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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Objetos de Aprendizagem: Investindo na Mediação Digital do Conhecimento Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GARCIA, Simone Carboni

A concepção histórico-cultural da relação indivíduo-conhecimento destaca a aprendizagem com base no processo de mediação, pelo qual o sujeito conhece o mundo a partir do contato com os instrumentos físicos e psicológicos presentes em sua cultura. Essa perspectiva sustenta a valorização do uso dos recursos da informática (hipertextos, imagens, animações, vídeos, sons, interatividade etc) no desenvolvimento de materiais educacionais capazes de facilitar a internalização do conhecimento. Atualmente, a aplicação de recursos digitais no desenvolvimento de tais materiais recebe o nome Objetos de Aprendizagem (OAs). No Brasil, diversas entidades vêm estimulando a produção e a difusão de objetos de aprendizagem, entre as quais destaca-se: a Fábrica Virtual do RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação – promovido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação; o projeto CESTA – Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem – idealizado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o projeto BMT – Banco Multidisciplinar de Textos – da Universidade Federal de Pelotas. Esse investimento nos OAs permite vislumbrar que serão fortalecidos, nos próximos anos, os laços entre a informática e a produção de conhecimento.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Revisitando Rugendas e Debret Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
LEÃO, Gabriel Bertozzi; RODRIGUES, Poliana Jardim

Neste artigo trabalharemos o uso de fontes imagéticas para o ensino de História indígena e afro-brasileira. Nele, discutiremos a respeito da utilização apropriada desses documentos, as dificuldades em analisá-los e as suas possibilidades de trabalho, focadas nas relações culturais, sociais, econômicas e políticas de grupos afro-brasileiros e indígenas. Trabalhando mais especificamente com as pinturas dos artistas Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas, que colocam em destaque esses dois grupos em meio ao Brasil do início do século XIX.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!1 “Em busca da Curitiba perdida”: Os mecanismo da construção de uma identidade curitibana Popular Versão: PDF
Atualização:  21/11/2013
Descrição:
VIACAVA, Vanessa M. R.

A partir da década de 1990 a cidade de Curitiba passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente como capital ecológica e de primeiro mundo. Um exemplo de sucesso de projeto urbanístico a ser seguido por outras capitais. As primeiras ações ambientais propriamente ditas surgiram timidamente na Curitiba dos anos 1970, para se firmarem definitivamente na década de 1980 e 1990, principalmente nas gestões Jaime Lerner e Rafael Greca.Tais qualidades atribuídas a cidade de Curitiba – embora questionadas por alguns analistas – foram adotadas por grande parte dos moradores da cidade que optaram por se imaginarem parte integrante e integrada desse processo modernizador. Durante os governos urbanistas identificados com o Lernismo, Curitiba conheceu um significativo aumento populacional, certamente imigrantes atraídos pelo marketing da capital ecológica. Nos anos 1990 grandes obras foram realizadas e embelezaram a cidade, entre elas, a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e os diversos parques. Essas obras, em certa medida, concluíram um eficiente projeto urbanista iniciado nas décadas de 1960 e 1970, proporcionando a cidade sorriso um acabamento estético sofisticado.

Palavras chave: Curitiba. Paranismo. Identidade. Políticas culturais.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Descobrimento do Brasil (1937): uma leitura histórica do primeiro filme educativo ... Popular Versão: PDF
Atualização:  21/11/2013
Descrição:
BEZERRA, Carolina C.
A escolha das imagens como objeto de estudo, deve-se à sua importância na sociedade atual e, também, à sua presença nos temas e preocupações educacionais. Portanto, justifica-se pela relevância que o assunto apresenta, seja para a educação, enquanto forma de organização e transmissão de conhecimento, seja para a sociedade, receptora e reprodutora destes sabere.
Segundo Pierre Bourdieu, “a experiência das pessoas com o cinema contribui para desenvolver o que se pode chamar de competência para ver, isto é, uma certa disposição, valorizada socialmente, para analisar, compreender e apreciar qualquer história cinematográfica”. Mas Bourdieu entende, também, que essa competência não é adquirida apenas se vendo filmes. Toda atmosfera cultural em que as pessoas estão inseridas, lhes permite desenvolver determinadas maneiras de lidar com os produtos culturais.

Downloads 742  742  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://www.anpuh.org/simposionacional
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Cinema com Recurso Didático nas Aulas de História Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2014
Descrição:
Este trabalho tem o intuito de apresentar o uso do cinema como recurso importante para o ensino de História, tendo como pressupostos teórico a Educação Histórica. O cinema, enquanto produto cultural, atua na formação das "ideias históricas" e em sala de aula, devendo, assim, ocupar um lugar de destaque nas aulas de História. Desde as primeiras décadas do século XX, educadores defendem a utilização do cinema como um recurso didático, visto que quando usado em contextos escolares, colabora na formação da "consciência histórica" dos estudantes (RÜSEN, 2001). Para as pesquisadoras Olga Magalhães e Henriqueta Alface (2011, p. 255), o cinema pode ser incluido no planejamento do professor de História desde que sejam considerados algumas questões: a faixa etária do aluno, o nível de ensino, a relação direta com com os conteúdos e o respeito com os valores socioculturais do meio onde a escola está inserida. Isso porque o uso do filme não pode ser visto como apenas "passar o filme", é necessário conduzir os alunos a uma percepção crítica, tornando o filme significativo. Em relação à bibliografia especializada em cinema e educação esta sugere algumas etapas para o bom uso do filme na escola - são elas: apresentação da sinopse, exibição do filme e debate sobre temas apresentados em determinados trechos do filme. Cabe também ao professor escolher como apresentar aos estudantes o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Conforme Pablo Blasco (2006, p. 28), o uso do fragmento mostra-se eficiente porque se insere na chamada "cultura do espetáculo", marcada pela " informação rápida, o impacto, o intuitivo, em detrimento do raciocionio linear, lógico e especulativo". No entanto, a maioria dos pesquisadores consideram a fragmentação do filme como um procedimento equivocado, porque essa leitura fracionada compromete a apreciação do cinema como obra de arte (NAPOLITANO, 2009). A partir desses pressupostos teóricos que este trabalho se propõe a comparar ambas as maneiras de uso do cinema em sala de aula, em trechos ou na íntegra, a fim de auxiliar a prática docente do ensino de História.

Palavras-chave: História. coíbem. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 3162  3162  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - REDUH  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As Questões Agrárias no Brasil Entre Nações Indígenas, Latifundiários e Governo Sob a Visão da Educa Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2014
Descrição:
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões baseadas na teoria da Educação Histórica sobre os conhecimentos apresentados por um grupo de 19 estudantes, na faixa etária entre 15 a 76 anos de idade, cursando o ensino fundamental do programa EJA em uma região de periferia de Curitiba. A questão agrária no Brasil e os conflitos envolvendo nações indígenas, proprietarios de terras e o governo foram as temáticas utilizadas para esta pesquisa de cunho qualitativo. Esta se apoia na legislação vigente e busca, por meio de diversas fontes, contribuir com a formação da consciência histórica dos jovens estudantes, bem como sua orientação temporal no que se refere às questões do período da colonização do Estado do Paraná e as disputas atuais.

Palavras-chave: Educação histórica. questão agrária. nações indígenas. legislação. consciência histórica.

Downloads 1135  1135  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - REDUH  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Arquivos e educação: a construção da memória educativa Popular Versão: PDF
Atualização:  4/6/2018
Descrição:
MOGARRO, Maria João

Os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente à salvaguarda e preservação dos seus documentos, que constituem instrumentos fundamentais para a história da escola e a construção da memória educativa. A sua importância tem vindo a ser reconhecida, conduzindo a uma reflexão sobre a sua preservação, as condições de instalação, a organização correta dos documentos e o acesso às informações que nele estão contidas. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação diretamente relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes
confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam estas instituições numa posição de grande centralidade para a compreensão dos fenômenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Neste texto pretende-se refletir sobre: o lugar dos arquivos escolares nas instituições educativas; os documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação
em educação; os arquivos escolares numa perspectiva interdisciplinar; os arquivos, a cultura escolar e a construção da memória educativa.

Palavras-chave: Cultura Escolar. Arquivo. Fontes Históricas. Memória.

Downloads 716  716  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História da Educação  Site http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/169
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As fontes da escola e a pesquisa em história da educação: contribuições do acervo do Colégio Estadua Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
RANZI, Serlei M. Fischer; GONÇALVES, Nadia G.

Neste trabalho são discutidas duas questões centrais: o processo de organização e transformação do Arquivo do CEP em um lugar de guarda e preservação de fontes relevantes para pesquisas em História da Educação; e a análise de três pesquisas realizadas, a partir de fontes identificadas nessa instituição escolar, no campo das disciplinas escolares: Educação Física, Canto Orfeônico e História. O caminho percorrido pelos autores aqui analisados – Chaves Jr. (2004), Lemos Jr. (2005) e Kawka Martins (2006) – foi de seguir a orientação de Nóvoa (1996) sobre um olhar mais atento à internalidade do trabalho escolar. Eles examinaram a instituição como um lugar privilegiado na produção das disciplinas escolares e identificaram nela aspectos comuns na compreensão e implantação de políticas públicas de educação, e algumas singularidades em função de soluções e/ou problemas específicos no local.

Palavras-chave: História das disciplinas escolares. Arquivo histórico escolar. Colégio Estadual do Paraná.

Downloads 634  634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista HISTEDBR  Site https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639663
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História, Trabalho, e Educação: o Processo Educativo das Crianças Negras nas Comunidades Quilombolas Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2017
Descrição:
PADILHA, Lucia Mara de Lima; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura

O presente trabalho refere‐se à pesquisa de doutorado, do programa de Pós‐Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Esta pesquisa propõe investigar o processo educacional das crianças negras nas comunidades quilombolas mais antigas do Paraná no período histórico delimitado entre o final do século XIX e meados do século XX. Neste período histórico, os discursos liberais republicanos propagavam a ideia de ‘liberdade’ e ‘igualdade’, propunham que a educação fosse oferecida pelo Estado e estivesse ao alcance de todos. Esse processo se concretizou ao longo do século XX, mas com a lenta inclusão da população negra nas escolas. Com esta pesquisa em História da Educação junto às comunidades quilombolas pretende‐se realizar a reconstrução histórica, por meio do
levantamento de dados e informações junto a estas comunidades, de como se deu a educação das crianças quilombolas. A escolha desta fonte de pesquisa deve‐se ao fato de que as pesquisas realizadas sobre os quilombos no Paraná dirigem‐se às especificidades das outras áreas do conhecimento, portanto, o resgate histórico do processo educacional das crianças quilombolas será de grande importância para a compreensão da História da Educação dos negros no Paraná. O método de análise desta pesquisa terá como pressuposto teórico‐metodológico o Materialismo
Histórico e Dialético. Analisar o processo histórico educativo das crianças negras nos quilombos do Paraná, utilizando como referencia essa orientação metodológica, pressupõe realizar uma análise da totalidade das relações, políticas, econômicos e sociais, presentes na sociedade da época, pois a educação não se dá de forma isolada, mas faz parte da vida do ser humano e articula‐se às transformações do modo como os mesmos produzem materialmente a sua existência. Para dar conta desta problemática e compreendê‐la imprimiremos a investigação e a escolha das categorias de análise (Estado, Trabalho, Educação), com os quais nos aproximaremos do objeto em estudo.

Palavras‐chave: Educação. Quilombos. Paraná.

Downloads 401  401  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPB  Site http://
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Invisibilidade Negra no Oeste do Paraná: uma Revisão Historiográfica Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2017
Descrição:
Duarte, Sônia Oracílio

Este artigo se propõe a apresentar a invisibilidade negra na região oeste do Paraná, utilizando-se da literatura acadêmica produzida até então. Por Invisibilidade compreende a ausência da participação negra nos relatos históricos e oficiais da região. Frente a este contexto, este trabalho está subdividido em duas fases, a primeira denominada “exaltação da frente sulista”, a qual, os autores, ao utilizarem documentos produzidos por empresas colonizadoras, reproduziram o seu discurso. Já a segunda fase, denominada “a vez do outro”, apresenta trabalhos que dão visão a novos personagens da história do Oeste Paranaense, que até o momento eram invisibilizado. Apesar de esta nova fase priorizar outros grupos, a população negra ainda permanece na invisibilidade, sendo a questão racial o ponto ainda não discutido.

Palavras-chave: Invisibilidade. Negro. Oeste do Paraná.

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