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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O fonograma como fonte para a pesquisa histórica sobre música popular – problemas e perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NAPOLITANO, Marcos

Os estudos de música popular urbana e comercial frequentemente colocam um desafio de ordem metodológica singular ao pesquisador. Este desafio consiste em articular o conhecimento acumulado pela musicologia e pelos estudos centrados na análise da notação e da performance musicais tradicionais com a análise do fonograma. Entendemos o fonograma em dois níveis: o resultado de um processo técnico de registro sonoro e o suporte comunicacional e comercial para a realização da música popular na sociedade. Nesta intervenção, pretendemos discutir os problemas metodológicos e as possibilidades de pesquisa em torno do fonograma, a partir da experiência de pesquisa dentro do campo da história sociocultural da música popular.

Palavras-chave: Música popular. História. Fonograma. Performance musical

Downloads 769  769  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MusiMid   Site http://musimid.mus.br/biblioteca.htm
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensino de História e Novas Tecnologias Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
SILVA, Marcos

A partir da constatação da gradual inclusão digital das diversas classes sociais no Brasil, o artigo demonstra como a nova situação cognitiva dos estudantes exige dos docentes uma nova postura pedagógica. Em seguida faz o inventário das principais possibilidades de utilização didática dos recursos fornecidos pela telemática, especialmente para os professores de história.

Palavras-chave: Inclusão Digital. Geração Net. Ciberespaço. Ensino de História. Ferramentas Instrucionais.

Downloads 1891  1891  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABEH  Site 
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Aula de História com Zeca Baleiro: uso da música-canção como recurso didático no Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
ROSSI, Fabiane Tamara

O artigo propõe-se problematizar a música-canção como elemento utilitário ao Ensino e, mais especificamente, a obra musical de Zeca Baleiro enquanto provedora de temáticas para o ofício do professor de História do Ensino Médio. Para isso fez-se uso da obra do cantor (de 1997 a 2004), além de reportagens veiculadas na imprensa. Para correlacionar a música e o ensino embasou-se a pesquisa nos PCNs e Currículo Básico do Distrito Federal. Inicialmente discutir-se-á a utilização da música enquanto recurso didático em sala de aula. Em seguida, problematizar-se-á o universo de referências de Zeca Baleiro, trazendo sugestões para a utilização de suas canções no ensino de História do Ensino Médio.

Palavras-chave: Música. Ensino de História. Zeca Baleiro.

Downloads 21373  21373  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História e Reflexão - UFGD  Site http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Objetos de Aprendizagem: Investindo na Mediação Digital do Conhecimento Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GARCIA, Simone Carboni

A concepção histórico-cultural da relação indivíduo-conhecimento destaca a aprendizagem com base no processo de mediação, pelo qual o sujeito conhece o mundo a partir do contato com os instrumentos físicos e psicológicos presentes em sua cultura. Essa perspectiva sustenta a valorização do uso dos recursos da informática (hipertextos, imagens, animações, vídeos, sons, interatividade etc) no desenvolvimento de materiais educacionais capazes de facilitar a internalização do conhecimento. Atualmente, a aplicação de recursos digitais no desenvolvimento de tais materiais recebe o nome Objetos de Aprendizagem (OAs). No Brasil, diversas entidades vêm estimulando a produção e a difusão de objetos de aprendizagem, entre as quais destaca-se: a Fábrica Virtual do RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação – promovido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação; o projeto CESTA – Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem – idealizado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o projeto BMT – Banco Multidisciplinar de Textos – da Universidade Federal de Pelotas. Esse investimento nos OAs permite vislumbrar que serão fortalecidos, nos próximos anos, os laços entre a informática e a produção de conhecimento.

Downloads 1869  1869  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Celsul  Site http://www.celsul.org.br/Encontros/07/dir2/17.pdf
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Revisitando Rugendas e Debret Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
LEÃO, Gabriel Bertozzi; RODRIGUES, Poliana Jardim

Neste artigo trabalharemos o uso de fontes imagéticas para o ensino de História indígena e afro-brasileira. Nele, discutiremos a respeito da utilização apropriada desses documentos, as dificuldades em analisá-los e as suas possibilidades de trabalho, focadas nas relações culturais, sociais, econômicas e políticas de grupos afro-brasileiros e indígenas. Trabalhando mais especificamente com as pinturas dos artistas Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas, que colocam em destaque esses dois grupos em meio ao Brasil do início do século XIX.

Downloads 8664  8664  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH - MG  Site http://www.encontro2012.mg.anpuh.org/‎
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!1 “Em busca da Curitiba perdida”: Os mecanismo da construção de uma identidade curitibana Popular Versão: PDF
Atualização:  21/11/2013
Descrição:
VIACAVA, Vanessa M. R.

A partir da década de 1990 a cidade de Curitiba passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente como capital ecológica e de primeiro mundo. Um exemplo de sucesso de projeto urbanístico a ser seguido por outras capitais. As primeiras ações ambientais propriamente ditas surgiram timidamente na Curitiba dos anos 1970, para se firmarem definitivamente na década de 1980 e 1990, principalmente nas gestões Jaime Lerner e Rafael Greca.Tais qualidades atribuídas a cidade de Curitiba – embora questionadas por alguns analistas – foram adotadas por grande parte dos moradores da cidade que optaram por se imaginarem parte integrante e integrada desse processo modernizador. Durante os governos urbanistas identificados com o Lernismo, Curitiba conheceu um significativo aumento populacional, certamente imigrantes atraídos pelo marketing da capital ecológica. Nos anos 1990 grandes obras foram realizadas e embelezaram a cidade, entre elas, a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e os diversos parques. Essas obras, em certa medida, concluíram um eficiente projeto urbanista iniciado nas décadas de 1960 e 1970, proporcionando a cidade sorriso um acabamento estético sofisticado.

Palavras chave: Curitiba. Paranismo. Identidade. Políticas culturais.

Downloads 1282  1282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Agora  Site http://www.historiagora.com/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Descobrimento do Brasil (1937): uma leitura histórica do primeiro filme educativo ... Popular Versão: PDF
Atualização:  21/11/2013
Descrição:
BEZERRA, Carolina C.
A escolha das imagens como objeto de estudo, deve-se à sua importância na sociedade atual e, também, à sua presença nos temas e preocupações educacionais. Portanto, justifica-se pela relevância que o assunto apresenta, seja para a educação, enquanto forma de organização e transmissão de conhecimento, seja para a sociedade, receptora e reprodutora destes sabere.
Segundo Pierre Bourdieu, “a experiência das pessoas com o cinema contribui para desenvolver o que se pode chamar de competência para ver, isto é, uma certa disposição, valorizada socialmente, para analisar, compreender e apreciar qualquer história cinematográfica”. Mas Bourdieu entende, também, que essa competência não é adquirida apenas se vendo filmes. Toda atmosfera cultural em que as pessoas estão inseridas, lhes permite desenvolver determinadas maneiras de lidar com os produtos culturais.

Downloads 741  741  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://www.anpuh.org/simposionacional
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Cinema com Recurso Didático nas Aulas de História Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2014
Descrição:
Este trabalho tem o intuito de apresentar o uso do cinema como recurso importante para o ensino de História, tendo como pressupostos teórico a Educação Histórica. O cinema, enquanto produto cultural, atua na formação das "ideias históricas" e em sala de aula, devendo, assim, ocupar um lugar de destaque nas aulas de História. Desde as primeiras décadas do século XX, educadores defendem a utilização do cinema como um recurso didático, visto que quando usado em contextos escolares, colabora na formação da "consciência histórica" dos estudantes (RÜSEN, 2001). Para as pesquisadoras Olga Magalhães e Henriqueta Alface (2011, p. 255), o cinema pode ser incluido no planejamento do professor de História desde que sejam considerados algumas questões: a faixa etária do aluno, o nível de ensino, a relação direta com com os conteúdos e o respeito com os valores socioculturais do meio onde a escola está inserida. Isso porque o uso do filme não pode ser visto como apenas "passar o filme", é necessário conduzir os alunos a uma percepção crítica, tornando o filme significativo. Em relação à bibliografia especializada em cinema e educação esta sugere algumas etapas para o bom uso do filme na escola - são elas: apresentação da sinopse, exibição do filme e debate sobre temas apresentados em determinados trechos do filme. Cabe também ao professor escolher como apresentar aos estudantes o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Conforme Pablo Blasco (2006, p. 28), o uso do fragmento mostra-se eficiente porque se insere na chamada "cultura do espetáculo", marcada pela " informação rápida, o impacto, o intuitivo, em detrimento do raciocionio linear, lógico e especulativo". No entanto, a maioria dos pesquisadores consideram a fragmentação do filme como um procedimento equivocado, porque essa leitura fracionada compromete a apreciação do cinema como obra de arte (NAPOLITANO, 2009). A partir desses pressupostos teóricos que este trabalho se propõe a comparar ambas as maneiras de uso do cinema em sala de aula, em trechos ou na íntegra, a fim de auxiliar a prática docente do ensino de História.

Palavras-chave: História. coíbem. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 3161  3161  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - REDUH  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As Questões Agrárias no Brasil Entre Nações Indígenas, Latifundiários e Governo Sob a Visão da Educa Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2014
Descrição:
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões baseadas na teoria da Educação Histórica sobre os conhecimentos apresentados por um grupo de 19 estudantes, na faixa etária entre 15 a 76 anos de idade, cursando o ensino fundamental do programa EJA em uma região de periferia de Curitiba. A questão agrária no Brasil e os conflitos envolvendo nações indígenas, proprietarios de terras e o governo foram as temáticas utilizadas para esta pesquisa de cunho qualitativo. Esta se apoia na legislação vigente e busca, por meio de diversas fontes, contribuir com a formação da consciência histórica dos jovens estudantes, bem como sua orientação temporal no que se refere às questões do período da colonização do Estado do Paraná e as disputas atuais.

Palavras-chave: Educação histórica. questão agrária. nações indígenas. legislação. consciência histórica.

Downloads 1135  1135  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - REDUH  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Arquivos e educação: a construção da memória educativa Popular Versão: PDF
Atualização:  4/6/2018
Descrição:
MOGARRO, Maria João

Os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente à salvaguarda e preservação dos seus documentos, que constituem instrumentos fundamentais para a história da escola e a construção da memória educativa. A sua importância tem vindo a ser reconhecida, conduzindo a uma reflexão sobre a sua preservação, as condições de instalação, a organização correta dos documentos e o acesso às informações que nele estão contidas. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação diretamente relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes
confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam estas instituições numa posição de grande centralidade para a compreensão dos fenômenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Neste texto pretende-se refletir sobre: o lugar dos arquivos escolares nas instituições educativas; os documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação
em educação; os arquivos escolares numa perspectiva interdisciplinar; os arquivos, a cultura escolar e a construção da memória educativa.

Palavras-chave: Cultura Escolar. Arquivo. Fontes Históricas. Memória.

Downloads 716  716  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História da Educação  Site http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/169
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