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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História, Patrimônio e Educação Escolar: Diálogos e Perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro Cardoso

Este trabalho é resultado de três anos de pesquisa sobre patrimônio e educação no que se refere ao conhecimento histórico escolar. Para delimitar a presente pesquisa neste artigo, optou-se por apresentar as relações teóricas e práticas deste triângulo (história, patrimônio e educação) de forma a explicitar as divergências e aproximações destes conceitos. Para trabalhar o conceito de história são utilizadas as teorias de Jörn Rüsen, mais especificamente as apresentadas no livro Razão histórica, onde expõe os conceitos de práxis, narrativas, consciência e fontes históricas. Ao se tratar do patrimônio histórico e cultural são utilizadas fontes legislativas disponibilizadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de conceitos teóricos trabalhados pela pesquisadora Márcia Sant’anna e pelo professor Leandro Magalhães. Por fim, para trabalhar as relações entre história e patrimônio no contexto educacional foram utilizadas como referência as teorias da educação histórica, discutidas pelo grupo de pesquisa do LAPEDUH – UFPR (Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná).

Downloads 6764  6764  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - UFPR  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O processo de planejamento e o sistema político brasileiro nos anos JK  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NOLLI, Joana D’Arc M.

Os anos de 1950 entraram na memória popular e política como uma década de transformações econômicas, ideológicas, políticas e culturais aceleradas. JK, o presidente com “capacidade de produzir esperança e de transformá-la em recurso de poder político”, ficou marcado pela ousadia de suas realizações, pela sua cativante e sedutora personalidade, e, especialmente, como o presidente que mobilizou a sociedade brasileira em torno da construção de um país moderno, pois, se antes se falava em “fomentar o desenvolvimento”, com JK a proposta desenvolvimentista ganhou fôlego. Na memória coletiva esse período se consagrou e passou a ser denominado de os anos dourados.

Palavras-chave: Sistema Político. JK. Modernidade. Desenvolvimentismo.

Downloads 6909  6909  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.1292.pdf
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Organização de arquivos históricos escolares: contribuições para uma discussão necessária Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir demandas e procedimentos para a organização de arquivos históricos escolares, a partir do caso e do projeto em desenvolvimento no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. Esta instituição escolar tem trajetória, infraestrutura e acervo documental de certa forma atípicos, no sentido de privilegiados: ela foi oficialmente criada em 1846, sob a denominação Licêo de Coritiba, e, posteriormente, passou a Instituto Paranaense (1876), Gymnasio Paranaense (1892), Colégio Paranaense (1942) e Colégio Estadual do Paraná (1943), o que implica em formatos e propósitos diversos, em consonância com projetos e políticas educacionais mais amplos, no país, mesmo anteriores à Primeira República. Além de sua atual sede ser patrimônio histórico tombado, o CEP é uma autarquia, e conta, por exemplo, com um planetário e uma piscina olímpica, além de um Museu (Guido Straube) e de um espaço que permitiu a guarda e a preservação de significativo acervo documental.

Downloads 7222  7222  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Congresso Iberoamericano de História de Educação  Site http://nepheuerj.blogspot.com.br/2013/06/xi-congresso-iberoamericano-de-historia_8477.html
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A etiqueta: símbolo de "controle social" na corte de Luiz XIV Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos

Como pressuposto teórico deste trabalho, utilizamos o conjunto de obras de Norbert Elias, priorizando a Sociedade de Corte, na busca de elementos que favoreçam uma compreensão das interdependências, sociedade, poder e controle social que instalaram-se no reinado de Luiz XIV, enfocando a etiqueta como símbolo de controle social, tendo como principal estrutura de organização o cerimonial do palácio, através do qual o rei podia controlar as emoções, tensões e estabelecer os valores de prestígio hierarquizado na corte, fazendo crescer a interdependência entre o rei e os nobres. Esta análise feita em dois momentos, traz em primeiro plano a função da etiqueta como instrumento de dominação e num segundo como instrumento de controle social objetivando encontrar a essência da relação do rei para com os nobres.

Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. História. Controle social. Etiqueta. Sociedade cortesã.

Downloads 8086  8086  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de Piracicaba  Site 
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensino de História, memória e história local Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BARROS, Carlos Henrique F. de

Este artigo dará continuidade ao projeto de produção científica sobre o ensino de história e sua valorização da memória para a compreensão da história local.
A escolha desse tema está baseada em um trabalho sobre Memória e história local elaborado durante a disciplina “História Regional”.
Para isso irá utilizar a contribuição de autores preocupados com uma maior compreensão sobre a importância do ensino da história local e o resgate de sua identidade histórica e social.
A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos.

Palavras-chave: Cotidiano. Ensino. História. Localidade. Memória.

Downloads 9092  9092  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de História - UEG  Site http://www.prp.ueg.br/revista/index.php/revistahistoria
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Revisitando Rugendas e Debret Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
LEÃO, Gabriel Bertozzi; RODRIGUES, Poliana Jardim

Neste artigo trabalharemos o uso de fontes imagéticas para o ensino de História indígena e afro-brasileira. Nele, discutiremos a respeito da utilização apropriada desses documentos, as dificuldades em analisá-los e as suas possibilidades de trabalho, focadas nas relações culturais, sociais, econômicas e políticas de grupos afro-brasileiros e indígenas. Trabalhando mais especificamente com as pinturas dos artistas Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas, que colocam em destaque esses dois grupos em meio ao Brasil do início do século XIX.

Downloads 9176  9176  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH - MG  Site http://www.encontro2012.mg.anpuh.org/‎
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A música na ditadura militar brasileira - Análise da sociedade pela obra de Chico Buarque de Holanda Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
COSTA, Carina G. Ferro da & SERGL, Marcos J.

Muito se fala sobre a ditadura militar brasileira, mas pouca certeza se tem do que realmente acontece nesse período. Partindo do princípio da arte como reflexo da sociedade, a presente pesquisa busca identificar como é a sociedade nesse período (1964-1984), bem como perceber o processo de crítica da classe artística, por meio da análise de mensagens subliminares embutidas nas canções de protesto de um compositor específico, ícone na luta contra a ditadura, Francisco Buarque de Holanda: o Chico Buarque.

Palavras-chave Chico Buarque de Holanda. Ditadura militar brasileira. Mensagens Subliminares.

Downloads 10851  10851  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Iniciação Científica - UFRGS  Site http://seer.ufrgs.br/reic
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Tropeirismo: Processo civilizatório da região sul do Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos & GOMES, Silvestre Alves

A essência da vida nos idos do século XVIII no Brasil Colônia passou por um emaranhado de situações em seus paradigmas econômicos, culturais e sociais que foram construídos e evidenciados ao longo da história brasileira. Entre esses encontra-se o movimento tropeirista. Essa atividade recebeu o nome de tropeirismo em razão das tropas, que eram constituídas principalmente de muares para serem comercializadas em Sorocaba-SP, onde se realizavam grandes feiras desses animais, o que promovia o comércio de outros produtos, causando grande movimentação nesse povoado que rapidamente prosperava. Além das mulas, a mercadoria mais valorizada na época, os tropeiros (proprietários e/ou condutores de tropas) transportavam também gêneros alimentícios, produtos manufaturados, inclusive os importados da Europa, e também faziam intercâmbio de informações. Devido às transações comerciais de compra e venda de muares destinados ao transporte de mercadorias, realizadas nos centros urbanos que estavam em crescente formação, caso específico dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e por compreender grande movimentação no deslocamento desses rebanhos de regiões distantes, esse movimento tornou-se um importante fator de formação sócio-político-econômica das regiões que abrangeu, razão pela qual é considerado por historiadores como uma das atividades mais relevantes de nossa história. Dentre os diversos caminhos estabelecidos pela atividade tropeira na região sul do Brasil, os de maior relevância são: Caminho do Viamão, Caminho da Vacaria, Caminho das Missões e Caminho de Palmas. As reflexões que se ensejam neste artigo têm em foco o Caminho do Viamão, percorrido pelos tropeiros paulistas, principalmente, que se deslocavam até Viamão – no atual Rio Grande do Sul, para tanger tropas, principalmente de muares, até Sorocaba – São Paulo. Essa rota, também conhecida como Caminho do Viamão, Caminho das Tropas, ou ainda, Estrada Real, cortava os campos de domínios português e espanhol, dos atuais Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e São Paulo. Ao longo do percurso, do Caminho do Viamão, os pousos dos tropeiros deram origem a importantes cidades como: Viamão, Vacaria, Lages, Rio Negro, Lapa, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Itararé, Itapeva, Itapetininga, Sorocaba, entre outras. Assim, objetiva-se, neste trabalho, analisar o papel dos tropeiros, por intermédio do movimento ensejado no Paraná, o Caminho das Tropas, como suporte e referência de aspectos sociais, considerando nesse caminho ocorreu um processo de integração e desenvolvimento do estado do Paraná. Para isso, o eixo central da análise questiona se o movimento tropeirista pode ser considerado como uma configuração social dentro do processo civilizatório no Paraná. Para tanto, do ponto de vista metodológico, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de cunho documental e bibliográfico tendo, como suporte, as obras do sociólogo Norbert Elias. Acrescente-se a isso que Elias estabelece um novo caminho para analisar a configuração da sociedade. A base para se assumir essa ideia é a de que, como já predisse Elias, quanto mais histórica a sociologia ou mais sociológica a história, mais adequada se torna uma determinada metodologia interpretativa. A conclusão ensejada neste trabalho conduz para o entendimento de que o movimento tropeirista, no Paraná, demonstra que, em virtude da necessidade de paradas para o descanso e de alimentar a tropa e tropeiros, originaram-se povoados, os quais foram se transformando em cidades. Este fato por si só possibilitou, de maneira gradativa, a integração entre as economias regionais e a população brasileira, constituindo-se, um dos elementos essenciais de uma estrutura organizacional que se apresenta em diversas formas de interrelacionamentos ou entrelaçamentos sociais que permitem melhor compreensão do processo de transformação social.

Palavras-chave: Tropeirismo. Caminho das Tropas. Processo Civilizador.

Downloads 14142  14142  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A utilização da Música nas Aulas de História com os alunos do 8 o. Ano Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
GOÉS, Priscilla da Silva

A seguinte comunicação pretende apresentar ao leitor a utilização da música pelo professor de História como uma ferramenta para ampliar o conhecimento dos alunos sobre os períodos históricos estudados, considerando que a música teve – e continua tendo - um papel extremamente importante no contexto social histórico. Mediante a carência, por parte dos professores, de conhecimento para a utilização da música em períodos anteriores ao século XX, esse artigo pretende discutir e apresentar propostas que visam a repensar e ampliar as práticas pedagógicas dos professores de História, mostrando a riqueza cultural das produções musicais que podem ser inseridas nos livros didáticos do 8o. ano do Ensino Fundamental. Enfim, nossa proposta é enriquecer o ensino de História, a fim de instigar o aluno a estabelecer relações entre fatos históricos e produções musicais.

Palavras-chave: Ensino. História. Música.

Downloads 17235  17235  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Colóquio Educação e Contemporaneidade  Site http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora! O cinema na sala de aula: imagens da Idade Média no filme Cruzada, de Ridley Scott Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
SILVA, Edlene O.

Este artigo objetiva refletir sobre a utilização do cinema como recurso didático para o ensino de História a partir da análise das representações da Idade Média no filme Cruzada (Kingdom of Heaven), dirigido por Ridley Scott, em 2005. Ao estabelecer um diálogo entre as imagens das Cruzadas na película dirigida por Scott e as visões sobre esse evento em alguns manuais escolares editados entre o final dos anos de 1990 e 2008, busca-se demonstrar que o filme, ao mesmo tempo em que reforça estereótipos e preconceitos sobre o medievo, pode ser meio privilegiado de problematização desses estigmas e de construção do conhecimento histórico.

Palavras-chave: Cinema. Ensino de História. Cruzadas. Idade Média. Livro didático.

Downloads 18093  18093  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões & Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
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