Categoria: História Artigos |
As Guerras Mundiais e seus veteranos: uma abordagem comparativa  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
FERRAZ, Francisco César A.
As Guerras Mundiais deixaram para a posteridade dezenas de milhões de ex-combatentes, que retornaram aos lares transformados física e psicologicamente. Em seu retorno, enfrentaram problemas de toda sorte para a reintegração social. Neste artigo são abordados os processos de reintegração social dos ex-combatentes norte americanos, franceses e ingleses, nas duas guerras mundiais. A principal conclusão é que, mais que a existência ou não de uma estrutura de apoio e programas de retorno dos combatentes à sociedade, a variável decisiva para definição do sucesso ou não da reintegração social foi a relação que a sociedade não-combatente travou com a guerra lutada e com seus combatentes. Em outras palavras, a aceitação ou não, entre a população civil, da participação de seus jovens nos conflitos, bem como a memória social dessas guerras, repercutiram profundamente na forma como esses milhões de jovens retornaram às suas vidas sociais e profissionais.
Palavras-chave: Veteranos de guerra. Primeira Guerra Mundial. Segunda Guerra Mundial
|
698 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
Arquivos Históricos Escolares: Contribuições para o Ensino de História e a História Local  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto
Este trabalho tem como objetivo discutir possibilidades de utilização dos arquivos históricos escolares para o Ensino de História. Reconhece-se os desafios da formação e ação do professor em sala de aula – fundamentos teórico-metodológicos que abranjam a concepção, uso e tratamento de documentos em sala de aula, história local, memória, além da própria finalidade do ensino de História, e da instituição escolar frente à organização e preservação de seu arquivo histórico. Porém, entende-se que os arquivos escolares podem contribuir significativamente para o Ensino de História, por sua acessibilidade, diversidade e tipos de informações, mais próximas, compreensíveis e potencialmente mais significativas e interessantes para os alunos; e por sua utilização implicar na possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na escola, podendo envolver a comunidade escolar e a comunidade externa à instituição.
Palavras-chave: Arquivos históricos escolares. Ensino de História. História local.
|
6335 0 bytes SBHE http://www.sbhe.org.br/ |
|