Categoria: História Artigos |
A produção dos números escolares (1871-1931): contribuições para uma abordagem crítica das fontes  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
GIL, Natália de L.
O presente artigo pretende contribuir para a reflexão acerca das estatísticas educacionais como fonte para as pesquisas em História da Educação. Buscou-se aqui, principalmente, desvelar a maneira pela qual foram produzidas, no âmbito central, as estatísticas educacionais referentes ao período de 1871 a 1931. Foram analisados relatórios oficiais – da Diretoria Geral de Estatística – e repertórios estatísticos editados por aquela repartição, onde se buscou localizar as recomendações e definições para a realização dos trabalhos. Pretendeu-se, problematizando as fontes documentais de estatística educacional e suas interpretações mais comuns, diminuir o desconhecimento sobre a origem de números escolares, que, eventualmente, são utilizados em pesquisas atuais sem o conveniente exame crítico.
Palavras-chave: História da Educação. Estatísticas escolares. Fontes históricas.
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560 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
NAPOLITANO, Marcos
Após o Ato Institucional no5, instrumento legal promulgado em fins de 1968 que aprofundou o caráter repressivo do Regime Militar brasileiro implantado quatro anos antes, houve um corte abrupto das experiências musicais ocorridas no Brasil ao longo dos anos 60. Na medida em que boa parte da vida musical brasileira, naquela década, estava lastreada num intenso debate político-ideológico, o recrudescimento da repressão e a censura prévia interferiram de maneira dramática e decisiva na produção e no consumo de canções. A partir de então, os movimentos, artistas e eventos musicais e culturais situados entre os marcos da Bossa Nova (1959) e do Tropicalismo (1968) foram idealizados e percebidos como a balizas de um ciclo de renovação musical radical que, ao que tudo indicava, havia se encerrado. Ao longo deste ciclo, surgiu e se consagrou a expressão Música Popular Brasileira (MPB), sigla que sintetizava a busca de uma nova canção que expressasse o Brasil como projeto de nação idealizado por uma cultura política influenciada pela ideologia nacional-popular e pelo ciclo de desenvolvimento industrial, impulsionado a partir dos anos 50.
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Categoria: História Artigos |
A modernidade persiste no século XXI? Uma reflexão sobre o tema na perspectiva da América Latina  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
COUTO, Cristiano Pinheiro de P. & KARAWEJCZYK, Mônica
Neste artigo, temos como objetivo, embasados em diferentes percepções teóricas, analisar o conceito de modernidade e a sua pertinência para a interpretação da realidade sociocultural da América Latina e, de modo mais específico, do Brasil. Na medida em que a modernidade pode ser considerada um epítome de variadas rupturas, não deve ser apresentada como categoria unívoca, com aplicação possível em todos os contextos. Em vez disso, defendemos que a modernidade tem, globalmente, múltiplas manifestações e, localmente, peculiares qualidades. Consequentemente, consideramos a ideia de modernidade paródica ou periférica resultado de argumentos ideológicos e falaciosos. Por fim, sustentamos que, para construir uma "modernidade substantiva", a sociedade latino-americana deverá superar o seu aterrador e histórico "déficit democrático".
Palavras-chave: Modernidade. América Latina. Pensamento social.
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4899 0 bytes Revista História Agora http://www.historiagora.com/ |
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