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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as ideias dos estudantes sobre ... Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
ASHBY, Rosalyn

Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.

Palavras-chave: Educação histórica. Afirmações históricas. Fontes históricas. Evidências. Validade.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Relações interétnicas em uma escola pública no sul do Brasil (1951-1964) Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Dorval do

O presente artigo discute a temática das identidades culturais nas décadas de 1950 e 1960 a partir de uma pesquisa realizada em uma escola pública do sul de Santa Catarina, cujo objetivo foi investigar os processos de constituição de identidades étnicas no ambiente escolar, em um período histórico em que a problemática identitária não estava ainda bem delineada. O objetivo da pesquisa foi compreender a ocorrência de esquemas identitários relacionados a grupos sociais com características étnicas, e suas relações, na principal escola pública de uma importante área de imigração do sul do Brasil. Na análise das relações identitárias no ambiente escolar utilizou-se o conceito de marcadores simbólicos definindo-se algumas características socioculturais utilizadas pelos grupos como sinais publicamente reconhecidos de pertencimento étnico, a partir dos quais foram estabelecidas fronteiras de pertencimento e exclusão.

Palavras-chave: Identidades culturais. Etnicidade. Escola pública.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Em busca da caixa mágica: o Estado Novo e a televisão Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BUSETTO, Áureo

A análise histórica sobre a Exposição de Televisão (Rio de Janeiro, 1939), evento promovido pelo Estado Novo em parceria com o Terceiro Reich alemão, permite trazer, além de dados sobre a história da TV no Brasil, elementos de compreensão sobre as primeiras relações entre poder político e esse meio de comunicação no país. Pois, a demonstração pública da TV aos brasileiros foi utilizada como peça de propaganda do Estado Novo, servindo-lhe para reforçar a sua propalada superioridade sobre outras formas de governo, legitimar o regime entre os vários segmentos sociais e compor o rol de argumentações favoráveis ao alinhamento Brasil-Alemanha. Ademais, o artigo pretende jogar novas luzes sobre as pretensões da ditadura varguista com relação à propaganda política e sobre a ação da imprensa frente ao controle estadonovista no período anterior ao funcionamento do DIP.

Palavras-chave: Televisão. Estado Novo. Propaganda política.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ver, ler e escrever: a imprensa e a construção da imagem no cinema brasileiro na década de 1950 Popular Versão: PDF
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
LUCAS, Meize Regina de L.

O artigo analisa a importância da imprensa na década de 1950 na construção de uma cultura cinematográfica do país em novas bases. Estudar esse momento é fundamental para compreender a estética cinematográfica da década seguinte bem como o campo de produção, circulação e recepção dos filmes. São analisados os suplementos culturais dos jornais O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil e a Revista de Cinema. Três questões se destacam: a relação espectador/leitor, o lugar da crítica e o papel das cinematecas na formação de uma cultura letrada.

Palavras-chave: Suplementos. Cultura cinematográfica. Crítica.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Mulheres em movimento: a presença feminina nos primórdios do esporte na cidade do Rio de Janeiro  Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
MELO, Victor Andrade de

Este artigo tem por objetivo discutir a presença feminina nos primórdios do esporte na cidade do Rio de Janeiro (até 1910). Nesse sentido, utilizamos como fontes jornais e revistas do período, bem como livros de memorialistas. O intuito é apresentar um panorama do envolvimento das mulheres com os mais diferentes esportes, em diversos momentos históricos, desempenhando distintos papéis. Ao captar as peculiaridades de cada uma dessas ocorrências, podemos ter um perfil das tensões e enfrentamentos encarados pelas mulheres no período estudado. Ao final, concluímos que se o aumento da presença feminina de alguma forma atendeu a alguns interesses masculinos, também foi fruto das distensões sociais e resultado de suas reivindicações, devendo também ser considerado como uma conquista.

Palavras-chave: Esporte. Mulheres. Gênero.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Anos de chumbo ou anos de ouro? A memória social sobre o governo Médici Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CORDEIRO, Janaina M.

As imagens de integração nacional, comemorações, vitórias e modernização presentes no trecho da matéria publicada na revista O Cruzeiro, em setembro de 1971 não eram raras na imprensa durante o período da ditadura civil-militar. Sobretudo, não eram raras durante o governo do general-presidente Emilio Garrastazu Médici. Já no discurso de posse do presidente Médici, podemos observar as tentativas de fazer da "Revolução de 1964", e particularmente de seu governo, o marco de um novo tempo: "Homem de meu tempo, tenho fé em que possamos, no prazo médio de meu governo, preparar as bases de lançamento de nossa verdadeira posição no ano 2000". Assim, o governo do terceiro general-presidente tratava de estabelecer as pontes entre o presente e o futuro, fazendo da "Revolução" a ponte entre os dois.

Palavras-chave: Ditadura militar. Anos de chumbo. Revolução de 1964. Imprensa.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Prata, açúcar e escravos: de como o império restaurou Portugal Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
SCHWARTZ, Stuart B.

O texto trata das relações entre Portugal e Espanha em meados do século XVII, bem como do papel das colônias e do comércio atlântico da prata, do açúcar e dos escravos no fortalecimento do império português. Destaca a importância das estruturas imperiais globais e a centralidade do papel do império no quadro da restauração portuguesa. Por fim, enfoca a importância das colônias e em particular do Brasil nas mudanças que ocorrem ao longo do século.

Palavras-chave: Portugal. Império Português. Comércio Colonial.

Downloads 534  534  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Tempo - UFF  Site http://www.historia.uff.br/tempo/site/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Para uma definição de Didática da História Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
CARDOSO, Oldimar

Este artigo visa definir a Didática da História de acordo com a atual bibliografia alemã, que a considera mais próxima da História do que da Educação. Associada à palavra Geschichtsdidaktik, essa definição se opõe aos conceitos de Didática da História como a arte de ensinar — Lehrkunst — História ou como uma coleção de métodos utilizáveis tanto no ensino de História quanto no de outras disciplinas escolares — Unterrichtsmethoden. Em oposição a essas duas definições, este artigo dialoga com as bibliografias alemã, francesa e brasileira para propor uma concepção de Didática da História como uma subárea da História, uma vez que ela não trata apenas da História escolar, mas de todas as elaborações da História sem forma científica — nichtwissenschaftsförmigen Geschichtsverarbeitungen.

Palavras-chave: Didática da História. Metodologia de pesquisa didático-histórica. Ensino de História.

Downloads 535  535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O paradoxo da esquerda no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos

A esquerda costuma vencer as eleições no Brasil, mas não governa. Para sustentar o argumento, este artigo repassa os conceitos de direita e esquerda, definindo os grupos políticos de esquerda pela disposição a arriscar a ordem em nome da justiça social. Em segundo lugar, argumenta que, nas democracias modernas, não há inconsistência entre uma coalizão de esquerda e o capitalismo. Por fim, mostra como na experiência brasileira a esquerda de fato vence as eleições, mas não governa.

Palavras-chave: Partidos políticos. Esquerda. Democracia moderna. Sociedade civil.

Downloads 539  539  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Novos estudos CEBRAP  Site http://novosestudos.uol.com.br/v1/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Da senzala ao cortiço: história e literatura em Aluísio Azevedo e João Ubaldo Ribeiro Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
DALCASTAGNÈ, Regina

O artigo analisa dois romances brasileiros de épocas diferentes — O cortiço, de Aluísio Azevedo, lançado em 1890, e Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, de 1984. Apesar das muitas diferenças que os separam, ambos narram o processo de formação das elites brasileiras, revelando a violência nele envolvida. O naturalismo de Azevedo e o tom paródico de Ribeiro estabelecem, cada um a seu modo, um instigante diálogo com a história brasileira.

Palavras-chave: Literatura e história. Violência. Elites.

Downloads 548  548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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