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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!"Utopia e Paixão": sociabilidades estudantis e militância política  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
ZALLA, Jocelito

O presente artigo pretende ser uma breve contribuição aos estudos sobre o movimento estudantil contemporâneo no Brasil, tendo como ponto de partida uma entidade de base fundada na década de 80 e como objeto principal a análise da dinâmica de sua constituição. Quando da implementação do Campus do Vale da UFRGS no final da década de 70, o então Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Letras fora instalado nos primeiros prédios construídos no local. Naquele momento, o espaço destinado à organização dos estudantes passou a abrigar um diretório uno, englobando os alunos de todos os cursos da unidade, o DAIU (Diretório Acadêmico dos Institutos Unificado). Já nos idos de 1979, teve início uma discussão acerca da organização de centros acadêmicos por cursos. A proposta parece ter encontrado não apenas adeptos, mas também muitas dificuldades. Os estudantes de História da UFRGS não permaneceram alheios a esse movimento. Em 1984, as discussões recomeçaram, mas, devido a uma greve dos docentes, o projeto de centro acadêmico dos estudantes de História acabou sendo postergado por mais alguns meses. Em 1985, um grupo de estudantes, grande parte das turmas de 1984 e 1985, abriu novas rodadas de discussões e criou aquele que deveria ser o órgão representativo dos discentes de História: o CHIST.

Palavras-chave: Movimento estudantil. UFRGS. Discentes de História.

Downloads 3446  3446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História Agora   Site http://www.historiagora.com/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!"Rememoração"/comemoração: as utilizações sociais da memória Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
SILVA, Helenice Rodrigues da

Nesses tempos de "crises" de valores e de referências, as comemorações nacionais tendem a demonstrar que o acontecimento "rememorado", em razão do seu valor simbólico, visa, sobretudo, ao devir. Em busca de um consenso nacional, o poder político investe nas lembranças das grandes datas, de maneira a encontrar no passado uma legitimidade histórica que permita consolidar a memória coletiva. Por trás de todas as comemorações nacionais, encontra-se, portanto, a questão do tempo que se manifesta na sua relação com o passado da História e o presente da memória. Partindo das análises de Paul Ricoeur, esse texto procura abordar, por um lado, os mecanismos das apropriações dos tempos históricos, e por outro, os processos de construção e de transmissão de uma memória social.

Palavras-chave: Comemoração. Tempo histórico. Memória coletiva.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Crioulos e Africanos no Paraná, 1798-1830 Popular Versão: PDF
Atualização:  8/7/2013
Descrição:
GUTIÉRREZ, Horacio

Nas primeiras décadas do século XIX a população cativa crescia constantemente, embora não se perceba um afluxo importante de africanos para a região. Tenciona-se mostrar quão significativos numericamente eram os crioulos nesta área de pecuária e agricultura de subsistência, bem como discutir sua participação diferenciada nos pequenos e grandes plantéis. O mercado de escravos e a relação de naturalidade dos cativos fornecem dados eloquentes.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Patrimônio Imaterial e Educação Histórica: a lenda da caveirinha no processo de aprendizagem  Popular Versão: PDF
Atualização:  5/6/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro C. do

Este trabalho se dedica em analisar o ensino e aprendizagem em história, com alunos do ensino médio de uma escola estadual do município de Paranaguá - PR. Com o objetivo principal de analisar a compreensão histórica dos alunos, por meio da educação patrimonial, este trabalho propõe alternativas para o ensino da história, visando à utilização de fontes primárias em sala de aula; outros objetivos se resumem em: ensinar história a partir da aproximação de alunos de classes populares à história local; e realizar um levantamento, do patrimônio imaterial do município. Os métodos utilizados nesta pesquisa se apoiam nas teorias da educação histórica, que visam o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios. Esta pesquisa instigou os alunos a conhecer e valorizar a cultura local, tornando o patrimônio imaterial uma ferramenta produtiva, para o desenvolvimento da compreensão histórica.

Palavras-chave: Cultura Popular. Ensino de História. Narrativas Históricas.

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