Categoria: História Artigos |
A cidade e a guerra: a campanha de mobilização e o cotidiano de Fortaleza durante a Guerra de 1932 |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
LOPES, Raimundo Helio Lopes
Este artigo procura analisar as ações de mobilização na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, durante a Guerra de 1932. Nos dias de conflito, nesta cidade houve uma forte campanha de mobilização para estimular a participação da população na guerra. Esta campanha teve diversos articuladores, como a Interventoria local, Igreja Católica cearense, setores significativos da imprensa, vários cidadãos sensibilizados com a defesa do Governo Vargas, além de diversos grupos civis, militares e políticos. Destacaram-se, como estratégias significativas presentes em Fortaleza, meetings, passeatas, campanhas de arrecadação de dinheiro para os soldados, intensa campanha nos jornais fortalezenses e desfiles públicos.
Palavras-chave: Ceará. Guerra de 1932. Igreja católica. Governo Vargas.
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1499 0 bytes Revista Mosaico - FGV http://cpdoc.fgv.br/mosaico |
Categoria: História Artigos |
História, Estado e Educação: uma leitura sobre o Estado brasileiro (1971-2000) |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto
O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e como o tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira, no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cinco Anais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinze periódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História, e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas, considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foram produzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Neste artigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dos trabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais, que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor da ordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso, buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.
Palavras-chave: Estado. Educação básica. Políticas educacionais. Produção acadêmica. História da Educação.
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821 0 bytes Educar em Revista - UFPR http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar |
Categoria: História Artigos |
Ortodoxos ucranianos em Curitiba: Práticas culturais e religiosas em diálogo com sociabilidades |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
TAMANINI, Paulo Augusto
Tendo como referencial teórico Nestor Garcia Canclini, que conceituou cultura como um processo em constante transformação, e que possui formas próprias de organização e características que lhes são intrínsecas, este artigo tem como objetivo estudar a hibridização cultural presente no processo de identificação étnico-religiosa de uma comunidade ortodoxa ucraniana, estabelecida no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Esta comunidade étnica, na interação com outras sociabilidades ofertadas pelo espaço urbano, flexibiliza seus hábitos e costumes tradicionais, deixando visíveis rupturas e justaposições, com o objetivo de lograr interação, afastando assim a possibilidade de ser taxada como uma comunidade periférica. Através de entrevistas, embasamento empírico observado nos ritos e celebrações comunitárias e de visitas a algumas famílias que moram no Bairro Bigorrilho, pude constatar que o imaginário étnico-religioso publicizado entre os ucranianos e seus descendentes diverge do idealizado por causa do cruzamento sociocultural em que o tradicional e o moderno se misturam mais fortemente em ambiente urbano.
Palavras-chave: Cultura híbrida. Ortodoxos ucranianos. Etnia e práticas religiosas.
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1725 0 bytes Revista História Agora http://www.historiagora.com/ |
Categoria: História Artigos |
A modernidade persiste no século XXI? Uma reflexão sobre o tema na perspectiva da América Latina |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
COUTO, Cristiano Pinheiro de P. & KARAWEJCZYK, Mônica
Neste artigo, temos como objetivo, embasados em diferentes percepções teóricas, analisar o conceito de modernidade e a sua pertinência para a interpretação da realidade sociocultural da América Latina e, de modo mais específico, do Brasil. Na medida em que a modernidade pode ser considerada um epítome de variadas rupturas, não deve ser apresentada como categoria unívoca, com aplicação possível em todos os contextos. Em vez disso, defendemos que a modernidade tem, globalmente, múltiplas manifestações e, localmente, peculiares qualidades. Consequentemente, consideramos a ideia de modernidade paródica ou periférica resultado de argumentos ideológicos e falaciosos. Por fim, sustentamos que, para construir uma "modernidade substantiva", a sociedade latino-americana deverá superar o seu aterrador e histórico "déficit democrático".
Palavras-chave: Modernidade. América Latina. Pensamento social.
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4720 0 bytes Revista História Agora http://www.historiagora.com/ |
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