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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O processo de planejamento e o sistema político brasileiro nos anos JK  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NOLLI, Joana D’Arc M.

Os anos de 1950 entraram na memória popular e política como uma década de transformações econômicas, ideológicas, políticas e culturais aceleradas. JK, o presidente com “capacidade de produzir esperança e de transformá-la em recurso de poder político”, ficou marcado pela ousadia de suas realizações, pela sua cativante e sedutora personalidade, e, especialmente, como o presidente que mobilizou a sociedade brasileira em torno da construção de um país moderno, pois, se antes se falava em “fomentar o desenvolvimento”, com JK a proposta desenvolvimentista ganhou fôlego. Na memória coletiva esse período se consagrou e passou a ser denominado de os anos dourados.

Palavras-chave: Sistema Político. JK. Modernidade. Desenvolvimentismo.

Downloads 6877  6877  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.1292.pdf
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Reconhecimento da Cultura dos Afro-descendetes no Processo Educativo Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
SANTOS, Maria José; BRAGA, Graça Elenice dos Santos

Este artigo foi resultado de análises de pesquisas bibliográficas, aprofundadas em sala de aula, no âmbito da academia e da escola pública, com a perspectiva de investigar o currículo na concepção dos referidos autores e como a cultura dos afro-descendentes vem sendo incorporada na proposta curricular, sobretudo no que diz respeito ao ensino de História.

Palavras-chave: Currículo. Ensino de História. Cultura dos afro-descendentes.

Downloads 596  596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABEH  Site http://abeh.org/trabalhos/GT06/resumomaria.pdf
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O selvagem na "Gesta Dei": história e alteridade no pensamento medieval Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
WOORTMANN, Klaas

O propósito do artigo é examinar a noção de selvagem no pensamento medieval e sua relação com o sentido de história. Resultado da combinação de ideias herdadas da Grécia antiga, da tradição judaica e de concepções européias pré-cristãs integradas a uma concepção providencialista da história, a noção de selvagem surge como mediadora das relações de alteridade no tempo e no espaço. Concomitantemente, revela a dificuldade de lidar com a diferença.

Palavras-chave: Selvagem. Alteridade. Teologia medieval.

Downloads 457  457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O uso de fontes históricas nas séries iniciais do Ensino Fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
BERNARDO, Susana Barbosa R.; SIMON, Cristiano Biazzo

O presente trabalho traz algumas reflexões da pesquisa de mestrado em curso intitulada: "A construção do saber histórico nas séries iniciais do ensino fundamental: o uso de fontes", cujo objetivo é refletir sobre a prática docente e discente na produção do saber histórico nessa etapa de formação, a partir do uso de fontes históricas. A pesquisa está sendo desenvolvida no município de Tarumã, localizado no interior do estado de São de Paulo, com uma população de pouco mais de doze mil habitantes. A cidade atende em suas sete escolas de educação básica e em um pólo da Universidade Aberta do Brasil, cerca de quatro mil alunos. Entre as quatro escolas municipais foram selecionadas oito classes, sendo duas do segundo ano, duas do terceiro, duas do quarto ano e duas do quinto ano do ensino fundamental. A seleção ocorreu após a aplicação de um questionário dirigido aos docentes tendo a participação de trinta e quatro, ou seja 87%, dos trinta e nove docentes que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, sendo possível compor o perfil desses profissionais e a disponibilidades dos mesmos em participar da pesquisa.

Palavras-chave: Fontes históricas. Séries iniciais. Historicidade.

Downloads 2330  2330  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://www.oficinasdehistoria.com.br/viii-encontro-nacional-perspectivas-do-ensino-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Objetos de Aprendizagem: Investindo na Mediação Digital do Conhecimento Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GARCIA, Simone Carboni

A concepção histórico-cultural da relação indivíduo-conhecimento destaca a aprendizagem com base no processo de mediação, pelo qual o sujeito conhece o mundo a partir do contato com os instrumentos físicos e psicológicos presentes em sua cultura. Essa perspectiva sustenta a valorização do uso dos recursos da informática (hipertextos, imagens, animações, vídeos, sons, interatividade etc) no desenvolvimento de materiais educacionais capazes de facilitar a internalização do conhecimento. Atualmente, a aplicação de recursos digitais no desenvolvimento de tais materiais recebe o nome Objetos de Aprendizagem (OAs). No Brasil, diversas entidades vêm estimulando a produção e a difusão de objetos de aprendizagem, entre as quais destaca-se: a Fábrica Virtual do RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação – promovido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação; o projeto CESTA – Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem – idealizado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o projeto BMT – Banco Multidisciplinar de Textos – da Universidade Federal de Pelotas. Esse investimento nos OAs permite vislumbrar que serão fortalecidos, nos próximos anos, os laços entre a informática e a produção de conhecimento.

Downloads 1870  1870  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Celsul  Site http://www.celsul.org.br/Encontros/07/dir2/17.pdf
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Olimpíada Nacional em História do Brasil - Uma aventura intelectual? Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
MENEGUELLO, Cristina Meneguello

O objetivo destas breves reflexões reside em descrever e refletir sobre o programa Olimpíada Nacional em História do Brasil, concebido em 2008 e desenvolvido ao longo de duas realizações concretas (as Olimpíadas Nacionais de 2009 e 2010), dentro do âmbito das Olimpíadas Científicas do CNPq/ Ministério da Ciência e da Tecnologia. Concebida como um concurso em equipe, e em sua maior parte ocorrendo a distância, a Olimpíada Nacional em História do Brasil nos remete a alguns temas fundamentais (e difíceis) sobre o conhecimento que produzimos como historiadores e professores, sua percepção em sala de aula e o potencial em explorar as metodologias do campo do historiador com estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio. Obriga-nos também a pensar nas possibilidades de mecanismos de avaliação pertinentes ao conhecimento ao mesmo tempo aberto e rigoroso ao qual nos dedicamos – a história - e a nos questionar sobre as especificidades regionais do conhecimento histórico entendido muitas vezes como de validade nacional.

Palavras-chave: Olimpíadas de História. Ensino de História. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Downloads 948  948  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=14&impressao
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Organização de arquivos históricos escolares: contribuições para uma discussão necessária Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir demandas e procedimentos para a organização de arquivos históricos escolares, a partir do caso e do projeto em desenvolvimento no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. Esta instituição escolar tem trajetória, infraestrutura e acervo documental de certa forma atípicos, no sentido de privilegiados: ela foi oficialmente criada em 1846, sob a denominação Licêo de Coritiba, e, posteriormente, passou a Instituto Paranaense (1876), Gymnasio Paranaense (1892), Colégio Paranaense (1942) e Colégio Estadual do Paraná (1943), o que implica em formatos e propósitos diversos, em consonância com projetos e políticas educacionais mais amplos, no país, mesmo anteriores à Primeira República. Além de sua atual sede ser patrimônio histórico tombado, o CEP é uma autarquia, e conta, por exemplo, com um planetário e uma piscina olímpica, além de um Museu (Guido Straube) e de um espaço que permitiu a guarda e a preservação de significativo acervo documental.

Downloads 7171  7171  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Congresso Iberoamericano de História de Educação  Site http://nepheuerj.blogspot.com.br/2013/06/xi-congresso-iberoamericano-de-historia_8477.html
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Origem dos movimentos islâmicos revolucionários  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
MILMAN, Luis

O problema do islamismo radical apresenta aspectos históricos multicausais e pouco se discute sobre suas características na mídia brasileira. Desde o fim do Império Otomano, oficialmente extinto em 1924, o mundo árabe fragmentou-se em movimentos nacionais que lutavam contra o controle imperialista franco-britânico na região. A partir do final da década de 20, o sionismo foi considerado um movimento intruso em meio às aspirações nacionalistas árabes. Na medida em que o nazifascismo tornava-se uma poderosa força política na Europa, grande parte das lideranças nacionalistas árabes dos recém criados Síria, Transjordânia, Líbano, Iraque e Arábia Saudita, assim como as lideranças palestinas, viam nos nazistas e fascistas potenciais aliados contra o imperialismo anglo-francês, que controlava a região até o início da II Guerra Mundial.

Downloads 752  752  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico - UEM  Site http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Stalinismo e suas subfamílias: confluências e divergências com o partido político de Tito Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
CONCEIÇÃO, Gilmar Henrique da

Este artigo visa dar continuidade aos meus estudos de mestrado e, de modo especial, aos de doutorado. Pesquiso problemas de fundo teórico no âmbito da política, e me atenho às questões das rupturas no partido comunista. Ainda que não seja possível imaginar o titoísmo sem o stalinismo, como situar mais claramente o titoísmo neste conjunto de tendências e correntes, com suas respectivas confluências e divergências? O titoísmo não pode ser classificado unicamente como um “comunismo nacional”, uma vez que não foi exatamente isso, e ao mesmo tempo foi muito mais que isso. Todavia, de fato o titoísmo colocou em foco a questão nacional no âmbito dos partidos comunistas quando reivindicou uma ampla autonomia orgânica para os diferentes Estados comunistas.

Palavras-chave: Stalinismo. Tito. Comunismo.

Downloads 1069  1069  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Educere et Educare - Unioeste  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ortodoxos ucranianos em Curitiba: Práticas culturais e religiosas em diálogo com sociabilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
TAMANINI, Paulo Augusto

Tendo como referencial teórico Nestor Garcia Canclini, que conceituou cultura como um processo em constante transformação, e que possui formas próprias de organização e características que lhes são intrínsecas, este artigo tem como objetivo estudar a hibridização cultural presente no processo de identificação étnico-religiosa de uma comunidade ortodoxa ucraniana, estabelecida no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Esta comunidade étnica, na interação com outras sociabilidades ofertadas pelo espaço urbano, flexibiliza seus hábitos e costumes tradicionais, deixando visíveis rupturas e justaposições, com o objetivo de lograr interação, afastando assim a possibilidade de ser taxada como uma comunidade periférica. Através de entrevistas, embasamento empírico observado nos ritos e celebrações comunitárias e de visitas a algumas famílias que moram no Bairro Bigorrilho, pude constatar que o imaginário étnico-religioso publicizado entre os ucranianos e seus descendentes diverge do idealizado por causa do cruzamento sociocultural em que o tradicional e o moderno se misturam mais fortemente em ambiente urbano.

Palavras-chave: Cultura híbrida. Ortodoxos ucranianos. Etnia e práticas religiosas.

Downloads 1601  1601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Agora  Site http://www.historiagora.com/
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