Categoria: História Artigos |
Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as ideias dos estudantes sobre ...  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
ASHBY, Rosalyn Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.
Palavras-chave: Educação histórica. Afirmações históricas. Fontes históricas. Evidências. Validade.
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570 0 bytes Educar em Revista - UFPR http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar |
Categoria: História Artigos |
Ensino primário franquista: os livros escolares como instrumento de doutrinação infantil  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
CAPELATO, Maria Helena R.
O regime franquista, sobretudo nas primeiras décadas, exerceu amplo controle sobre a educação, que ficou sob a responsabilidade dos nacionalistas católicos. Produziram-se inúmeros livros escolares infantis orientados por forte sentido patriótico e religioso. Os autores tinham como objetivo moldar as consciências mirins com base nos pressupostos básicos da mentalidade que dava sustentação ao regime: autoridade, hierarquia, ordem, obediência, temor e devoção a Deus e ao Chefe Francisco Franco. Este texto analisa o conteúdo dos livros destinados ao ensino primário, mostrando como eles foram instrumentos importantes de doutrinação infantil, marcada pela intolerância. O conteúdo e as imagens neles presentes contribuíram para construir uma identidade nacional excludente, a qual estimulava o heroísmo, o martírio, o sacrifício infantil e o ódio aos inimigos da religião e da "Madre España".
Palavras-chave: Regime franquista. Mediadores educacionais. Literatura pedagógica. Identidade nacional.
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558 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
Cultura, natureza e história na invenção alencariana de uma identidade da nação brasileira  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
BORGES, Valdeci R.
Este artigo aborda, primeiramente, as relações estabelecidas entre cultura, natureza, sociedade, história e literatura no ensaio crítico Benção paterna, de José de Alencar, no qual se expressa a preocupação com a edificação de uma literatura brasileira, com "cor local" e uma identidade nacional. Em seguida, focam-se as descrições da natureza fluminense no romance Sonhos d’ouro, observando as formas culturais de interação dos indivíduos com os aspectos físico-naturais e as apreciações sobre eles inseridas num processo de produção de um imaginário formador de uma identidade da nação e da cidade, no qual se põem em relevo suas singularidades, belezas e monumentalidade.
Palavras-chave: Cultura e natureza. História e literatura. Imaginário e identidade nacional. José de Alencar.
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554 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
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