Categoria: História Artigos |
A modernidade persiste no século XXI? Uma reflexão sobre o tema na perspectiva da América Latina |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
COUTO, Cristiano Pinheiro de P. & KARAWEJCZYK, Mônica
Neste artigo, temos como objetivo, embasados em diferentes percepções teóricas, analisar o conceito de modernidade e a sua pertinência para a interpretação da realidade sociocultural da América Latina e, de modo mais específico, do Brasil. Na medida em que a modernidade pode ser considerada um epítome de variadas rupturas, não deve ser apresentada como categoria unívoca, com aplicação possível em todos os contextos. Em vez disso, defendemos que a modernidade tem, globalmente, múltiplas manifestações e, localmente, peculiares qualidades. Consequentemente, consideramos a ideia de modernidade paródica ou periférica resultado de argumentos ideológicos e falaciosos. Por fim, sustentamos que, para construir uma "modernidade substantiva", a sociedade latino-americana deverá superar o seu aterrador e histórico "déficit democrático".
Palavras-chave: Modernidade. América Latina. Pensamento social.
|
4333 0 bytes Revista História Agora http://www.historiagora.com/ |
Categoria: História Artigos |
Isaías Alves através de seu arquivo pessoal: possibilidades de leitura |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
ROCHA, Ana Cristina Santos Matos
Isaías Alves (1888-1968) foi um educador baiano que teve papel central na fundação da Faculdade de Filosofia da Bahia, que hoje integra a UFBA. Em 1972, a documentação que constituía seu acervo pessoal foi entregue a esta Instituição. Os doadores do acervo previram que, em comemoração aos 30 anos da Faculdade, fosse criada uma "Sala Isaías Alves", em homenagem ao seu fundador, além da realização de um trabalho sobre a Instituição. Este artigo pretende explorar as características deste arquivo, que é central na pesquisa que desenvolvo sobre Alves, bem como o processo de reorganização do acervo, que teve início em 2005.
Palavras-chave: Isaías Alves. Acervo. UFBA.
|
4874 0 bytes Revista Mosaico - FGV http://cpdoc.fgv.br/mosaico/ |
Categoria: História Artigos |
A economia cafeeira no Paraná até a década de 1970 |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Semí C.
O trabalho em se abordar a história econômica do Estado do Paraná, mais especificamente a história do café, desde os seus primórdios, passando pelo auge de sua produção e comercialização e avançar até seus momentos mais difíceis, é tarefa pronta e publicada. Desta forma, o esforço deste artigo foi facilitado, pois contou com a “boa companhia” de David Carneiro, Romário Martins, Cecília Maria Westphalen, Altiva Pilatti Balhana, Brasil Pinheiro Machado e Nadir Apparecida Cancian, para citar apenas alguns expoentes neste campo de pesquisa. O objetivo deste artigo restringe-se, então, a incentivar, balizar e abrir possíveis caminhos para novas pesquisas sobre esta atividade econômica que, em termos de Brasil, deu início a uma infraestrutura que seria utilizada por outros segmentos econômicos. Em relação ao Paraná, foi responsável, entre outros fatores, pela ocupação e colonização de regiões importantes do estado.
|
5428 0 bytes Vitrine da Conjuntura - FAE http://www.fae.edu/vitrinedaconjuntura/ |
Categoria: História Artigos |
O ensino de conceitos históricos a partir das HQs de Hagar, o Horrível |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
SIQUEIRA, André Luiz de
O presente artigo visa identificar de que forma as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas em sala de aula, principalmente na disciplina de História. Apesar de, na maioria das vezes, haver certo consenso entre os professores em evitar discutir conceitos teóricos em sala pela complexidade que estes apresentam, as HQs do personagem Hagar, o Horrível, de Dik Browne, surgem como um excelente veículo de apresentação e de análise de conceitos historiográficos como, por exemplo: concepção de História, de sujeito histórico, de memória, de anacronismo, e temporalidade, permitindo que os estudantes possam ter acesso aos elementos que perfazem a reflexão histórica de maneira divertida.
|
5759 0 bytes UTP |
Categoria: História Artigos |
Arquivos Históricos Escolares: Contribuições para o Ensino de História e a História Local |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto
Este trabalho tem como objetivo discutir possibilidades de utilização dos arquivos históricos escolares para o Ensino de História. Reconhece-se os desafios da formação e ação do professor em sala de aula – fundamentos teórico-metodológicos que abranjam a concepção, uso e tratamento de documentos em sala de aula, história local, memória, além da própria finalidade do ensino de História, e da instituição escolar frente à organização e preservação de seu arquivo histórico. Porém, entende-se que os arquivos escolares podem contribuir significativamente para o Ensino de História, por sua acessibilidade, diversidade e tipos de informações, mais próximas, compreensíveis e potencialmente mais significativas e interessantes para os alunos; e por sua utilização implicar na possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na escola, podendo envolver a comunidade escolar e a comunidade externa à instituição.
Palavras-chave: Arquivos históricos escolares. Ensino de História. História local.
|
6170 0 bytes SBHE http://www.sbhe.org.br/ |
|