Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Caminhando contra o vento: História, Cotidiano e Arte no Brasil dos anos sessenta Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BRANCO, Edwar de Alencar Castelo

Este trabalho, procurando arrastar para a claridade personagens e eventos que se mantêm ofuscados sob o brilho de objetos como a ditadura militar e o movimento tropicalista, faz uma incursão por vários acontecimentos da história do Brasil nos anos sessenta, buscando situar o período como o momento de emergência da pós- modernidade brasileira. O principal pretexto do trabalho são as vanguardas artísticas e o cotidiano.

Palavras-chave: Anos sessenta. Cotidiano. História.

Downloads 538  538  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=8
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Aula de História com Zeca Baleiro: uso da música-canção como recurso didático no Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
ROSSI, Fabiane Tamara

O artigo propõe-se problematizar a música-canção como elemento utilitário ao Ensino e, mais especificamente, a obra musical de Zeca Baleiro enquanto provedora de temáticas para o ofício do professor de História do Ensino Médio. Para isso fez-se uso da obra do cantor (de 1997 a 2004), além de reportagens veiculadas na imprensa. Para correlacionar a música e o ensino embasou-se a pesquisa nos PCNs e Currículo Básico do Distrito Federal. Inicialmente discutir-se-á a utilização da música enquanto recurso didático em sala de aula. Em seguida, problematizar-se-á o universo de referências de Zeca Baleiro, trazendo sugestões para a utilização de suas canções no ensino de História do Ensino Médio.

Palavras-chave: Música. Ensino de História. Zeca Baleiro.

Downloads 21373  21373  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História e Reflexão - UFGD  Site http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As Questões Agrárias no Brasil Entre Nações Indígenas, Latifundiários e Governo Sob a Visão da Educa Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2014
Descrição:
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões baseadas na teoria da Educação Histórica sobre os conhecimentos apresentados por um grupo de 19 estudantes, na faixa etária entre 15 a 76 anos de idade, cursando o ensino fundamental do programa EJA em uma região de periferia de Curitiba. A questão agrária no Brasil e os conflitos envolvendo nações indígenas, proprietarios de terras e o governo foram as temáticas utilizadas para esta pesquisa de cunho qualitativo. Esta se apoia na legislação vigente e busca, por meio de diversas fontes, contribuir com a formação da consciência histórica dos jovens estudantes, bem como sua orientação temporal no que se refere às questões do período da colonização do Estado do Paraná e as disputas atuais.

Palavras-chave: Educação histórica. questão agrária. nações indígenas. legislação. consciência histórica.

Downloads 1135  1135  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - REDUH  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As origens da indústria madeireira e do desmatamento da floresta araucária no Médio Vale do Iguaçu Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Miguel M. X. de; NODARI, Eunice S.

Esse artigo tem o objetivo de investigar as origens da indústria madeireira no Médio Vale do Iguaçu. Paralelamente a colonização europeia e as atividades agropecuárias daí resultantes, a indústria madeireira foi um dos fatores primordiais para a devastação da floresta de araucária ao longo do século XX. Até a década de 1910, a indústria madeireira tanto no Médio Vale do Iguaçu como em outros locais tinha uma característica mais artesanal, voltada para as necessidades locais das pequenas vilas que existiam no planalto sul-brasileiro daquela época. Mas com a construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande, a chegada da companhia Lumber e o aumento da demanda por madeira em outras regiões do país e no exterior, a indústria madeireira passou a ter um caráter de empresa capitalista voltada para atender as necessidades do mercado de madeira.

Palavras-chave: Indústria Madeireira. Médio Vale do Iguaçu. Floresta de Araucária. História Ambiental.

Downloads 810  810  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos do Ceom - Unochapecó  Site http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As metamorfoses do império e os problemas da monarquia portuguesa na primeira metade do século XVIII Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Ricardo de

Durante a primeira metade do século XVIII, em diversas dimensões do mundo português, operou-se um significativo processo de metamorfose, tanto no âmbito interno do reino quanto na própria configuração mais geral do Império. Lisboa, consolidada como caput regne, começou a viver significativa transformação. No pensamento de diversos personagens ligados à administração da monarquia havia a certeza de que o eixo do Império situava-se definitivamente no complexo atlântico, nas duas margens do oceano. Este artigo tem por objetivo discutir algumas questões relativas a esses fenômenos.

Palavras-chave: Império português. D. João V. Corte. Lisboa.

Downloads 567  567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Varia História - UFMG  Site http://www.fafich.ufmg.br/varia/revista/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As Guerras Mundiais e seus veteranos: uma abordagem comparativa Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
FERRAZ, Francisco César A.

As Guerras Mundiais deixaram para a posteridade dezenas de milhões de ex-combatentes, que retornaram aos lares transformados física e psicologicamente. Em seu retorno, enfrentaram problemas de toda sorte para a reintegração social. Neste artigo são abordados os processos de reintegração social dos ex-combatentes norte americanos, franceses e ingleses, nas duas guerras mundiais. A principal conclusão é que, mais que a existência ou não de uma estrutura de apoio e programas de retorno dos combatentes à sociedade, a variável decisiva para definição do sucesso ou não da reintegração social foi a relação que a sociedade não-combatente travou com a guerra lutada e com seus combatentes. Em outras palavras, a aceitação ou não, entre a população civil, da participação de seus jovens nos conflitos, bem como a memória social dessas guerras, repercutiram profundamente na forma como esses milhões de jovens retornaram às suas vidas sociais e profissionais.

Palavras-chave: Veteranos de guerra. Primeira Guerra Mundial. Segunda Guerra Mundial

Downloads 567  567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As fontes da escola e a pesquisa em história da educação: contribuições do acervo do Colégio Estadua Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
RANZI, Serlei M. Fischer; GONÇALVES, Nadia G.

Neste trabalho são discutidas duas questões centrais: o processo de organização e transformação do Arquivo do CEP em um lugar de guarda e preservação de fontes relevantes para pesquisas em História da Educação; e a análise de três pesquisas realizadas, a partir de fontes identificadas nessa instituição escolar, no campo das disciplinas escolares: Educação Física, Canto Orfeônico e História. O caminho percorrido pelos autores aqui analisados – Chaves Jr. (2004), Lemos Jr. (2005) e Kawka Martins (2006) – foi de seguir a orientação de Nóvoa (1996) sobre um olhar mais atento à internalidade do trabalho escolar. Eles examinaram a instituição como um lugar privilegiado na produção das disciplinas escolares e identificaram nela aspectos comuns na compreensão e implantação de políticas públicas de educação, e algumas singularidades em função de soluções e/ou problemas específicos no local.

Palavras-chave: História das disciplinas escolares. Arquivo histórico escolar. Colégio Estadual do Paraná.

Downloads 633  633  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista HISTEDBR  Site https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639663
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As eleições municipais no Brasil: uma análise comparativa (1982-2000) Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
FLEISCHER, David

Este artigo analisa os resultados do primeiro e segundo turnos da eleição municipal de 2000 no Brasil. Enfoca o desempenho de cada um dos principais partidos e de alguns dos principais candidatos, nas regiões do país e nas principais cidades, analisa o desempenho geral das candidatas mulheres, e procura traçar considerações sobre o impacto dos resultados no cenário político das eleições gerais de 2002.

Palavras-chave: Eleições municipais 2000. Partidos políticos.Candidatos. Brasil.

Downloads 584  584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Opinião Pública - Unicamp  Site http://www.cesop.unicamp.br/site/htm/revistas.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As condições sociais de produção das lembranças entre imigrantes ucranianos Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
GUÉRIOS, Paulo Renato

O presente artigo parte da discussão de um estudo clássico sobre a "memória" nas ciências sociais: as obras acerca da "memória coletiva" escritas por Maurice Halbwachs (1976 [1925], 1968 [1950]). Talvez devido a seu grande sucesso, diversos autores consideram que elas esgotaram sua capacidade de emprestar legibilidade aos fenômenos observados. Nosso objetivo é propor um enfoque para a pesquisa que, inspirado pelo pensamento deste autor, dele se delimita ao realizar a crítica dos instrumentos e dos objetivos por ele definidos. Para tanto, serão utilizadas como material empírico as lembranças produzidas por imigrantes camponeses de origem eslava — os "rutenos" ou "ucranianos"— acerca de sua vinda ao Brasil no final do século XIX. O artigo inicia-se com um estudo crítico das ideias de Halbwachs sobre as relações entre "memória" e "sociedade"; após uma breve apresentação dos imigrantes ucranianos, explora relatos de sua imigração para encetar uma discussão que envolve as condições sociais que infletiram a produção de suas lembranças; por fim, conclui-se com o exame de algumas implicações da análise aqui empreendida.

Palavras-chave: Memória. Sociedade. Lembranças. Ucranianos.

Downloads 525  525  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Mana - Museu Nacional- UFRJ  Site http://www.ppgasmuseu.etc.br/publicacoes/mana.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Arquivos Históricos Escolares: Contribuições para o Ensino de História e a História Local Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto

Este trabalho tem como objetivo discutir possibilidades de utilização dos arquivos históricos escolares para o Ensino de História. Reconhece-se os desafios da formação e ação do professor em sala de aula – fundamentos teórico-metodológicos que abranjam a concepção, uso e tratamento de documentos em sala de aula, história local, memória, além da própria finalidade do ensino de História, e da instituição escolar frente à organização e preservação de seu arquivo histórico. Porém, entende-se que os arquivos escolares podem contribuir significativamente para o Ensino de História, por sua acessibilidade, diversidade e tipos de informações, mais próximas, compreensíveis e potencialmente mais significativas e interessantes para os alunos; e por sua utilização implicar na possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na escola, podendo envolver a comunidade escolar e a comunidade externa à instituição.

Palavras-chave: Arquivos históricos escolares. Ensino de História. História local.

Downloads 6181  6181  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SBHE  Site http://www.sbhe.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (15) 16 17 18 19 20 »