Categoria: História Artigos |
Origem dos movimentos islâmicos revolucionários  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
MILMAN, Luis
O problema do islamismo radical apresenta aspectos históricos multicausais e pouco se discute sobre suas características na mídia brasileira. Desde o fim do Império Otomano, oficialmente extinto em 1924, o mundo árabe fragmentou-se em movimentos nacionais que lutavam contra o controle imperialista franco-britânico na região. A partir do final da década de 20, o sionismo foi considerado um movimento intruso em meio às aspirações nacionalistas árabes. Na medida em que o nazifascismo tornava-se uma poderosa força política na Europa, grande parte das lideranças nacionalistas árabes dos recém criados Síria, Transjordânia, Líbano, Iraque e Arábia Saudita, assim como as lideranças palestinas, viam nos nazistas e fascistas potenciais aliados contra o imperialismo anglo-francês, que controlava a região até o início da II Guerra Mundial.
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856 0 bytes Revista Espaço Acadêmico - UEM http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico |
Categoria: História Artigos |
Organização de arquivos históricos escolares: contribuições para uma discussão necessária  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir demandas e procedimentos para a organização de arquivos históricos escolares, a partir do caso e do projeto em desenvolvimento no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. Esta instituição escolar tem trajetória, infraestrutura e acervo documental de certa forma atípicos, no sentido de privilegiados: ela foi oficialmente criada em 1846, sob a denominação Licêo de Coritiba, e, posteriormente, passou a Instituto Paranaense (1876), Gymnasio Paranaense (1892), Colégio Paranaense (1942) e Colégio Estadual do Paraná (1943), o que implica em formatos e propósitos diversos, em consonância com projetos e políticas educacionais mais amplos, no país, mesmo anteriores à Primeira República. Além de sua atual sede ser patrimônio histórico tombado, o CEP é uma autarquia, e conta, por exemplo, com um planetário e uma piscina olímpica, além de um Museu (Guido Straube) e de um espaço que permitiu a guarda e a preservação de significativo acervo documental.
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7285 0 bytes Congresso Iberoamericano de História de Educação http://nepheuerj.blogspot.com.br/2013/06/xi-congresso-iberoamericano-de-historia_8477.html |
Categoria: História Artigos |
Objetos de Aprendizagem: Investindo na Mediação Digital do Conhecimento  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
GARCIA, Simone Carboni
A concepção histórico-cultural da relação indivíduo-conhecimento destaca a aprendizagem com base no processo de mediação, pelo qual o sujeito conhece o mundo a partir do contato com os instrumentos físicos e psicológicos presentes em sua cultura. Essa perspectiva sustenta a valorização do uso dos recursos da informática (hipertextos, imagens, animações, vídeos, sons, interatividade etc) no desenvolvimento de materiais educacionais capazes de facilitar a internalização do conhecimento. Atualmente, a aplicação de recursos digitais no desenvolvimento de tais materiais recebe o nome Objetos de Aprendizagem (OAs). No Brasil, diversas entidades vêm estimulando a produção e a difusão de objetos de aprendizagem, entre as quais destaca-se: a Fábrica Virtual do RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação – promovido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação; o projeto CESTA – Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem – idealizado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o projeto BMT – Banco Multidisciplinar de Textos – da Universidade Federal de Pelotas. Esse investimento nos OAs permite vislumbrar que serão fortalecidos, nos próximos anos, os laços entre a informática e a produção de conhecimento.
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1984 0 bytes Celsul http://www.celsul.org.br/Encontros/07/dir2/17.pdf |
Categoria: História Artigos |
O uso de fontes históricas nas séries iniciais do Ensino Fundamental  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
BERNARDO, Susana Barbosa R.; SIMON, Cristiano Biazzo
O presente trabalho traz algumas reflexões da pesquisa de mestrado em curso intitulada: "A construção do saber histórico nas séries iniciais do ensino fundamental: o uso de fontes", cujo objetivo é refletir sobre a prática docente e discente na produção do saber histórico nessa etapa de formação, a partir do uso de fontes históricas. A pesquisa está sendo desenvolvida no município de Tarumã, localizado no interior do estado de São de Paulo, com uma população de pouco mais de doze mil habitantes. A cidade atende em suas sete escolas de educação básica e em um pólo da Universidade Aberta do Brasil, cerca de quatro mil alunos. Entre as quatro escolas municipais foram selecionadas oito classes, sendo duas do segundo ano, duas do terceiro, duas do quarto ano e duas do quinto ano do ensino fundamental. A seleção ocorreu após a aplicação de um questionário dirigido aos docentes tendo a participação de trinta e quatro, ou seja 87%, dos trinta e nove docentes que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, sendo possível compor o perfil desses profissionais e a disponibilidades dos mesmos em participar da pesquisa.
Palavras-chave: Fontes históricas. Séries iniciais. Historicidade.
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2478 0 bytes ENPEH http://www.oficinasdehistoria.com.br/viii-encontro-nacional-perspectivas-do-ensino-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
O processo de planejamento e o sistema político brasileiro nos anos JK  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
NOLLI, Joana D’Arc M.
Os anos de 1950 entraram na memória popular e política como uma década de transformações econômicas, ideológicas, políticas e culturais aceleradas. JK, o presidente com “capacidade de produzir esperança e de transformá-la em recurso de poder político”, ficou marcado pela ousadia de suas realizações, pela sua cativante e sedutora personalidade, e, especialmente, como o presidente que mobilizou a sociedade brasileira em torno da construção de um país moderno, pois, se antes se falava em “fomentar o desenvolvimento”, com JK a proposta desenvolvimentista ganhou fôlego. Na memória coletiva esse período se consagrou e passou a ser denominado de os anos dourados.
Palavras-chave: Sistema Político. JK. Modernidade. Desenvolvimentismo.
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7004 0 bytes ANPUH http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.1292.pdf |
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