Categoria: História Artigos |
Fragmentando o Paraná: O estudo de caso do Estado do Iguaçu |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
BURILLE, Celma Faria de Souza; OLIVEIRA, Dennison de
O objeto de reflexão presente nesse trabalho é parte da Introdução da Dissertação do Mestrado em História, do Programa de Mestrado da UFPR, cuja proposta é apresentar uma perspectiva histórica das memórias de sujeitos não protagonistas dos movimentos em defesa da criação do Estado do Iguaçu, emergentes nas décadas de 1960 e 1990. A pesquisa pretende enfrentar alguns desafios para dar conta de pensar as ideias “separatistas” presentes no processo político e social em todo o Brasil e, mais especificamente, na região Sul do país. Para isso, será analisado como, em função desse movimento, aconteceram diversas tentativas de construção de uma identidade própria que diferenciasse essa região das demais regiões do Estado do Paraná e, ao mesmo tempo indagar as motivações ou os sentidos políticos em torno desse discurso da 'homogeneidade identitária' da região, de um determinado grupo político.
Palavras-chave: Paraná. Historiografia. Identidade. Separatismo.
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2211 0 bytes IV Encontro Internacional de História - UEM |
Categoria: História Artigos |
Objetos de Aprendizagem: Investindo na Mediação Digital do Conhecimento |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
GARCIA, Simone Carboni
A concepção histórico-cultural da relação indivíduo-conhecimento destaca a aprendizagem com base no processo de mediação, pelo qual o sujeito conhece o mundo a partir do contato com os instrumentos físicos e psicológicos presentes em sua cultura. Essa perspectiva sustenta a valorização do uso dos recursos da informática (hipertextos, imagens, animações, vídeos, sons, interatividade etc) no desenvolvimento de materiais educacionais capazes de facilitar a internalização do conhecimento. Atualmente, a aplicação de recursos digitais no desenvolvimento de tais materiais recebe o nome Objetos de Aprendizagem (OAs). No Brasil, diversas entidades vêm estimulando a produção e a difusão de objetos de aprendizagem, entre as quais destaca-se: a Fábrica Virtual do RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação – promovido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação; o projeto CESTA – Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem – idealizado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o projeto BMT – Banco Multidisciplinar de Textos – da Universidade Federal de Pelotas. Esse investimento nos OAs permite vislumbrar que serão fortalecidos, nos próximos anos, os laços entre a informática e a produção de conhecimento.
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1861 0 bytes Celsul http://www.celsul.org.br/Encontros/07/dir2/17.pdf |
Categoria: História Artigos |
O Pioneirismo Negro no Norte do Paraná: Justiniano Clímaco da Silva, o doutor Preto |
Versão: PDF Atualização: 11/9/2017 |
Descrição:
PANTA, M.A.dos S.; SOUZA, N.R. de; PRATAVIEIRA, E.; MERISSI, Lais Celis; DINIZ, L.M.; MELO, M.A. da S.
Dentre os objetivos do projeto LEAFRO (Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros), destaca-se a busca pelo reconhecimento e valorização de personalidades negras que fizeram história no município de Londrina. Por meio de pesquisas (oral, documental, bibliográfica, hemerográfica e iconográfica) foi possível evidenciar as contribuições da população negra para a constituição da cidade de Londrina-PR. A história oficial do município, apesar de sua heterogeneidade étnica, não menciona a comunidade negra, ainda que, sua presença possa ser constatada por meio de relatos dos descendentes dos primeiros negros que chegaram à cidade e também nas fotografias dos álbuns das famílias. Como resultados parciais, o projeto LEAFRO divulga a primeira biografia de uma das personalidades negras que desempenhou um importante papel desde o início da colonização de Londrina até o final da década de 1990, o pioneiro Justiniano Clímaco da Silva, primeiro médico negro e deputado estadual de Londrina, bem como, compreendeu e percebeu a necessidade ressaltar a identidade da população negra londrinense, que se configura também, como uma reparação do processo histórico local.
Palavras-chave: Projeto LEAFRO. Personalidades negras. Justiniano Clímaco da Silva.
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