Categoria: História Artigos |
História, Patrimônio e Educação Escolar: Diálogos e Perspectivas  |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro Cardoso
Este trabalho é resultado de três anos de pesquisa sobre patrimônio e educação no que se refere ao conhecimento histórico escolar. Para delimitar a presente pesquisa neste artigo, optou-se por apresentar as relações teóricas e práticas deste triângulo (história, patrimônio e educação) de forma a explicitar as divergências e aproximações destes conceitos. Para trabalhar o conceito de história são utilizadas as teorias de Jörn Rüsen, mais especificamente as apresentadas no livro Razão histórica, onde expõe os conceitos de práxis, narrativas, consciência e fontes históricas. Ao se tratar do patrimônio histórico e cultural são utilizadas fontes legislativas disponibilizadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de conceitos teóricos trabalhados pela pesquisadora Márcia Sant’anna e pelo professor Leandro Magalhães. Por fim, para trabalhar as relações entre história e patrimônio no contexto educacional foram utilizadas como referência as teorias da educação histórica, discutidas pelo grupo de pesquisa do LAPEDUH – UFPR (Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná).
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6847 0 bytes Revista de Educação Histórica - UFPR http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/ |
Categoria: História Artigos |
O processo de planejamento e o sistema político brasileiro nos anos JK  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
NOLLI, Joana D’Arc M.
Os anos de 1950 entraram na memória popular e política como uma década de transformações econômicas, ideológicas, políticas e culturais aceleradas. JK, o presidente com “capacidade de produzir esperança e de transformá-la em recurso de poder político”, ficou marcado pela ousadia de suas realizações, pela sua cativante e sedutora personalidade, e, especialmente, como o presidente que mobilizou a sociedade brasileira em torno da construção de um país moderno, pois, se antes se falava em “fomentar o desenvolvimento”, com JK a proposta desenvolvimentista ganhou fôlego. Na memória coletiva esse período se consagrou e passou a ser denominado de os anos dourados.
Palavras-chave: Sistema Político. JK. Modernidade. Desenvolvimentismo.
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7020 0 bytes ANPUH http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.1292.pdf |
Categoria: História Artigos |
Organização de arquivos históricos escolares: contribuições para uma discussão necessária  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir demandas e procedimentos para a organização de arquivos históricos escolares, a partir do caso e do projeto em desenvolvimento no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. Esta instituição escolar tem trajetória, infraestrutura e acervo documental de certa forma atípicos, no sentido de privilegiados: ela foi oficialmente criada em 1846, sob a denominação Licêo de Coritiba, e, posteriormente, passou a Instituto Paranaense (1876), Gymnasio Paranaense (1892), Colégio Paranaense (1942) e Colégio Estadual do Paraná (1943), o que implica em formatos e propósitos diversos, em consonância com projetos e políticas educacionais mais amplos, no país, mesmo anteriores à Primeira República. Além de sua atual sede ser patrimônio histórico tombado, o CEP é uma autarquia, e conta, por exemplo, com um planetário e uma piscina olímpica, além de um Museu (Guido Straube) e de um espaço que permitiu a guarda e a preservação de significativo acervo documental.
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7300 0 bytes Congresso Iberoamericano de História de Educação http://nepheuerj.blogspot.com.br/2013/06/xi-congresso-iberoamericano-de-historia_8477.html |
Categoria: História Artigos |
A etiqueta: símbolo de "controle social" na corte de Luiz XIV  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos
Como pressuposto teórico deste trabalho, utilizamos o conjunto de obras de Norbert Elias, priorizando a Sociedade de Corte, na busca de elementos que favoreçam uma compreensão das interdependências, sociedade, poder e controle social que instalaram-se no reinado de Luiz XIV, enfocando a etiqueta como símbolo de controle social, tendo como principal estrutura de organização o cerimonial do palácio, através do qual o rei podia controlar as emoções, tensões e estabelecer os valores de prestígio hierarquizado na corte, fazendo crescer a interdependência entre o rei e os nobres. Esta análise feita em dois momentos, traz em primeiro plano a função da etiqueta como instrumento de dominação e num segundo como instrumento de controle social objetivando encontrar a essência da relação do rei para com os nobres.
Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. História. Controle social. Etiqueta. Sociedade cortesã.
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8194 0 bytes Universidade Metodista de Piracicaba |
Categoria: História Artigos |
Tropeirismo: Processo civilizatório da região sul do Brasil  |
Versão: PDF Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos & GOMES, Silvestre Alves
A essência da vida nos idos do século XVIII no Brasil Colônia passou por um emaranhado de situações em seus paradigmas econômicos, culturais e sociais que foram construídos e evidenciados ao longo da história brasileira. Entre esses encontra-se o movimento tropeirista. Essa atividade recebeu o nome de tropeirismo em razão das tropas, que eram constituídas principalmente de muares para serem comercializadas em Sorocaba-SP, onde se realizavam grandes feiras desses animais, o que promovia o comércio de outros produtos, causando grande movimentação nesse povoado que rapidamente prosperava. Além das mulas, a mercadoria mais valorizada na época, os tropeiros (proprietários e/ou condutores de tropas) transportavam também gêneros alimentícios, produtos manufaturados, inclusive os importados da Europa, e também faziam intercâmbio de informações. Devido às transações comerciais de compra e venda de muares destinados ao transporte de mercadorias, realizadas nos centros urbanos que estavam em crescente formação, caso específico dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e por compreender grande movimentação no deslocamento desses rebanhos de regiões distantes, esse movimento tornou-se um importante fator de formação sócio-político-econômica das regiões que abrangeu, razão pela qual é considerado por historiadores como uma das atividades mais relevantes de nossa história. Dentre os diversos caminhos estabelecidos pela atividade tropeira na região sul do Brasil, os de maior relevância são: Caminho do Viamão, Caminho da Vacaria, Caminho das Missões e Caminho de Palmas. As reflexões que se ensejam neste artigo têm em foco o Caminho do Viamão, percorrido pelos tropeiros paulistas, principalmente, que se deslocavam até Viamão – no atual Rio Grande do Sul, para tanger tropas, principalmente de muares, até Sorocaba – São Paulo. Essa rota, também conhecida como Caminho do Viamão, Caminho das Tropas, ou ainda, Estrada Real, cortava os campos de domínios português e espanhol, dos atuais Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e São Paulo. Ao longo do percurso, do Caminho do Viamão, os pousos dos tropeiros deram origem a importantes cidades como: Viamão, Vacaria, Lages, Rio Negro, Lapa, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Itararé, Itapeva, Itapetininga, Sorocaba, entre outras. Assim, objetiva-se, neste trabalho, analisar o papel dos tropeiros, por intermédio do movimento ensejado no Paraná, o Caminho das Tropas, como suporte e referência de aspectos sociais, considerando nesse caminho ocorreu um processo de integração e desenvolvimento do estado do Paraná. Para isso, o eixo central da análise questiona se o movimento tropeirista pode ser considerado como uma configuração social dentro do processo civilizatório no Paraná. Para tanto, do ponto de vista metodológico, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de cunho documental e bibliográfico tendo, como suporte, as obras do sociólogo Norbert Elias. Acrescente-se a isso que Elias estabelece um novo caminho para analisar a configuração da sociedade. A base para se assumir essa ideia é a de que, como já predisse Elias, quanto mais histórica a sociologia ou mais sociológica a história, mais adequada se torna uma determinada metodologia interpretativa. A conclusão ensejada neste trabalho conduz para o entendimento de que o movimento tropeirista, no Paraná, demonstra que, em virtude da necessidade de paradas para o descanso e de alimentar a tropa e tropeiros, originaram-se povoados, os quais foram se transformando em cidades. Este fato por si só possibilitou, de maneira gradativa, a integração entre as economias regionais e a população brasileira, constituindo-se, um dos elementos essenciais de uma estrutura organizacional que se apresenta em diversas formas de interrelacionamentos ou entrelaçamentos sociais que permitem melhor compreensão do processo de transformação social.
Palavras-chave: Tropeirismo. Caminho das Tropas. Processo Civilizador.
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Categoria: História Artigos |
O papel das mulheres na organização do espaço social na sociedade colonial brasileira  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
BURILLE, Celma Faria de S.
Esse artigo foi originalmente apresentado ao final do módulo História da Mulher, no curso de Mestrado pela UFPR e depois reorganizado para ser apresentado como texto para a oficina do DEB Itinerante/2010, no NRE de Cascavel. Ele pretende refletir os conflitos entre homens e mulheres: uma questão de relações de poder, através das ideias de Foucault, que afirma que o poder está em todas as partes, que o poder reprime, mas produz efeitos de verdade e saber, constituindo verdades e práticas. Pretende também conhecer um pouco da trajetória e a importância do papel da mulher na formação da sociedade brasileira, para entender a sua organização, bem como as transformações na sociedade brasileira ao longo da história, do período colonial até a atualidade, para compreender as mudanças ocorridas; qual seu papel na sociedade. Atualmente a mulher tem múltipla jornada: casamento, casa, filhos e trabalho. Muitas responsabilidades sociais e muitas cobranças: da família, do marido, da escola, da igreja. A grande questão que se coloca hoje para a mulher é: “Ser ou não Ser – Amélias, Giseles ou Zilda?!” Trataremos um pouco do papel da mulher na formação da sociedade brasileira através de algumas ideias de 03 historiadoras brasileiras: Maria Odila.
Palavras-chave: Mulher. Poder. Submissão.
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