Ensino de História. Canção popular. Análise historiográfica.

Downloads 2248  2248  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH - PB  Site http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/autores.html
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Fragmentando o Paraná: O estudo de caso do Estado do Iguaçu Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
BURILLE, Celma Faria de Souza; OLIVEIRA, Dennison de

O objeto de reflexão presente nesse trabalho é parte da Introdução da Dissertação do Mestrado em História, do Programa de Mestrado da UFPR, cuja proposta é apresentar uma perspectiva histórica das memórias de sujeitos não protagonistas dos movimentos em defesa da criação do Estado do Iguaçu, emergentes nas décadas de 1960 e 1990. A pesquisa pretende enfrentar alguns desafios para dar conta de pensar as ideias “separatistas” presentes no processo político e social em todo o Brasil e, mais especificamente, na região Sul do país. Para isso, será analisado como, em função desse movimento, aconteceram diversas tentativas de construção de uma identidade própria que diferenciasse essa região das demais regiões do Estado do Paraná e, ao mesmo tempo indagar as motivações ou os sentidos políticos em torno desse discurso da 'homogeneidade identitária' da região, de um determinado grupo político.

Palavras-chave: Paraná. Historiografia. Identidade. Separatismo.

Downloads 2211  2211  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IV Encontro Internacional de História - UEM  Site 
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ambiguidades históricas pós-coloniais etensões ambientais no Estado do Paraná, Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BONNICI, Thomas

Esta pesquisa discursa sobre a maneira como a violência cometida pelo colonizador contra as pessoas e o meio-ambiente e as tensões subseqüentes potencializaram a destruição ecológica no estado do Paraná, Brasil. São investigados três textos sobre o Paraná, oriundos de períodos históricos diferentes, todos os três mostrando como o equilíbrio biológico foi subvertido pelas profundas tensões entre o colonizador e o colonizado.

Palavras-chave: Textos etnográficos. O olhar colonial. Ruptura ecológica.

Downloads 1941  1941  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras - UFPR  Site http://www.letras.ufpr.br/revista_letras/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Patrimônio Imaterial e Educação Histórica: a lenda da caveirinha no processo de aprendizagem  Popular Versão: PDF
Atualização:  5/6/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro C. do

Este trabalho se dedica em analisar o ensino e aprendizagem em história, com alunos do ensino médio de uma escola estadual do município de Paranaguá - PR. Com o objetivo principal de analisar a compreensão histórica dos alunos, por meio da educação patrimonial, este trabalho propõe alternativas para o ensino da história, visando à utilização de fontes primárias em sala de aula; outros objetivos se resumem em: ensinar história a partir da aproximação de alunos de classes populares à história local; e realizar um levantamento, do patrimônio imaterial do município. Os métodos utilizados nesta pesquisa se apoiam nas teorias da educação histórica, que visam o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios. Esta pesquisa instigou os alunos a conhecer e valorizar a cultura local, tornando o patrimônio imaterial uma ferramenta produtiva, para o desenvolvimento da compreensão histórica.

Palavras-chave: Cultura Popular. Ensino de História. Narrativas Históricas.

Downloads 1921  1921  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://abeh.org/trabalhos/GT07/tcompletoevandro.pdf
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Muito além do céu: Escravidão e estratégias de liberdade no Paraná no século XIX Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
HARTUNG, Mirian

Este artigo analisa o processo de doação de parte da Fazenda Santa Cruz (município de Ponta Grossa, PR) a escravos e libertos, feito pela proprietária Maria Clara do Nascimento, em 1854. Quais as razões, as motivações e as condições sociais deste ato de fazer de escravos e ex-escravos herdeiros efetivos são algumas das questões que guiam a presente reflexão. Trata-se então de apreender este ato como resultado de um movimento onde se cruzam questões particulares, afetos e desejos de diferentes atores sociais em um contexto mais amplo, regional e nacional, marcados por um conjunto de concepções e políticas públicas próprios àqueles períodos históricos.

Palavras-chave: Escravidão. Organização social. Parentesco.

Downloads 1917  1917  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Topoi - UFRJ  Site http://www.revistatopoi.org/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Entre a história e a literatura: a identidade nacional em Lima Barreto Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
SILVEIRA, Cristiane da.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os cruzamentos entre a literatura e a história para a construção do conhecimento histórico, buscando na primeira um novo olhar sobre a identidade nacional logo após a instauração do regime republicano no Brasil. Para nossas análises privilegiamos a produção literária de Lima Barreto, a qual possibilitou-nos pensar a formação da identidade nacional a partir das várias situações vivenciadas pelos sujeitos marginais da República, ou seja, os negros, os mulatos, homens e mulheres pobres. Identidade essa pautada no sentimento de pertencimento ao país e não por meio do discurso homogeneizador veiculado pelas elites e os governantes, mas da sua busca pela afirmação social.

Palavras-chave: Literatura. Identidade nacional. República.

Downloads 1917  1917  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões & Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensino de História e Novas Tecnologias Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
SILVA, Marcos

A partir da constatação da gradual inclusão digital das diversas classes sociais no Brasil, o artigo demonstra como a nova situação cognitiva dos estudantes exige dos docentes uma nova postura pedagógica. Em seguida faz o inventário das principais possibilidades de utilização didática dos recursos fornecidos pela telemática, especialmente para os professores de história.

Palavras-chave: Inclusão Digital. Geração Net. Ciberespaço. Ensino de História. Ferramentas Instrucionais.

Downloads 1883  1883  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABEH  Site 
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Objetos de Aprendizagem: Investindo na Mediação Digital do Conhecimento Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GARCIA, Simone Carboni

A concepção histórico-cultural da relação indivíduo-conhecimento destaca a aprendizagem com base no processo de mediação, pelo qual o sujeito conhece o mundo a partir do contato com os instrumentos físicos e psicológicos presentes em sua cultura. Essa perspectiva sustenta a valorização do uso dos recursos da informática (hipertextos, imagens, animações, vídeos, sons, interatividade etc) no desenvolvimento de materiais educacionais capazes de facilitar a internalização do conhecimento. Atualmente, a aplicação de recursos digitais no desenvolvimento de tais materiais recebe o nome Objetos de Aprendizagem (OAs). No Brasil, diversas entidades vêm estimulando a produção e a difusão de objetos de aprendizagem, entre as quais destaca-se: a Fábrica Virtual do RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação – promovido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação; o projeto CESTA – Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem – idealizado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o projeto BMT – Banco Multidisciplinar de Textos – da Universidade Federal de Pelotas. Esse investimento nos OAs permite vislumbrar que serão fortalecidos, nos próximos anos, os laços entre a informática e a produção de conhecimento.

Downloads 1861  1861  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Celsul  Site http://www.celsul.org.br/Encontros/07/dir2/17.pdf
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Pioneirismo Negro no Norte do Paraná: Justiniano Clímaco da Silva, o doutor Preto Popular Versão: PDF
Atualização:  11/9/2017
Descrição:
PANTA, M.A.dos S.; SOUZA, N.R. de; PRATAVIEIRA, E.; MERISSI, Lais Celis; DINIZ, L.M.; MELO, M.A. da S.

Dentre os objetivos do projeto LEAFRO (Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros), destaca-se a busca pelo reconhecimento e valorização de personalidades negras que fizeram história no município de Londrina. Por meio de pesquisas (oral, documental, bibliográfica, hemerográfica e iconográfica) foi possível evidenciar as contribuições da população negra para a constituição da cidade de Londrina-PR. A história oficial do município, apesar de sua heterogeneidade étnica, não menciona a comunidade negra, ainda que, sua presença possa ser constatada por meio de relatos dos descendentes dos primeiros negros que chegaram à cidade e também nas fotografias dos álbuns das famílias. Como resultados parciais, o projeto LEAFRO divulga a primeira biografia de uma das personalidades negras que desempenhou um importante papel desde o início da colonização de Londrina até o final da década de 1990, o pioneiro Justiniano Clímaco da Silva, primeiro médico negro e deputado estadual de Londrina, bem como, compreendeu e percebeu a necessidade ressaltar a identidade da população negra londrinense, que se configura também, como uma reparação do processo histórico local.

Palavras-chave: Projeto LEAFRO. Personalidades negras. Justiniano Clímaco da Silva.

Downloads 1860  1860  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A inclusão social através das políticas de cotas: diálogos e perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BARROS, Clarissa Fernandes do R.

Este artigo procura levantar algumas premissas sobre a inclusão através do sistema de cotas, entendendo esta política como um posicionamento e reivindicação da sociedade e dos movimentos em torno dos pré-vestibulares comunitários, neste caso, o diálogo estabelecido é com o Pré-Vestibular para Negros e Carentes.

Palavras- chave: Educação. Inclusão Social. Política de Cotas.

Downloads 1849  1849  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Agora  Site http://www.historiagora.com/
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