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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ditadura militar e resistência legal: as memórias de Mércia Albuquerque através do seu diário (1973) Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
SILVA, Angela Moreira Domingues da

O presente artigo tem como objetivo analisar o diário da advogada de presos políticos durante a ditadura militar, Mércia Albuquerque, no ano de 1973, à luz do debate sobre a memória e seus usos. Acrescenta-se a isso, a possibilidade de analisar a atuação da Justiça Militar através de um enfoque diferenciado dos tradicionais estudos sobre o tribunal militar, uma vez que, através do registro de Mércia, pode-se ter acesso a relatos sobre a estrutura do foro castrense, além dos atores que o compõem, que não estão presentes na produção documental própria do tribunal militar em sua dinâmica processual.

Palavras-chave: Ditadura Militar. Memórias. Tribunal Militar.

Downloads 1281  1281  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Dimensão utópica nas representações sobre o ensino de história: memória de professores Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
ALMEIDA NETO, Antonio S. de

Esse artigo trata das representações de professores de História acerca da dimensão utópica em sua disciplina, ou seja, a maneira como representam certa concepção prospectiva ao lecionarem uma disciplina escolar que lida com o passado. Consideramos que a educação tem como pressuposto uma visão projetiva, uma vez que supõe uma perspectiva de homem, sociedade e mundo no ato educativo, e o ensino de História, mais especificamente, por ser uma disciplina que lida com as transformações temporais e com temas eminentemente políticos e sociais, inserindo o homem neste processo. Situamos a discussão atual acerca do tema no ensino de História, inserido no debate da crise da modernidade e postulados pós modernistas, a oscilar entre uma postura de pensar a disciplina como inexorável instrumento de transformação sócio-política ou vã ilusão prospectiva. Visando uma melhor compreensão da questão proposta, valemo-nos da análise de relatos orais obtidos através de entrevistas com professores da disciplina, que lecionaram nos anos de 1960/70 e 1980/90, tendo por perspectiva a teoria crítica das representações de Henri Lefebvre e o debate sobre memória e história oral.

Palavras-chave: Ensino de História. Utopia. Representação. Memória. História oral.

Downloads 523  523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação & Sociedade - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Diálogo interreligioso e construção da cidadania em um mundo globalizado Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
PFEFFER, Renato Somberg

Uma ética planetária inspirada no diálogo deve admitir que nossa cultura é apenas uma entre outras e desistir de qualquer obsessão imperialista. Isto implica em assumirmos a democracia como única alternativa possível para a humanidade. O sucesso de um projeto democrático depende da capacidade humana de encontrar referentes éticos mínimos. Isso torna urgente o reconhecimento universal que o diálogo entre as diversas tradições culturais deve receber. O diálogo interreligioso, em especial, é fundamental neste processo. Esse artigo defende a ideia que o sincretismo religioso brasileiro tem muito a aportar para concretização desta utopia.

Palavras-chave: Cidadania. Diálogo interreligioso. Globalização. Sincretismo religioso.

Downloads 4097  4097  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as ideias dos estudantes sobre ... Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
ASHBY, Rosalyn

Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.

Palavras-chave: Educação histórica. Afirmações históricas. Fontes históricas. Evidências. Validade.

Downloads 474  474  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar em Revista - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Depoimento e apropriação: artifícios narrativos e crítica ao contexto social em Pão e sangue  Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
ARAUJO, Rodrigo Gomes de

Este artigo problematiza e contextualiza o livro Pão e sangue, publicado em 1988 pelo escritor Dalton Trevisan. Num primeiro momento são discutidas as formas de representação e apropriação presentes na obra, a partir dos conceitos de Roger Chartier. Posteriormente, buscam-se as possíveis relações entre o livro e a conjuntura de sua publicação. Parte-se do diálogo com as proposições do historiador Jörn Rüsen, segundo o qual as narrativas são produzidas com a finalidade de interpretar experiências atuais do tempo. Relacionando o livro de Dalton com sua conjuntura, a década de 1980, é possível interpretá-lo como uma crítica à banalização da violência, fazendo com que os leitores questionem até que ponto a violência narrada se configura como uma realidade social.

Palavras-chave: História literária. Narrativa. Dalton Trevisan.

Downloads 3141  3141  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Agora  Site http://www.historiagora.com/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Da senzala ao cortiço: história e literatura em Aluísio Azevedo e João Ubaldo Ribeiro Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
DALCASTAGNÈ, Regina

O artigo analisa dois romances brasileiros de épocas diferentes — O cortiço, de Aluísio Azevedo, lançado em 1890, e Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, de 1984. Apesar das muitas diferenças que os separam, ambos narram o processo de formação das elites brasileiras, revelando a violência nele envolvida. O naturalismo de Azevedo e o tom paródico de Ribeiro estabelecem, cada um a seu modo, um instigante diálogo com a história brasileira.

Palavras-chave: Literatura e história. Violência. Elites.

Downloads 498  498  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!D. João e as histórias dos Brasis Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CARVALHO, José Murilo de

O artigo, escrito em forma de ensaio, aproveita as celebrações dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro para discutir o tema nacional na historiografia brasileira. Argumenta que o Brasil no século XIX era mais aspiração do que realidade e que sua história foi escrita quase que exclusivamente a partir do centro político localizado no Rio de Janeiro. A partir da década de 1930, São Paulo, via USP, teria disputado exitosamente com a capital a escrita de uma narrativa nacional. Hoje, a democratização de nossa produção historiográfica estaria alterando esse quadro e enfrentando novos desafios voltados para as relações entre o regional, o nacional e o internacional.

Palavras-chave: D. João VI. Brasil. Historiografia.

Downloads 563  563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Cultura, natureza e história na invenção alencariana de uma identidade da nação brasileira Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BORGES, Valdeci R.

Este artigo aborda, primeiramente, as relações estabelecidas entre cultura, natureza, sociedade, história e literatura no ensaio crítico Benção paterna, de José de Alencar, no qual se expressa a preocupação com a edificação de uma literatura brasileira, com "cor local" e uma identidade nacional. Em seguida, focam-se as descrições da natureza fluminense no romance Sonhos d’ouro, observando as formas culturais de interação dos indivíduos com os aspectos físico-naturais e as apreciações sobre eles inseridas num processo de produção de um imaginário formador de uma identidade da nação e da cidade, no qual se põem em relevo suas singularidades, belezas e monumentalidade.

Palavras-chave: Cultura e natureza. História e literatura. Imaginário e identidade nacional. José de Alencar.

Downloads 462  462  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Renato Gil G.

A educação é hoje unanimemente considerada um dos principais veículos de socialização e de promoção do desenvolvimento individual. Inserindo-se num contexto histórico, social e cultural mais amplo, os sistemas educativos acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e que esta quer transmitir. É neste sentido que se pode falar, globalmente, de uma cultura, que se cria e preserva através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade e, especificamente, numa cultura escolar, isto é, num conjunto de aspectos, transversais, que caracterizam a escola como instituição.

Downloads 635  635  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Iberoamericana de Educación  Site http://www.rieoei.org/index.php
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Cultura e Política nos Quadrinhos de Henfil Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
PIRES, Maria da Conceição F.

O artigo apresenta uma incursão pelo universo discursivo dos polêmicos personagens "Fradins", criados pelo cartunista Henfil. A intenção é colocar em relevo a construção de uma crítica política e de costumes que colocou em xeque, por um lado, o cristianismo oficioso das elites políticas e religiosas e, por outro, os simulacros sociais. No caso em questão não se trata apenas da crítica à devoção, mas especificamente a devoção ao poder. Defendo a premissa de que por intermédio do grotesco e do fantástico, em conjunto com a ironia e a carnavalização, Henfil desmistificou as deidades políticas e religiosas, substituindo-as pela dúvida e colocando-as lado a lado com o ridículo. Deste modo, o humor henfiliano representou um esforço de resistência, ao mesmo tempo em que contribuiu para a luta política contra a ditadura militar.

Palavras-chave: Humor. Política. Ditadura.

Downloads 579  579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História - UNESP   Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-9074&lng=en&nrm=iso
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