Categoria: História Artigos |
A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino  |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
ABUD, Katia Maria
Desde as primeiras décadas do século XX, educadores preconizam a utilização do cinema como importante recurso didático no ensino de História, alguns ancorados na idéia de reprodução fiel do acontecimento passado. Mas, além disso, o cinema cria possibilidades de construção do conhecimento histórico escolar, pois o filme em sala de aula mobiliza operações mentais que conduzem o aluno a elaborar a consciência histórica, forma de consciência humana relacionada imediatamente com a vida humana prática, e que se constitui, em última instância, no objetivo maior do ensino de História.
Palavras-chave: Educação. Ensino de História. Cinema.
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1404 0 bytes História - UNESP http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9074/lng_pt/nrm_iso |
Categoria: História Artigos |
A cidade e a guerra: a campanha de mobilização e o cotidiano de Fortaleza durante a Guerra de 1932  |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
LOPES, Raimundo Helio Lopes
Este artigo procura analisar as ações de mobilização na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, durante a Guerra de 1932. Nos dias de conflito, nesta cidade houve uma forte campanha de mobilização para estimular a participação da população na guerra. Esta campanha teve diversos articuladores, como a Interventoria local, Igreja Católica cearense, setores significativos da imprensa, vários cidadãos sensibilizados com a defesa do Governo Vargas, além de diversos grupos civis, militares e políticos. Destacaram-se, como estratégias significativas presentes em Fortaleza, meetings, passeatas, campanhas de arrecadação de dinheiro para os soldados, intensa campanha nos jornais fortalezenses e desfiles públicos.
Palavras-chave: Ceará. Guerra de 1932. Igreja católica. Governo Vargas.
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1547 0 bytes Revista Mosaico - FGV http://cpdoc.fgv.br/mosaico |
Categoria: História Artigos |
1 “Em busca da Curitiba perdida”: Os mecanismo da construção de uma identidade curitibana  |
Versão: PDF Atualização: 21/11/2013 |
Descrição:
VIACAVA, Vanessa M. R.
A partir da década de 1990 a cidade de Curitiba passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente como capital ecológica e de primeiro mundo. Um exemplo de sucesso de projeto urbanístico a ser seguido por outras capitais. As primeiras ações ambientais propriamente ditas surgiram timidamente na Curitiba dos anos 1970, para se firmarem definitivamente na década de 1980 e 1990, principalmente nas gestões Jaime Lerner e Rafael Greca.Tais qualidades atribuídas a cidade de Curitiba – embora questionadas por alguns analistas – foram adotadas por grande parte dos moradores da cidade que optaram por se imaginarem parte integrante e integrada desse processo modernizador. Durante os governos urbanistas identificados com o Lernismo, Curitiba conheceu um significativo aumento populacional, certamente imigrantes atraídos pelo marketing da capital ecológica. Nos anos 1990 grandes obras foram realizadas e embelezaram a cidade, entre elas, a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e os diversos parques. Essas obras, em certa medida, concluíram um eficiente projeto urbanista iniciado nas décadas de 1960 e 1970, proporcionando a cidade sorriso um acabamento estético sofisticado.
Palavras chave: Curitiba. Paranismo. Identidade. Políticas culturais.
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1375 0 bytes Revista História Agora http://www.historiagora.com/ |
Categoria: História Artigos |
"Utopia e Paixão": sociabilidades estudantis e militância política  |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
ZALLA, Jocelito
O presente artigo pretende ser uma breve contribuição aos estudos sobre o movimento estudantil contemporâneo no Brasil, tendo como ponto de partida uma entidade de base fundada na década de 80 e como objeto principal a análise da dinâmica de sua constituição. Quando da implementação do Campus do Vale da UFRGS no final da década de 70, o então Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Letras fora instalado nos primeiros prédios construídos no local. Naquele momento, o espaço destinado à organização dos estudantes passou a abrigar um diretório uno, englobando os alunos de todos os cursos da unidade, o DAIU (Diretório Acadêmico dos Institutos Unificado). Já nos idos de 1979, teve início uma discussão acerca da organização de centros acadêmicos por cursos. A proposta parece ter encontrado não apenas adeptos, mas também muitas dificuldades. Os estudantes de História da UFRGS não permaneceram alheios a esse movimento. Em 1984, as discussões recomeçaram, mas, devido a uma greve dos docentes, o projeto de centro acadêmico dos estudantes de História acabou sendo postergado por mais alguns meses. Em 1985, um grupo de estudantes, grande parte das turmas de 1984 e 1985, abriu novas rodadas de discussões e criou aquele que deveria ser o órgão representativo dos discentes de História: o CHIST.
Palavras-chave: Movimento estudantil. UFRGS. Discentes de História.
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3566 0 bytes História Agora http://www.historiagora.com/ |
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