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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Poéticas políticas: as artes plásticas entre o golpe de 64 e o AI-5 Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
FREITAS, Artur

Os anos 60, especialmente depois do golpe militar de 1964, marcam um momento de grande radicalização política nos discursos artísticos. Após uma década de considerável hegemonia do projeto construtivo, o ressurgimento da figuração, num primeiro momento, e a posterior influência das neovanguardas internacionais, levariam alguns artistas brasileiros a abrirem espaço, em suas produções, às efervescentes questões sociais e políticas nacionais. Assim sendo, e tendo em vista a inserção estético-ideológica das artes plásticas entre o golpe de 64 e o Ato Institucional número 5, este artigo propõe-se, em linhas gerais, a fazer um levantamento sumário de alguns dos aspectos estéticos, políticos e institucionais mais relevantes da história da arte no Brasil daqueles anos. Quanto aos aspectos institucionais, como se dirá, esse período corresponde a um momento inicial dentro do processo de reestruturação econômica e de fomento do mercado brasileiro de bens simbólicos, fenômeno este que terá seu auge, pouco depois, no “milagre brasileiro”. No que toca aos aspectos políticos, a repressão e a censura presentes desde os primeiros governos militares acabam de certo modo por incentivar os mais diversos tipos de contestação dentro dos meios culturais em geral e do artístico em particular. E, finalmente, no que toca aos aspectos estéticos, um certo posicionamento ideológico – tanto frente à institucionalização da cultura quanto frente ao autoritarismo de um regime opressor – surge reelaborado poeticamente sob a forma de linguagem, criando uma espécie de fusão entre todos esses aspectos conjunturais, ao que sugiro a noção de religação, que aqui surge como viés de interpretação.

Palavras-chave: Arte e política. Vanguarda. História da arte no Brasil.

Downloads 937  937  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões & Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Para uma definição de Didática da História Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
CARDOSO, Oldimar

Este artigo visa definir a Didática da História de acordo com a atual bibliografia alemã, que a considera mais próxima da História do que da Educação. Associada à palavra Geschichtsdidaktik, essa definição se opõe aos conceitos de Didática da História como a arte de ensinar — Lehrkunst — História ou como uma coleção de métodos utilizáveis tanto no ensino de História quanto no de outras disciplinas escolares — Unterrichtsmethoden. Em oposição a essas duas definições, este artigo dialoga com as bibliografias alemã, francesa e brasileira para propor uma concepção de Didática da História como uma subárea da História, uma vez que ela não trata apenas da História escolar, mas de todas as elaborações da História sem forma científica — nichtwissenschaftsförmigen Geschichtsverarbeitungen.

Palavras-chave: Didática da História. Metodologia de pesquisa didático-histórica. Ensino de História.

Downloads 498  498  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora! O cinema na sala de aula: imagens da Idade Média no filme Cruzada, de Ridley Scott Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
SILVA, Edlene O.

Este artigo objetiva refletir sobre a utilização do cinema como recurso didático para o ensino de História a partir da análise das representações da Idade Média no filme Cruzada (Kingdom of Heaven), dirigido por Ridley Scott, em 2005. Ao estabelecer um diálogo entre as imagens das Cruzadas na película dirigida por Scott e as visões sobre esse evento em alguns manuais escolares editados entre o final dos anos de 1990 e 2008, busca-se demonstrar que o filme, ao mesmo tempo em que reforça estereótipos e preconceitos sobre o medievo, pode ser meio privilegiado de problematização desses estigmas e de construção do conhecimento histórico.

Palavras-chave: Cinema. Ensino de História. Cruzadas. Idade Média. Livro didático.

Downloads 17503  17503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões & Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Para além do "teto de vidro": o trabalho feminino e as representações do "ideal" de mulher executiva Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ANDRADE, Silvana Rodrigues de

Este estudo tem como objetivo refletir sobre alguns aspectos do trabalho feminino no Brasil e investigar as imagens atribuídas às mulheres em cargos de chefia nas primeiras publicações da revista Vida Executiva, de junho a dezembro de 2004, considerando a hipótese de que essas trabalhadoras fazem parte de representações recentes das mulheres no mercado de trabalho brasileiro e essa análise poderá auxiliar no entendimento da construção das múltiplas identidades desse grupo.

Palavras-chave: Mulher. Questão de gênero. Mercado de trabalho. Representação.

Downloads 1705  1705  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ortodoxos ucranianos em Curitiba: Práticas culturais e religiosas em diálogo com sociabilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
TAMANINI, Paulo Augusto

Tendo como referencial teórico Nestor Garcia Canclini, que conceituou cultura como um processo em constante transformação, e que possui formas próprias de organização e características que lhes são intrínsecas, este artigo tem como objetivo estudar a hibridização cultural presente no processo de identificação étnico-religiosa de uma comunidade ortodoxa ucraniana, estabelecida no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Esta comunidade étnica, na interação com outras sociabilidades ofertadas pelo espaço urbano, flexibiliza seus hábitos e costumes tradicionais, deixando visíveis rupturas e justaposições, com o objetivo de lograr interação, afastando assim a possibilidade de ser taxada como uma comunidade periférica. Através de entrevistas, embasamento empírico observado nos ritos e celebrações comunitárias e de visitas a algumas famílias que moram no Bairro Bigorrilho, pude constatar que o imaginário étnico-religioso publicizado entre os ucranianos e seus descendentes diverge do idealizado por causa do cruzamento sociocultural em que o tradicional e o moderno se misturam mais fortemente em ambiente urbano.

Palavras-chave: Cultura híbrida. Ortodoxos ucranianos. Etnia e práticas religiosas.

Downloads 1598  1598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Agora  Site http://www.historiagora.com/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Stalinismo e suas subfamílias: confluências e divergências com o partido político de Tito Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
CONCEIÇÃO, Gilmar Henrique da

Este artigo visa dar continuidade aos meus estudos de mestrado e, de modo especial, aos de doutorado. Pesquiso problemas de fundo teórico no âmbito da política, e me atenho às questões das rupturas no partido comunista. Ainda que não seja possível imaginar o titoísmo sem o stalinismo, como situar mais claramente o titoísmo neste conjunto de tendências e correntes, com suas respectivas confluências e divergências? O titoísmo não pode ser classificado unicamente como um “comunismo nacional”, uma vez que não foi exatamente isso, e ao mesmo tempo foi muito mais que isso. Todavia, de fato o titoísmo colocou em foco a questão nacional no âmbito dos partidos comunistas quando reivindicou uma ampla autonomia orgânica para os diferentes Estados comunistas.

Palavras-chave: Stalinismo. Tito. Comunismo.

Downloads 1069  1069  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Educere et Educare - Unioeste  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Origem dos movimentos islâmicos revolucionários  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
MILMAN, Luis

O problema do islamismo radical apresenta aspectos históricos multicausais e pouco se discute sobre suas características na mídia brasileira. Desde o fim do Império Otomano, oficialmente extinto em 1924, o mundo árabe fragmentou-se em movimentos nacionais que lutavam contra o controle imperialista franco-britânico na região. A partir do final da década de 20, o sionismo foi considerado um movimento intruso em meio às aspirações nacionalistas árabes. Na medida em que o nazifascismo tornava-se uma poderosa força política na Europa, grande parte das lideranças nacionalistas árabes dos recém criados Síria, Transjordânia, Líbano, Iraque e Arábia Saudita, assim como as lideranças palestinas, viam nos nazistas e fascistas potenciais aliados contra o imperialismo anglo-francês, que controlava a região até o início da II Guerra Mundial.

Downloads 749  749  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico - UEM  Site http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Organização de arquivos históricos escolares: contribuições para uma discussão necessária Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir demandas e procedimentos para a organização de arquivos históricos escolares, a partir do caso e do projeto em desenvolvimento no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. Esta instituição escolar tem trajetória, infraestrutura e acervo documental de certa forma atípicos, no sentido de privilegiados: ela foi oficialmente criada em 1846, sob a denominação Licêo de Coritiba, e, posteriormente, passou a Instituto Paranaense (1876), Gymnasio Paranaense (1892), Colégio Paranaense (1942) e Colégio Estadual do Paraná (1943), o que implica em formatos e propósitos diversos, em consonância com projetos e políticas educacionais mais amplos, no país, mesmo anteriores à Primeira República. Além de sua atual sede ser patrimônio histórico tombado, o CEP é uma autarquia, e conta, por exemplo, com um planetário e uma piscina olímpica, além de um Museu (Guido Straube) e de um espaço que permitiu a guarda e a preservação de significativo acervo documental.

Downloads 7170  7170  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Congresso Iberoamericano de História de Educação  Site http://nepheuerj.blogspot.com.br/2013/06/xi-congresso-iberoamericano-de-historia_8477.html
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Olimpíada Nacional em História do Brasil - Uma aventura intelectual? Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
MENEGUELLO, Cristina Meneguello

O objetivo destas breves reflexões reside em descrever e refletir sobre o programa Olimpíada Nacional em História do Brasil, concebido em 2008 e desenvolvido ao longo de duas realizações concretas (as Olimpíadas Nacionais de 2009 e 2010), dentro do âmbito das Olimpíadas Científicas do CNPq/ Ministério da Ciência e da Tecnologia. Concebida como um concurso em equipe, e em sua maior parte ocorrendo a distância, a Olimpíada Nacional em História do Brasil nos remete a alguns temas fundamentais (e difíceis) sobre o conhecimento que produzimos como historiadores e professores, sua percepção em sala de aula e o potencial em explorar as metodologias do campo do historiador com estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio. Obriga-nos também a pensar nas possibilidades de mecanismos de avaliação pertinentes ao conhecimento ao mesmo tempo aberto e rigoroso ao qual nos dedicamos – a história - e a nos questionar sobre as especificidades regionais do conhecimento histórico entendido muitas vezes como de validade nacional.

Palavras-chave: Olimpíadas de História. Ensino de História. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Downloads 947  947  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=14&impressao
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Objetos de Aprendizagem: Investindo na Mediação Digital do Conhecimento Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GARCIA, Simone Carboni

A concepção histórico-cultural da relação indivíduo-conhecimento destaca a aprendizagem com base no processo de mediação, pelo qual o sujeito conhece o mundo a partir do contato com os instrumentos físicos e psicológicos presentes em sua cultura. Essa perspectiva sustenta a valorização do uso dos recursos da informática (hipertextos, imagens, animações, vídeos, sons, interatividade etc) no desenvolvimento de materiais educacionais capazes de facilitar a internalização do conhecimento. Atualmente, a aplicação de recursos digitais no desenvolvimento de tais materiais recebe o nome Objetos de Aprendizagem (OAs). No Brasil, diversas entidades vêm estimulando a produção e a difusão de objetos de aprendizagem, entre as quais destaca-se: a Fábrica Virtual do RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação – promovido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação; o projeto CESTA – Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem – idealizado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o projeto BMT – Banco Multidisciplinar de Textos – da Universidade Federal de Pelotas. Esse investimento nos OAs permite vislumbrar que serão fortalecidos, nos próximos anos, os laços entre a informática e a produção de conhecimento.

Downloads 1868  1868  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Celsul  Site http://www.celsul.org.br/Encontros/07/dir2/17.pdf
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