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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História da África contemporânea e Cinema: estudo das representações dos filmes ... Popular Versão: PDF
Atualização:  8/11/2013
Descrição:
SENGER, Guilherme Felkl

Este trabalho tem a intenção de analisar a construção de representações feitas pelos fi lmes “O Último Rei da Escócia”, “Diamante de Sangue” e o “Jardineiro Fiel”, verifi cando que, analisadas em conjunto, essas obras acabam por produzir um discurso a respeito da História contemporânea da África. A partir da premissa de que a história produzida pelos historiadores não é o único modo de se reconstituir o passado, reconhece-se que, além de um discurso “ofi cial” oferecido pela historiografi a da África contemporânea, também existem outros discursos. Os filmes produzidos pelos próprios africanos não atingem o grande público. Assim, pretendo explorar o fato de que os africanos são impossibilitados de construírem representações, ou até um discurso próprio de seu continente para o mundo. Cabe, então, a partir da análise conjunta dos fi lmes, verifi car a frequência com que o continente africano é tratado como vítima e como isso é reproduzido pela grande mídia do cinema. Por último, tentarei entender como o cinema hollywoodiano retrata a África contemporânea: quais são as representações mais decorrentes nos fi lmes? O que se repete? O que se omite? Quais as características dos personagens? Todas essas são perguntas que perpassam a análise dos fi lmes escolhidos.

Palavras-chave: Cinema. Representações. Discurso. África contemporânea.

Downloads 988  988  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Aedos - UFRGS  Site http://seer.ufrgs.br/aedos
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as ideias dos estudantes sobre ... Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
ASHBY, Rosalyn

Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.

Palavras-chave: Educação histórica. Afirmações históricas. Fontes históricas. Evidências. Validade.

Downloads 469  469  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar em Revista - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Construções da Área do Ensino de História e da Formação de Professores: História Temática  Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
DIAS, Sueli de F.

Este estudo destaca uma experiência de formação continuada proposta pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), iniciado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), no ano de 2007 e desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina. Propôs-se a investigar nas práticas pedagógicas dos professores de História que atuam no Ensino Médio, na rede pública paranaense, as concepções que estes manifestam a respeito da História Temática como metodologia de ensino, além de limites e possibilidades dessa prática em sala de aula.
Em sua execução, realizou interlocução com 11 professores da rede pública paranaense que atuam no Ensino Médio, formando grupos de estudo para discutir as construções acerca do ensino de História nas últimas décadas e o impacto dessas discussões na atuação dos professores. Este processo foi necessário para discutir e analisar a proposta de História Temática como metodologia de ensino. Além da participação nos grupos, os sujeitos desse estudo também colaboraram respondendo a questionários e concedendo entrevistas.

Downloads 788  788  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://www.abeh.org/trabalhosixenpeh/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A emergência da pesquisa da História das Mulheres Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana Maria.

A trajetória da formação do campo historiográfico intitulado “História das Mulheres e das Relações de Gênero” no Brasil, é o que pretendemos abordar neste artigo. Para tanto, focalizamos as obras publicadas a partir da década de 1980, as pesquisas realizadas e as categorias de análise utilizadas, visando traçar um panorama da constituição desse campo. Mostramos, também, a forma como as categorias "mulher", "mulheres" e "relações de gênero" têm sido alvo de discussões, apropriações e disputas.

Palavras-chave: História das mulheres. Relações de gênero. Historiografia.

Downloads 1369  1369  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A data símbolo de 1898: o impacto da independência de Cuba na Espanha e Hispanoamérica Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
CAPELATTO, Maria Helena

O artigo tem como objetivo analisar o impacto da Independência de Cuba nos intelectuais espanhóis e hispanoamericanos e as razões da aproximação entre eles após o evento. 1898 tornou-se uma data símbolo pelas mudanças significativas que produziu nas concepções de escritores hispânicos sobre o papel dos Estados Unidos na América Latina e sobre o destino da Espanha após a perda de sua última colônia.

Palavras-chave: História intelectual. Hispanidade. Independência de Cuba.

Downloads 675  675  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro Popular Versão: PDF
Atualização:  8/11/2013
Descrição:
MORETTIN, Eduardo V.

Este artigo analisa o lugar que o cinema ocupa como fonte histórica na obra de Marc Ferro. Além de examinar a relação entre história e o cinema em seus textos, ele também sistematiza as noções que comandam a reflexão de ferro sobre o tema. Por último, ressalta a maneira pela qual se efetiva esta relação por meio do estudo de alguns casos concretos, como os filmes feitos durante o período da República de Weimar.

Palavras-chave: cinema, história, Marc Ferro.

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões e Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A Itinerância dos artistas a construção do campo das artes visuais em Brasília  Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
MADEIRA, Angélica

Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias
Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.

Palavras-chave: Arte. Política. Modernização. Concretismo.


Downloads 538  538  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Tempo Social - USP  Site http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/site/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Fragmentando o Paraná: O estudo de caso do Estado do Iguaçu Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
BURILLE, Celma Faria de Souza; OLIVEIRA, Dennison de

O objeto de reflexão presente nesse trabalho é parte da Introdução da Dissertação do Mestrado em História, do Programa de Mestrado da UFPR, cuja proposta é apresentar uma perspectiva histórica das memórias de sujeitos não protagonistas dos movimentos em defesa da criação do Estado do Iguaçu, emergentes nas décadas de 1960 e 1990. A pesquisa pretende enfrentar alguns desafios para dar conta de pensar as ideias “separatistas” presentes no processo político e social em todo o Brasil e, mais especificamente, na região Sul do país. Para isso, será analisado como, em função desse movimento, aconteceram diversas tentativas de construção de uma identidade própria que diferenciasse essa região das demais regiões do Estado do Paraná e, ao mesmo tempo indagar as motivações ou os sentidos políticos em torno desse discurso da 'homogeneidade identitária' da região, de um determinado grupo político.

Palavras-chave: Paraná. Historiografia. Identidade. Separatismo.

Downloads 2211  2211  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IV Encontro Internacional de História - UEM  Site 
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As eleições municipais no Brasil: uma análise comparativa (1982-2000) Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
FLEISCHER, David

Este artigo analisa os resultados do primeiro e segundo turnos da eleição municipal de 2000 no Brasil. Enfoca o desempenho de cada um dos principais partidos e de alguns dos principais candidatos, nas regiões do país e nas principais cidades, analisa o desempenho geral das candidatas mulheres, e procura traçar considerações sobre o impacto dos resultados no cenário político das eleições gerais de 2002.

Palavras-chave: Eleições municipais 2000. Partidos políticos.Candidatos. Brasil.

Downloads 576  576  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Opinião Pública - Unicamp  Site http://www.cesop.unicamp.br/site/htm/revistas.php
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O paradoxo da esquerda no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos

A esquerda costuma vencer as eleições no Brasil, mas não governa. Para sustentar o argumento, este artigo repassa os conceitos de direita e esquerda, definindo os grupos políticos de esquerda pela disposição a arriscar a ordem em nome da justiça social. Em segundo lugar, argumenta que, nas democracias modernas, não há inconsistência entre uma coalizão de esquerda e o capitalismo. Por fim, mostra como na experiência brasileira a esquerda de fato vence as eleições, mas não governa.

Palavras-chave: Partidos políticos. Esquerda. Democracia moderna. Sociedade civil.

Downloads 479  479  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Novos estudos CEBRAP  Site http://novosestudos.uol.com.br/v1/
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