Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensino primário franquista: os livros escolares como instrumento de doutrinação infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CAPELATO, Maria Helena R.

O regime franquista, sobretudo nas primeiras décadas, exerceu amplo controle sobre a educação, que ficou sob a responsabilidade dos nacionalistas católicos. Produziram-se inúmeros livros escolares infantis orientados por forte sentido patriótico e religioso. Os autores tinham como objetivo moldar as consciências mirins com base nos pressupostos básicos da mentalidade que dava sustentação ao regime: autoridade, hierarquia, ordem, obediência, temor e devoção a Deus e ao Chefe Francisco Franco. Este texto analisa o conteúdo dos livros destinados ao ensino primário, mostrando como eles foram instrumentos importantes de doutrinação infantil, marcada pela intolerância. O conteúdo e as imagens neles presentes contribuíram para construir uma identidade nacional excludente, a qual estimulava o heroísmo, o martírio, o sacrifício infantil e o ódio aos inimigos da religião e da "Madre España".

Palavras-chave: Regime franquista. Mediadores educacionais. Literatura pedagógica. Identidade nacional.

Downloads 448  448  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensino de História, memória e história local Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BARROS, Carlos Henrique F. de

Este artigo dará continuidade ao projeto de produção científica sobre o ensino de história e sua valorização da memória para a compreensão da história local.
A escolha desse tema está baseada em um trabalho sobre Memória e história local elaborado durante a disciplina “História Regional”.
Para isso irá utilizar a contribuição de autores preocupados com uma maior compreensão sobre a importância do ensino da história local e o resgate de sua identidade histórica e social.
A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos.

Palavras-chave: Cotidiano. Ensino. História. Localidade. Memória.

Downloads 9013  9013  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de História - UEG  Site http://www.prp.ueg.br/revista/index.php/revistahistoria
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensino de História nas Instituições de Ensino Superior Baianas: um relato Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
FERREIRA, Carlos A.; Et. Al.

Esta investigação situa-se no espaço educação-história, território de fronteira, no qual se constituem se produzem e se reproduzem o ensino e a aprendizagem em História como campo de pesquisa científica e disciplina escolar. Nesse sentido, este artigo visa apresentar as análises de dados referentes aos TCC’s, Dissertações e Teses de diversas Instituições de Ensino Superior da Bahia, escritas no período de 1993-2007. Ao propormos esse estudo, queremos não só compreender essa produção como também avaliar seus avanços e seus impactos, contribuindo para a formação teórica e epistemológica de professores e pesquisadores de história e áreas afins.

Palavras-chave: Ensino de História. Instituições. Fontes. Arquivos.

Downloads 486  486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=14&impressao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensinar História no Século XXI: Dilemas Curriculares Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CIAMPIL, Helenice

O artigo focaliza as matrizes curriculares na contemporaneidade, identifica a tradição francesa e americana e seu lugar na organização curricular brasileira.

Palavras-chave: Currículo. Competências. Conhecimento escolar.

Downloads 627  627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=14&impressao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensino de História e Novas Tecnologias Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
SILVA, Marcos

A partir da constatação da gradual inclusão digital das diversas classes sociais no Brasil, o artigo demonstra como a nova situação cognitiva dos estudantes exige dos docentes uma nova postura pedagógica. Em seguida faz o inventário das principais possibilidades de utilização didática dos recursos fornecidos pela telemática, especialmente para os professores de história.

Palavras-chave: Inclusão Digital. Geração Net. Ciberespaço. Ensino de História. Ferramentas Instrucionais.

Downloads 1883  1883  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABEH  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Em busca da caixa mágica: o Estado Novo e a televisão Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BUSETTO, Áureo

A análise histórica sobre a Exposição de Televisão (Rio de Janeiro, 1939), evento promovido pelo Estado Novo em parceria com o Terceiro Reich alemão, permite trazer, além de dados sobre a história da TV no Brasil, elementos de compreensão sobre as primeiras relações entre poder político e esse meio de comunicação no país. Pois, a demonstração pública da TV aos brasileiros foi utilizada como peça de propaganda do Estado Novo, servindo-lhe para reforçar a sua propalada superioridade sobre outras formas de governo, legitimar o regime entre os vários segmentos sociais e compor o rol de argumentações favoráveis ao alinhamento Brasil-Alemanha. Ademais, o artigo pretende jogar novas luzes sobre as pretensões da ditadura varguista com relação à propaganda política e sobre a ação da imprensa frente ao controle estadonovista no período anterior ao funcionamento do DIP.

Palavras-chave: Televisão. Estado Novo. Propaganda política.

Downloads 457  457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Educação Histórica e Patrimônio: Experiências de Educação Patrimonial na Ilha do Mel Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro C. do

A proposta deste artigo é apresentar experiências de educação patrimonial na Ilha do Mel – Paranaguá/PR desenvolvidas no primeiro semestre de 2012, com alunos do 6º ano do Colégio Estadual Lucy Requião de Mello e Silva. Neste contexto, a Educação Histórica surge como um corpo teórico e metodológico que orienta tais investigações e possibilita a utilização do patrimônio como recurso para as aulas de História. Partindo das teorias de Jörn Rüsen, Jacques Lee Goff, Peter Lee e Isabel Barca este trabalho busca investigar a relação que a educação patrimonial tem com a Educação Histórica e apresentar as experiências da pesquisa empírica. Tal investigação revela que o patrimônio, quando enquadrado na perspectiva da Educação Histórica, contribui para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos.

Palavras-chave: Consciência Histórica. Narrativa Histórica. Aula Oficina.

Downloads 3376  3376  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://www.abeh.org/trabalhosixenpeh/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Do estrangeiro antipático e avarento, ao velhinho simpático e veterano de guerra Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
FAGUNDES, Luciana Pessanha

Esta apresentação tem como objetivo analisar as construções memoriais realizadas em torno da figura do Conde d’Eu, a partir de três momentos específicos. O primeiro deles acompanha a trajetória desse personagem no Brasil Imperial ressaltando as características negativas que lhe eram atribuídas. Já o segundo, analisa o retorno do Conde ao Brasil, em janeiro de 1921, quando é recebido com muitas simpatias e glórias. Enfim, o terceiro momento tem como alvo as biografias publicadas sobre o Conde na década de 1930, onde é perceptível uma construção memorial bem diferente daquela apresentada apenas uma década atrás.

Palavras-chave: Conde d'Eu. Memória. Construção. Biografia.

Downloads 1023  1023  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ditadura militar e resistência legal: as memórias de Mércia Albuquerque através do seu diário (1973) Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
SILVA, Angela Moreira Domingues da

O presente artigo tem como objetivo analisar o diário da advogada de presos políticos durante a ditadura militar, Mércia Albuquerque, no ano de 1973, à luz do debate sobre a memória e seus usos. Acrescenta-se a isso, a possibilidade de analisar a atuação da Justiça Militar através de um enfoque diferenciado dos tradicionais estudos sobre o tribunal militar, uma vez que, através do registro de Mércia, pode-se ter acesso a relatos sobre a estrutura do foro castrense, além dos atores que o compõem, que não estão presentes na produção documental própria do tribunal militar em sua dinâmica processual.

Palavras-chave: Ditadura Militar. Memórias. Tribunal Militar.

Downloads 1252  1252  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Dimensão utópica nas representações sobre o ensino de história: memória de professores Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
ALMEIDA NETO, Antonio S. de

Esse artigo trata das representações de professores de História acerca da dimensão utópica em sua disciplina, ou seja, a maneira como representam certa concepção prospectiva ao lecionarem uma disciplina escolar que lida com o passado. Consideramos que a educação tem como pressuposto uma visão projetiva, uma vez que supõe uma perspectiva de homem, sociedade e mundo no ato educativo, e o ensino de História, mais especificamente, por ser uma disciplina que lida com as transformações temporais e com temas eminentemente políticos e sociais, inserindo o homem neste processo. Situamos a discussão atual acerca do tema no ensino de História, inserido no debate da crise da modernidade e postulados pós modernistas, a oscilar entre uma postura de pensar a disciplina como inexorável instrumento de transformação sócio-política ou vã ilusão prospectiva. Visando uma melhor compreensão da questão proposta, valemo-nos da análise de relatos orais obtidos através de entrevistas com professores da disciplina, que lecionaram nos anos de 1960/70 e 1980/90, tendo por perspectiva a teoria crítica das representações de Henri Lefebvre e o debate sobre memória e história oral.

Palavras-chave: Ensino de História. Utopia. Representação. Memória. História oral.

Downloads 516  516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação & Sociedade - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 20 »