Categoria: História Artigos |
Ditadura militar e resistência legal: as memórias de Mércia Albuquerque através do seu diário (1973)  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
SILVA, Angela Moreira Domingues da
O presente artigo tem como objetivo analisar o diário da advogada de presos políticos durante a ditadura militar, Mércia Albuquerque, no ano de 1973, à luz do debate sobre a memória e seus usos. Acrescenta-se a isso, a possibilidade de analisar a atuação da Justiça Militar através de um enfoque diferenciado dos tradicionais estudos sobre o tribunal militar, uma vez que, através do registro de Mércia, pode-se ter acesso a relatos sobre a estrutura do foro castrense, além dos atores que o compõem, que não estão presentes na produção documental própria do tribunal militar em sua dinâmica processual.
Palavras-chave: Ditadura Militar. Memórias. Tribunal Militar.
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1449 0 bytes Revista Mosaico - FGV http://cpdoc.fgv.br/mosaico/ |
Categoria: História Artigos |
Dimensão utópica nas representações sobre o ensino de história: memória de professores  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
ALMEIDA NETO, Antonio S. de
Esse artigo trata das representações de professores de História acerca da dimensão utópica em sua disciplina, ou seja, a maneira como representam certa concepção prospectiva ao lecionarem uma disciplina escolar que lida com o passado. Consideramos que a educação tem como pressuposto uma visão projetiva, uma vez que supõe uma perspectiva de homem, sociedade e mundo no ato educativo, e o ensino de História, mais especificamente, por ser uma disciplina que lida com as transformações temporais e com temas eminentemente políticos e sociais, inserindo o homem neste processo. Situamos a discussão atual acerca do tema no ensino de História, inserido no debate da crise da modernidade e postulados pós modernistas, a oscilar entre uma postura de pensar a disciplina como inexorável instrumento de transformação sócio-política ou vã ilusão prospectiva. Visando uma melhor compreensão da questão proposta, valemo-nos da análise de relatos orais obtidos através de entrevistas com professores da disciplina, que lecionaram nos anos de 1960/70 e 1980/90, tendo por perspectiva a teoria crítica das representações de Henri Lefebvre e o debate sobre memória e história oral.
Palavras-chave: Ensino de História. Utopia. Representação. Memória. História oral.
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655 0 bytes Educação & Sociedade - Unicamp http://www.cedes.unicamp.br/ |
Categoria: História Artigos |
Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as ideias dos estudantes sobre ...  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
ASHBY, Rosalyn Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.
Palavras-chave: Educação histórica. Afirmações históricas. Fontes históricas. Evidências. Validade.
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581 0 bytes Educar em Revista - UFPR http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar |
Categoria: História Artigos |
Da senzala ao cortiço: história e literatura em Aluísio Azevedo e João Ubaldo Ribeiro  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
DALCASTAGNÈ, Regina
O artigo analisa dois romances brasileiros de épocas diferentes — O cortiço, de Aluísio Azevedo, lançado em 1890, e Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, de 1984. Apesar das muitas diferenças que os separam, ambos narram o processo de formação das elites brasileiras, revelando a violência nele envolvida. O naturalismo de Azevedo e o tom paródico de Ribeiro estabelecem, cada um a seu modo, um instigante diálogo com a história brasileira.
Palavras-chave: Literatura e história. Violência. Elites.
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607 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
Cultura, natureza e história na invenção alencariana de uma identidade da nação brasileira  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
BORGES, Valdeci R.
Este artigo aborda, primeiramente, as relações estabelecidas entre cultura, natureza, sociedade, história e literatura no ensaio crítico Benção paterna, de José de Alencar, no qual se expressa a preocupação com a edificação de uma literatura brasileira, com "cor local" e uma identidade nacional. Em seguida, focam-se as descrições da natureza fluminense no romance Sonhos d’ouro, observando as formas culturais de interação dos indivíduos com os aspectos físico-naturais e as apreciações sobre eles inseridas num processo de produção de um imaginário formador de uma identidade da nação e da cidade, no qual se põem em relevo suas singularidades, belezas e monumentalidade.
Palavras-chave: Cultura e natureza. História e literatura. Imaginário e identidade nacional. José de Alencar.
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566 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Renato Gil G.
A educação é hoje unanimemente considerada um dos principais veículos de socialização e de promoção do desenvolvimento individual. Inserindo-se num contexto histórico, social e cultural mais amplo, os sistemas educativos acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e que esta quer transmitir. É neste sentido que se pode falar, globalmente, de uma cultura, que se cria e preserva através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade e, especificamente, numa cultura escolar, isto é, num conjunto de aspectos, transversais, que caracterizam a escola como instituição.
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748 0 bytes Revista Iberoamericana de Educación http://www.rieoei.org/index.php |
Categoria: História Artigos |
Cultura e Política nos Quadrinhos de Henfil  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
PIRES, Maria da Conceição F.
O artigo apresenta uma incursão pelo universo discursivo dos polêmicos personagens "Fradins", criados pelo cartunista Henfil. A intenção é colocar em relevo a construção de uma crítica política e de costumes que colocou em xeque, por um lado, o cristianismo oficioso das elites políticas e religiosas e, por outro, os simulacros sociais. No caso em questão não se trata apenas da crítica à devoção, mas especificamente a devoção ao poder. Defendo a premissa de que por intermédio do grotesco e do fantástico, em conjunto com a ironia e a carnavalização, Henfil desmistificou as deidades políticas e religiosas, substituindo-as pela dúvida e colocando-as lado a lado com o ridículo. Deste modo, o humor henfiliano representou um esforço de resistência, ao mesmo tempo em que contribuiu para a luta política contra a ditadura militar.
Palavras-chave: Humor. Política. Ditadura.
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727 0 bytes História - UNESP http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-9074&lng=en&nrm=iso |
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